“The Honey Badger”: o piloto australiano que conquistou o coração de todos os fãs de Fórmula 1.
Natural de Perth, Austrália, Daniel Joseph Ricciardo desde pequeno mostrou o seu amor pelo desporto motorizado. A sua paixão começou com o motocross, mas foi nos karts que encontrou o seu destino.
Carreira
Aos nove anos, Ricciardo começou a sua carreira nos karts no Tiger Kart Club, participando em inúmeras corridas. Em 2005, competiu no Wester Australian Formula Ford, terminando em 8.º lugar no campeonato. No ano seguinte, competiu no campeonato asiático de Fórmula BMW, com a equipa Eurasia Motorsport.
Em 2007, juntou-se à RP Motorsport para competir na Fórmula Renault, competindo nos campeonatos europeus e italianos da categoria. Em 2008, continuou a sua carreira na Fórmula Renault, participando no campeonato da Europa Ocidental. O jovem australiano venceu o seu primeiro título europeu na Taça da Europa Ocidental e terminou em 2.º lugar na Eurocup.
Aos 18 anos, Ricciardo estreou-se na Fórmula 3 pela equipa SG Formula, em Nürburgring. No ano seguinte, disputou o Campeonato Britânico de Fórmula 3 com a Carlin Motorsport, e também se estreou no World Series by Renault 3.5, nas rondas do campeonato no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal. A 30 de outubro de 2009, com 20 anos, assinou com a Tech 1 Racing para a temporada de 2010 da Fórmula Renault 3.5.
Fórmula 1
A sua estreia ao volante na Fórmula 1 aconteceu em dezembro de 2009, durante um teste da Red Bull Racing no Circuito de Jerez. O seu talento único chamou a atenção do Team Principal, Christian Horner, tendo feito o melhor tempo com uma diferença de um segundo em relação aos outros pilotos. Ricciardo, juntamente com Brendon Hartley, foi escolhido para ser piloto de reserva e de testes para a Red Bull e para a Scuderia Toro Rosso.
No dia 11 de novembro de 2010, Daniel foi confirmado como o único piloto de teste de jovens pilotos da Red Bull no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, EAU. O jovem piloto mostrou mais uma vez o seu potencial, sendo 1.3 segundos mais rápido do que o campeão mundial da temporada, Sebastian Vettel. Alguns dias depois, Ricciardo foi confirmado como piloto de reserva da Scuderia Toro Rosso para a temporada seguinte.
A meio da época de 2011, Ricciardo foi contratado pela equipa Hispania Racing Team (HRT) para substituir Narain Karthikeyan nas restantes corridas do campeonato. Estreou-se no Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone. Em dezembro, foi confirmado como piloto da Scuderia Toro Rosso para a temporada de 2012, ao lado do piloto francês Jean-Éric Vergne.
Ricciardo foi a escolha da equipa Infiniti Red Bull Racing para fazer companhia ao tetracampeão mundial Sebastian Vettel.
A sua primeira vitória na Fórmula 1 não demorou muito a chegar, na 7.ª volta do campeonato, no Grande Prémio do Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve. Ricciardo tornou-se o quarto piloto australiano a vencer uma corrida, juntando-se a Jack Brabham, Alan Jones e Mark Webber. Esta vitória rompeu com o domínio da Mercedes, que até ao momento tinha vencido todas as corridas.
Podemos afirmar que foi na temporada de 2014 que começou o auge da carreira de Ricciardo. No total, alcançou oito pódios, com três vitórias e cinco bronzes, acumulando 238 pontos, terminando em 3.º lugar no campeonato, atrás dos dois pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
Após cinco anos na família Red Bull, Ricciardo fez uma mudança drástica. Disse adeus ao azul e vermelho e assinou pela equipa da Renault. Foram 2 anos de luta, que lhe trouxeram dois pódios, mas isso não foi suficiente para o australiano. Em 2021, voltou a mudar de equipa, desta vez para a McLaren. Agora como parceiro de Lando Norris, Ricciardo precisava de mostrar o seu talento para liderar esta dupla. Nesse ano, venceu o Grande prémio de Monza e relembrou aos fãs que “to anyone who thought I left, I never left”.
Porém, 2022 foi um ano difícil na McLaren, visto que o monolugar era pouco eficaz e que existia um favorecimento por parte da equipa. A meio da temporada, foi anunciado que Ricciardo não iria continuar com a equipa inglesa.
Sem uma equipa para competir em 2023, o piloto decidiu não competir na temporada, mas para não dizer adeus à Fórmula 1, voltou para a Red Bull como piloto de reserva.
Nos meados da temporada, Ricciardo foi escolhido para substituir Nyck DeVries na Alpha Tauri, porque o piloto não estava a corresponder às expectativas da equipa. Infelizmente, a sorte não estava do lado do australiano. No Grande Prémio dos Países Baixos, após um choque com Piastri, Ricciardo partiu o pulso e esteve de baixa durante quatro corridas, sendo substituído pelo piloto de reserva Liam Lawson.
Ricciardo renovou o contrato com a Alpha Tauri para 2024, agora com o nome RB F1 Team, sendo mais uma vez o 2.º favorito. No entanto, a 26 de setembro de 2024, foi anunciado que Ricciardo não iria competir mais esta época e seria substituído por Lawson no resto da temporada.
Daniel Ricciardo, o piloto que tornou a Fórmula 1, para muitos fãs, uma paixão e não apenas um desporto de carros a dar voltas, despediu-se com o mesmo sorriso que entrou. Um piloto cujo riso contagiante, humor e diversão ninguém irá esquecer.
Por enquanto, despedimo-nos de um grande piloto da história da Fórmula 1. Obrigado por tudo, Danny Ric. Agora é a tua vez de “Enjoy the Butterflies”.
Fonte da capa: Daily Nerd
Artigo revisto por Leonor Almeida
AUTORIA
A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.
Excelente artigo. Obrigado
Artigo muito interessante e bem redigido 👍