Artes Visuais e Performativas

O Periélio na ESCS

Para quem não sabe, entre os dias 24 de Fevereiro e 6 de Março, esteve na Escola Superior de Comunicação Social a exposição do Periélio – o sonho de Ícaro de toda a humanidade. Mas, com um nome tão estranho, que exposição será esta?

O Periélio é um blogue de literatura que conta com nove escritores e do qual eu faço parte. Todas as semanas damos asas à nossa imaginação e fazemos com que nasçam histórias mais ou menos bonitas, mas sempre ao nosso estilo. Por comemorarmos um ano de existência, achámos por bem mostrar uma pequenina amostra dos nossos mais de 365 textos.

Untitled

O nome do blogue é também explicado na primeira moldura da exposição: Ícaro tinha o sonho de chegar ao Sol. Cada um de nós procura também o seu sol, independentemente de qual seja. Em astrologia, e Periélio é o ponto de uma órbita de um corpo que se encontra mais próximo do sol. Assim, o Periélio é não só o sonho de Ícaro mas também o nosso enquanto projecto e o de toda a humanidade.

Além da presença de um texto de cada autor, foi também possível ver algumas das ilustrações de que dispõe o blogue, feitas por um dos escritores, Ernesto Dias, que alia assim o seu gosto pelas palavras ao seu jeito para transformar um texto num bonito desenho. Dentro das ilustrações, era possível ver igualmente alguns poemas gráficos, como a “Arma de Papel”, do autor Hélio Freixo (também aluno da ESCS), cujas palavras se encaixam sob a forma de uma pistola e conferem uma nova dinâmica a quem lê.

2

Não deixem de visitar: https://perielio.wordpress.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *