Música

SENSOREAL – O primeiro álbum de Rita Vian

Após ter editado, em 2021, o EP CAOS’A e ter conquistado o público e os palcos, Rita Vian apresenta-nos o seu primeiro álbum: SENSOREAL, um processo de (re)descoberta e afirmação.

SENSOREAL nasce de uma grande vontade da cantora portuguesa de criar a sua identidade pessoal de uma forma mais vincada.  

É neste primeiro longa-duração, gravado nos estúdios Namouche, em Lisboa, que a artista, segundo a agência de música e comunicação Arruada, explora várias dimensões como composição, escrita, produção e imagem”.

Fonte: Arruada

Tentar Sempre foi a primeira canção composta (durante uma viagem de carro com as amigas a Tomar) e, curiosamente, a última das 12 canções do alinhamento deste disco. Surgiu dedicada a uma pessoa, mas também ao facto de a artista “tentar sempre” alcançar os seus objetivos. 

O primeiro single lançado foi Animais, onde a artista fala do que faz com a sua música. Rita Vian transforma os acontecimentos do seu quotidiano, que a apoquentam, em algo bom, o que, de certo modo, a ajuda a treinar a sua capacidade de se perceber e de se conhecer melhor.

Rita tem muito presente nas suas músicas as influências de eletrónica, música urbana – sendo este primeiro álbum muito marcado pelo hip hop devido à constante spoken word ao longo do mesmo – e a tradição portuguesa, trazendo sempre o Fado na voz. Por detrás dos arranjos eletrónicos de Deixa-me está uma canção popular e tradicional.

Ouvir este álbum do início ao fim é como se estivéssemos a ouvir um audiobook de poesia. Canta-se sobre os mais diversos sentimentos e temas, com um dos seus principais focos na saúde mental, apelando à normalização deste tema tão importante. Podemos ouvir precisamente isso na faixa seis, Cuido de Mim – o último single lançado antes da estreia do álbum.

Neste disco colaboram com a artista nomes conhecidos, tais como Conan Osíris (Tiago Miranda) e João Maia Ferreira (também conhecido pelo seu antigo nome artístico, Benji Price).

SENSOREAL já está disponível em todas as plataformas digitais e em vinil. O concerto de apresentação é dia 7 de dezembro no Lux Frágil, em Lisboa, e os bilhetes já estão disponíveis.

Fonte da capa: Comunidade Cultura e Arte

Artigo revisto por Beatriz Mendonça

AUTORIA

+ artigos

Beatriz não vive sem música e tem uma playlist para todas as ocasiões. O seu interesse concentra-se, principalmente, na música independente portuguesa, a qual tem vindo a explorar nos últimos anos e na qual encontra o seu refúgio. A tirar a licenciatura em Publicidade e Marketing espera vir a unir o gosto pela escrita e pela música a estas duas grandes áreas.