Queer Christmas – Cinco Filmes de Natal com Representatividade Queer
Sendo o Natal um feriado originado com base na religião, torna-se vagamente compreensível o facto de existirem, por enquanto, tão poucas obras cinematográficas que retratem a comemoração desta época festiva por parte de pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Não há como negar que, de facto, a representatividade queer ainda é escassa quando o tema são filmes natalícios, mas tal não devia acontecer – sobretudo num mundo que está cada vez mais exposto à diversidade e à mudança.
Por essa razão, decidi reunir neste artigo cinco filmes de Natal que possuem uma boa dose de representatividade queer.
Season of Love (2019)
Season of Love retrata um grupo de mulheres queer que navegam entre aventuras de amor e de amizade durante a época natalícia . Trata-se de uma comédia romântica que centra a vida das protagonistas de uma forma que raramente vemos – uma forma que não permite que a lente da heteronormatividade desfoque os bonitos laços românticos presentes nos relacionamentos homoafetivos.
Carol (2015)
Carol é uma longa-metragem baseada no romance de 1952 de Patricia Highsmith, The Price of Salt. O filme conta a história de um amor proibido entre uma jovem fotógrafa e uma mulher que está a atravessar um processo complicado de divórcio. Ambas as atrizes que protagonizaram a obra, Cate Blanchett e Rooney Mara, receberam indicações ao Oscar pelas suas prestações brilhantes no filme natalício.
Single All The Way (2021)
Single All The Way mostra-nos claramente que as coisas nem sempre acontecem conforme planeado: Peter, na tentativa de evitar o julgamento da sua família sobre a sua “solteirice perpétua”, decide convencer o seu melhor amigo, Nick, a juntar-se a ele e aos seus parentes na noite de Natal. Aquilo que Peter não sabe é que a sua mãe decidiu convidar James, o seu treinador, para a ceia, com o intuito de fazer o seu filho conhecê-lo e, quiçá, dar uma nova chance ao amor.
Happiest Season (2020)
Happiest Season conta-nos a história de uma mulher que decide levar a sua namorada para passar o Natal com a sua família pela primeira vez. O drama da longa-metragem instala-se no momento em que se descobre que a família conservadora da protagonista não faz a mínima ideia de que ela é queer e de que a sua “amiga” é, na verdade, a sua namorada.
Christmas at the Ranch (2021)
Christmas at the Ranch é um filme bastante divertido, com uma pequena dose de clichê à mistura. No momento em que Haley Hollis retorna ao rancho da sua família para tentar impedir que o mesmo feche, acaba por se deparar com uma mulher que nunca antes vira: Kate. Toda a trama é, então, desenvolvida em torno dos sentimentos românticos que acabam por aflorar entre ambas de forma inesperada.
Fonte da capa: Wallpaper Flare
Artigo revisto por Liliana Braz
AUTORIA
A Carolina tem dezenove anos e está atualmente a tirar uma licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – uma das suas grandes paixões. Outra das suas paixões é a escrita, a sua forma de arte preferida. Desde os doze anos escreve sobretudo ficção, mas gosta de explorar diversos géneros que a permitam “brincar” com as palavras. Partilhar aquilo que escreve sempre foi um grande desafio, mas ao decidir construir uma carreira na área da comunicação, decidiu que a timidez não podia continuar a representar uma barreira no seu caminho. Os seus tempos livres são ocupados com leitura e nada a cativa mais do que a literatura clássica, em especial os romances de Jane Austen e das irmãs Brontë. Ao escrever para a ESCS Magazine, a Carolina sente que tem a liberdade de unir a sua paixão pela escrita com a sua admiração pelo cinema.