O efeito hipnotizante das sitcoms
Não consigo imaginar nada melhor e mais reconfortante do que ver um episódio de uma série que já vi tantas vezes que preciso de mais dedos nas mãos para contar e cujo plot já sei de cor e salteado. Uma descrição destas faz parecer que sou doida, mas estou a referir-me a episódios de uma sitcom. Agora já não pareço tão doida porque acredito que seja um sentimento que muitos mais partilham comigo, certo?
Friends, How I Met Your Mother, Brooklyn 99, The Office, Modern Family, The Big Bang Theory, New Girl, Two Broke Girls, The Good Place, That 70’s Show, entre muitas e muitas outras são exemplos das melhores e mais famosas sitcoms existentes. Todos estes títulos são-nos familiares, no entanto, é de destacar Friends, já que é incontestavelmente a série de comédia mais famosa de todos os tempos. Agora se é a melhor, fica ao critério de cada um… Na minha humilde opinião, se alguém nunca ouviu falar deste clássico dos anos 90, não está a acompanhar corretamente a cinematografia internacional.
Mas então porque é que uma série que já vimos tantas e tantas vezes não nos consegue aborrecer?
Existem alguns fatores que contribuem para o binge-watching destes programas e pretendo apresentar alguns para dar a entender o efeito hipnotizante que nos provocam.
A familiaridade
Por serem séries que envolvem sempre as mesmas personagens, o mesmo local, tempo de ação e temáticas, a previsibilidade dos acontecimentos e da história dá um conforto e um sentimento de familiaridade à audiência. Este sentimento, não só provoca o tal sentimento de familiaridade, como também conforto ao espectador por saber que o enredo não sairá muito fora do expectável.
O humor como chave
Muitos podem achar este humor cliché ou básico, mas a verdade é que é exatamente isso que o torna único e agradável de ver. Como já ouvimos dizer bastante vezes: “rir é o melhor remédio” e assistir a uma sitcom é como se recebêssemos uma dose dupla a cada episódio.
Escape da Realidade
Como foi mencionado no tópico anterior, a leveza destas sitcoms ajudam-nos a lidar com as dificuldades e os stresses dos nossos dias, muitas vezes caóticos. Surgem como um escape e permitem-nos relaxar e desfrutar de um programa que não pede muito de nós, permitindo-nos abstrair durante 20 a 30 minutos das nossas preocupações.
Os temas próximos do coração
Além do humor, existem outros temas que unem estas séries, como por exemplo o romance e a amizade. Estas duas temáticas são constantes nas nossas vidas e no nosso dia a dia, logo, à medida que observamos personagens estabelecendo essas relações, lidando com desafios e evoluindo como pessoas, é inevitável que encontremos semelhanças entre as nossas próprias vivências.
Estas são algumas das razões que nos fazem adorar, sentir e ver vezes sem conta uma simples série que nos faz tirar o riso depois de um dia mau. São por estas razões que acabar uma sitcom nos deixa um ligeiro vazio no nosso coração, já que sentimos as vivências, dores, alegrias e tristezas daquelas personagens que se tornaram tão queridas e próximas de nós, como se fossem da nossa família, durante longas temporadas. Por fim, são por estas razões que ainda hoje, depois de 20 anos desde o final da série, discutimos se o Ross e a Rachel estavam efetivamente numa break ou não, com quem é que a Robin devia ter ficado, ou se The Office originou os melhores memes e trends no Tiktok.
Fonte da capa: TecMundo
Artigo revisto por Carolina Ferreira
AUTORIA
A Marta acredita que os mundos da música e cinema e televisão são algo que não pode faltar no seu dia a dia e, por isso mesmo, decidiu juntar-se à ESCS Magazine de modo a partilhar isso com a comunidade. Frequenta o segundo ano da licenciatura em jornalismo e procura um dia poder conciliar o seu gosto e curiosidade pela cultura com uma profissão que lhe preencha.