Música

Playlists que te acompanham em todos os momentos

Podia começar por dizer que este artigo é patrocinado pelo Spotify, porque todas as playlists que vos trago são de lá. E, sim, apesar dos inúmeros anúncios que todos já decorámos – “Podias estar a ouvir rádio, bla bla bla, podias estar a ouvir um cartuxo se soubesses o que isso era, mas estás a ouvir Spotify. Por isso, obrigada” – as playlists são realmente boas e a variedade é imensa. E, desculpem, tinha de vos relembrar daquele anúncio fantástico que já sei de cor e salteado.

No artigo deste mês, trago-vos playlists para cada momento ou altura do dia. Porque, se são como eu, a música tem de estar sempre presente em todos os momentos. E, mesmo quando não a estou a apreciar, preciso dela como uma espécie de companhia, para criar um mood.

Viagem de transportes públicos:

Tinha de começar com este momento do dia, pois é talvez onde passo mais tempo e onde ouço mais música.

Quando ando nos transportes públicos de manhã, prefiro sempre algo mais calmo e relaxante, como a playlist Fresh & Chill  ou a Morning Motivation.

No entanto, quando vou a caminho de casa, já na parte da tarde, prefiro algo mais específico, como a playlist de Are & Be ou o This is de algum cantor de que esteja a gostar no momento.

Limpar a casa:

Todas as sextas limpo o meu quarto e é óbvio que, para ter motivação e para tornar aquela horinha mais fácil, a música é a melhor alternativa. Para este momento, recorro sempre a playlists mais animadas que me fazem querer dançar e não parar. Como, por exemplo, a Funk Brasileiro ou a Cleaning Kit. E, sim, como podem ver, existe no Spotify playlists para tudo e mais alguma coisa.

Fazer exercício:

Não consigo imaginar como é que seria fazer exercício sem música. Só de pensar nisso, deixa-me logo sem vontade de levantar do sofá. E posso falar por experiência própria, porque exercitar com música e exercitar sem música é totalmente diferente. A motivação é completamente outra.

Como não sou assinante do Spotify premium, quando vou correr costumo montar a minha playlist com as músicas das quais gosto mais. No entanto, vou sugerir-te duas playlists que me pareceram muito boas: uma para correr e outra para fazer exercícios em casa. Uma delas, para exercício, chama-se mesmo Treino em Casa e a outra, para correr, chama-se Projeto Verão.

Estudo intensivo:

Música e estudo parecem uma combinação estranha, porque associamos a música a uma distração. No entanto, existem playlists só com instrumental e as famosas Lo-Fi beats. Aqui aconselho-te a Intense Study, a Chill Lofi Study Beats, a Peaceful Piano e a Lo-Fi beats. Eu sei que foram muitas, mas se fores à secção de Concentração, no Spotify, encontras imensas opções e por isso é que ficou tão difícil escolher apenas duas.

Dançar:

Por último, para este momento que é tão importante e que nos faz tão bem, trago-vos playlists para dançarem em frente ao espelho, com os amigos, com a família ou com quem quiserem. Dançar ajuda a descomprimir, antes de começar o dia ou até depois de um dia stressante. As playlists que vos trago são a Confidence Boost, a Happy Beats e a Dance Classics.

Estas são apenas algumas das playlists que ouço. Mas admito que na próxima semana esta lista já pode estar completamente diferente. Se nenhuma destas playlists te agradou, não tem problema. Podes sempre procurar mais no Spotify. Eles têm playlists para tudo aquilo de que precisares e para todos os estilos.

Imagem de capa: Fotografia de Siddharth Bhogra retirada do Unsplash

Artigo revisto por Miguel Tomás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *