Música

Unlock It: PC Music viraliza no TikTok

A PC Music é a gravadora fundada por A.G. Cook, um produtor musical que trabalha com artistas Pop e Hyperpop, dos quais se destacam Clairo, Tommy Cash, Carly Rae Jepsen e Caroline Polachek. O Hyperpop está muito ligado à comunidade LGBTQIA+, visto que é o público-alvo do mesmo e também porque muitos dos artistas fazem parte da comunidade. Outro grande nome deste fenómeno é a cantora e produtora SOPHIE, que trabalhou com Lady Gaga, Cashmere Cat e Madonna. Infelizmente, SOPHIE faleceu este ano vítima de um acidente em sua casa, em Atenas. 

A artista que deu o impulso para a PC Music se tornar na grande potência que é hoje foi Charli XCX. Depois do backlash dos media, que recebeu com o EP Vroom Vroom”, Charli decidiu lançar, em 2017, a mixtape “Number 1 Angel” – produzida por A. G. Cook – e, desde então, tem vindo a trabalhar com o produtor em todos os seus projetos.

Mais tarde, no mesmo ano, Charli lançou a mixtape “Pop 2”, que influenciou o Hyperpop que conhecemos hoje em dia. A PC Music passou não só a ser reconhecida como gravadora, mas o nome da mesma começou a ser utilizado para descrever um Hyperpop bastante peculiar: caracterizado por sons exagerados e fora do comum; avant-garde com elementos de Dance e Eletrónica; uso excessivo de auto-tune e distorção de voz; e melodias feitas em sintetizador.

A música da artista que fez mais sucesso e que caracterizou a PC Music foi a décima e última música da mixtape: “Track 10”. É uma das canções mais sentimentais do projeto com um toque suave de Eletrónica, sons exagerados e fora do comum e é uma das duas únicas músicas que não conta com a colaboração de outro artista, apesar de ter sido relançada como single no álbum “Charli”, de 2019, com a participação de Lizzo. Charli fez um rebranding da música, de forma a torná-la mais dançante e feliz, adicionando novos versos e trocando o nome de “Track 10” para “Blame It On Your Love”.

Charli XCX via YouTube

“Unlock It” foi a segunda música mais popular da mixtape e ganhou a sua popularidade por juntar três nomes da música inesperados: Charli XCX, Jay Park e Kim Petras. Kim Petras é uma das novas princesas da música Pop, com quem Charli voltou a colaborar em “Click” no álbum “Charli”, e Jay Park é um dos grandes nomes do K-POP. A música é definitivamente a que mais se aproxima do Pop que conhecemos, sendo dividida em: verso da Charli, refrão, verso da Kim, refrão, rap do Jay Park, bridge e outro.

Passados três anos e meio do lançamento de “Pop 2”, um utilizador, no TikTok, publicou um mashup da “Unlock It” com o instrumental da “Superlove”, de Tinashe, e este viralizou, tendo sido criada uma dança super simples que acelerou a divulgação e ajudou à expansão da música pelos cantos do mundo. 

No passado dia 10 de abril, foi lançado o visualizer de“Unlock It” com imagens do concerto online de Charli XCX em colaboração com a Bandsintown. Os Angels, fãs de Charli, anseiam pelo lançamento do videoclipe, mas a cantora não se pronunciou ainda sobre o mesmo, estando mais focada na produção do próximo álbum de estúdio, sem data prevista de lançamento. 

Charli XCX via YouTube

Artigo por João Falamino

Imagem de capa / Créditos: Jalouse Magazine

Artigo revisto por Beatriz Campos

João Falamino

A música foi algo que sempre esteve presente na vida do João, desde os Morangos com Açúcar, à Direction Infection chegando até aos dias de hoje, nos quais a sua grande paixão musical é a Ariana Grande. Sendo um sonho a rádio e a TV, decidiu que seria na ESCS que iria apostar no seu sonho, em Audiovisual e Multimédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *