PSD e CDS unem-se contra o novo Governo

O Partido Social Democrata (PSD) e o Centro Democrático Socialista (CDS) vão unir esforços para combater o novo governo, formado pelo Partido Socialista (PS), e vão apresentar uma moção de rejeição ao programa do governo já nesta quinta-feira.

12305920_985978674782041_1275852808_n

Amanhã o dia é recheado em São Bento. Na ordem do dia vai estar a discussão do programa do governo socialista e, também, a moção de rejeição levada a cabo pelos partidos da ala à direita, PSD e CDS.

A decisão foi tomada hoje, numa reunião que durou três horas. Paulo Portas, líder do CDS, já tinha decidido avançar também com uma moção de rejeição ao governo liderado por António Costa, mas hoje ficou acordado que ambos os partidos se iam unir no Parlamento para, juntos, apresentarem a moção e mostrarem que estão contra o atual governo.

Se por um lado o chumbo desta moção pela maioria de esquerda, que já foi anunciado, mostra unidade entre os vários partidos virados à esquerda, a não apresentação desta moção permitiria posteriormente ao primeiro-ministro, António Costa, dizer que PSD e CDS tinham deixado passar o executivo, lembrou, no domingo, o comentador e ex-líder social-democrata Luís Marques Mendes. Esta ideia foi também hoje reforçada pela coligação de direita.

Os dois partidos têm defendido que este é um governo “politicamente ilegítimo” e consideram o programa socialista “de alto risco para o país”, fazendo todo o sentido esta moção de rejeição, que, mesmo chumbada na Assembleia, vai deixar registada para o futuro a posição de ambos os partidos.

O programa do governo socialista vai ser discutido amanhã na Assembleia da República, discussão que se prolongará até quinta-feira, dia em que será votado e, ao que tudo indica, aprovado pela maioria de esquerda, formada pelo PS, Bloco de Esquerda e PCP. No final do debate, as duas bancadas à direita vão apresentar a moção de rejeição em conjunto.

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *