‘The Man’, a crítica a uma sociedade masculina privilegiada

Taylor Swift lança o tão aguardado vídeo da canção ‘The Man’, onde desabafa o quão mais fácil seria para ela se fosse um homem, pois não seria preciso esforçar-se tanto quanto faz atualmente e conseguiria obter tudo o que quisesse de uma forma muito mais facilitada.

 Fonte: “The Man”, Taylor Swift, Youtube

A cantora dirigiu e protagonizou o videoclipe de ‘The Man’ e, como já é habitual, a produção foi exuberante e bastante inteligente, escondendo vários ‘Easter Eggs’ que para muitos não foram assim tão óbvios. Passamos a apresentar alguns deles.

O Lobo de Wall Street

Resultado de imagem para tower block
Fonte: “The Man”, Taylor Swift, Youtube

Na cena inicial, reconhecemos logo o cenário onde estamos: o escritório do filme ‘O Lobo de Wall Street’. Não foi surpresa para ninguém a referência ao filme, pois, num dos versos da canção, Taylor refere-se ao passeio de Leonardo DiCaprio em Saint-Tropez.

Taylor Swift VS Scooter Braun

Fonte: “The Man”, Taylor Swift, Youtube

A briga entre Taylor Swift e Scooter Braun, o agente de Ariana Grande, Kanye West e Justin Bieber, começou após ter sido anunciado que este teria comprado a discográfica Big Machine, meses antes do lançamento do ‘Lover’. Scooter esteve por detrás de muitos esquemas com o propósito de rebaixar Swift, levando-a a um estado de ódio por si mesma no fim da era de 1989. Esse ódio foi posteriormente transformado pela cantora em inspiração, surgindo no formato de um dos seus álbuns mais crus e controversos até à data: ‘Reputation’.

O agente, ao comprar a Big Machine, ficou automaticamente com os direitos de toda a discografia de Taylor Swift até 2018, fazendo isto de forma a que Taylor e a sua equipa não descobrissem e pudessem comprar as canções antes de Scooter Braun. A única solução à qual a cantora pode recorrer é a mesma a que JoJo recorreu em 2015: regravar todo o seu reportório.

Na imagem acima podemos encontrar um cartaz de ‘Missing’ (procurado) junto dos nomes de todos os álbuns de Taylor Swift, excepto ‘Lover’, pois é o único que não foi comprado por Scooter Braun; encontramos o símbolo de proibido scooters – referência ao nome do agente; e ainda, à esquerda, temos o poster do recente documentário da cantora ‘Miss Americana’, com a cara do personagem.

19 mãos

Resultado de imagem para standing
Fonte: “The Man”, Taylor Swift, Youtube

As 19 mãos que estão presentes neste corredor simbolizam a 19ª emenda feita pelo Supremo Tribunal Americano que defendeu o direito das mulheres ao voto.

Serena Williams

 Fonte: “The Man”, Taylor Swift, Youtube

Na final do Open dos Estados Unidos da América de 2018, Serena Williams foi criticada por discutir com o árbitro. Taylor Swift mostra que, se tivesse sido um homem a ter esta reação, provavelmente poderia não sofrer com as mesmas consequências que a tenista, e que poderia talvez até levar a sua avante.

‘The Man’ é o quarto single do álbum ‘Lover’, editado em agosto 2019, que será apresentado pela cantora norte-americana a 9 de julho de 2020, no festival NOS Alive, no mesmo dia que alt-J e Khalid. Os fãs especulam que o próximo single seja lançado dia 20 de julho – por ser uma data que aparece no vídeo –  e que seja ou relativo à canção Cruel Summer’, devido a uma das cenas, ou relativo a ‘Miss Americana and The Heartbreak Prince’. Outra possibilidade é o relançamento da discografia de Taylor.

 Fonte: “The Man”, Taylor Swift, Youtube

Artigo revisto por Carolina Cacito 

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

SNS e o suicídio

Não saber que o Sistema Nacional de Saúde é lento é como não saber que data é 1143: é sinal de que não se é

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *