Moda e Lifestyle

Principais Tendências Primavera-Verão 2021

Com o final de outubro, vem o final das semanas da moda em que as marcas apresentam as suas propostas para a primavera e verão seguintes. É verdade que até lá chegarmos ainda temos muitos cardigans lindos e camisolas quentinhas para usar, mas, nos tempos tão peculiares que correm, não faz mal alimentar a nossa esperança por dias melhores, dando uma olhadela no que podemos esperar da próxima estação quente (ou será antes o que a próxima estação quente pode esperar de nós?).

Go Big or Go Home

É o que se costuma dizer, não é? Na próxima estação, os ombros querem-se imponentes. Já andavam a apalpar terreno há algum tempo, mas agora vieram em força. Através dos enchumaços ou dos tecidos volumosos, os ombros voltam a ser favorecidos como nos bons velhos tempos e não vão passar despercebidos nem aos olhares menos atentos. Vai ser difícil não fazer a catwalk enquanto usamos uma peça destas. Can you feel the power?

Legenda: Luís Carvalho
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Rick Owens
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Balmain
Fonte: Vogue.pt

I see people… everywhere

Está bem, se calhar não vemos tantas pessoas como antes, mas, mesmo que vejamos, há uma coisa que é certa: vemos menos das pessoas. Certo? Errado. Na próxima estação, vamos ver mais. As transparências vieram para dar um ar descontraído e sedutor às nossas roupas. E, quando na rua não virmos nenhum tecido transparente a passar suavemente por nós, basta olhar em redor, porque é certo que vai haver alguma peça rendada ou bordada para compensar os centímetros de pele que as máscaras tapam.

Legenda: Valentino
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Chanel
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Fendi
Fonte:Vogue.pt

Shine Bright Like a Diamond

As passarelas tiveram ainda mais brilho nestas semanas da moda. Os tecidos brilhantes vão usar-se muito, mas os designers preferem as lantejoulas. O tamanho e a forma não importam. Grandes, pequenas, redondas, quadradas… O que interessa é que brilhem. Brilhem muito! Do prateado ao dourado, passando pelo holográfico e por todas as cores, esta tendência veio para dar nas vistas e ofuscar o trânsito. Quando a primavera chegar, temos a missão de levar o brilho dos desfiles para as ruas e, para isso, ficam aqui as melhores peças. Não me responsabilizo se de seguida tiverem uma vontade incontrolável de comprar “só um” vestido de lantejoulas. Afinal… a passagem de ano já não está longe e se há coisa que é para fazer com estilo é sair deste ano!

Legenda: Balmais
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Isabel Marant
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Louis Vuitton
Fonte:Vogue.pt

Smooth, but not Criminal

Bem legítimas, até. Os desfiles trouxeram-nos as sedas, o cetim e os acetinados que prometem vir dar aquela graciosidade aos nossos outfits de verão. As peles também apareceram com muita frequência nos desfiles, mas o destaque é sem dúvida para estes materiais de todas as cores e opacidades que vêm prolongar a suavidade iniciada pelos tecidos transparentes. Se se juntam na mesma peça, o resultado é… delicioso. Foram feitos um para o outro…

Legenda: Sportmax
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Miu Miu
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Behen
Fonte:Vogue.pt

É um biquíni pequenino, às florinhas amarelas…

Ou às risquinhas amarelas… Também servia, neste caso. Quando o frio e a chuva passarem, os designers querem animar os nossos looks com padrões. Os florais chegam com a primavera e as riscas também. Mas, para não roubar o protagonismo à linha do horizonte que delimita o que os nossos olhos conseguem ver do mar, as riscas para a próxima estação querem-se verticais. O tie dye vai fazer companhia aos quadrados durante mais uma temporada e no meio de tudo isto há algo que começa a surgir das areias do deserto, para ver se estamos dispostos a retribuir-lhe todo o amor que tem para nos dar… Sim, estou a falar dos padrões do médio oriente.

Legenda: Carolina Sobral
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Dior
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Acne Studios
Fonte:Vogue.pt
Legenda: Nuno Baltazar
 Fonte: Vogue.pt

Honey, honey

Ninguém consegue resistir à doçura de um rosa, verde, azul, lilás claro ou pastel, pois não? Aquela frescura que trazem misturada numa elegância descontraída é arrebatadora… A fazer-lhes companhia, estarão os tons neutros (nem podia ser de outra forma). Mas, se são da team cores elétricas, não desesperem. Elas também estiveram nas passarelas para o próximo verão, mas vão ser aquele amigo que só aparece às vezes…

Legenda: João Magalhães
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Alberta Ferretti
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Carolina Sobral
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Elisabetta Franchi
 Fonte: Vogue.pt
Legenda: Max Mara
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Chloé
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Jacquemus
Fonte: Vogue.pt

Corona, Who?

Em plena pandemia, os criadores nacionais e internacionais não querem mesmo que apanhemos COVID-19 e, por isso, apresentaram nas suas coleções máscaras de todos os tipos: das mais pequenas às maiores… bem maiores! Se estas proteções faciais excêntricas não nos protegerem do vírus, então só a vacina nos pode salvar.

Legenda: Kenzo
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Rick Owens
Fonte: Vogue.pt
Legenda: Kolovrat
Fonte: Vogue.pt

Agora que já vimos na bola de cristal o que o futuro nos reserva, podemos descansar no conforto das nossas roupas de inverno enquanto acumulamos energia para todas as oportunidades que, esperançosamente, vamos ter de usar os nossos melhores outfits. Ain’t nothing gonna break my stride

Artigo escrito por Petra Namora

Artigo revisto por Ana Roquete

Fonte da foto de capa: Vogue.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *