Música

The Voice Portugal: top 10 das Provas Cegas + 1.ª Batalha

Foi no dia 17 de outubro que estreou a nona temporada do programa The Voice Portugal, na RTP1. Esta nova edição conta com os mesmos mentores da edição passada. São eles: António Zambujo, Áurea, Diogo Piçarra e Marisa Liz. Também se mantêm os apresentadores: Catarina Furtado e Vasco Palmeirim. Basicamente, as noites animadas de domingo voltaram àquilo a que já todos estamos habituados.

Não é novidade nenhuma que deste programa têm saído grandes talentos, e este ano a promessa é a mesma! Comprovamos-te isso com o Top 10 das Provas Cegas mais vistas no Youtube. Esta etapa chegou ao fim no passado domingo, dia 21 de novembro. Agora começam as temidas batalhas!

No 1.º lugar deste top está João Neves. Interpretou de forma muito própria a música Hope There’s Someone de Antony and the Johnsons.  A sua prova cega fez virar três cadeiras logo nos primeiros dez segundos, e o quarto mentor não tardou muito mais! Bateu ainda o recorde de dois mentores bloqueados na mesma prova cega e, pelas palavras de Diogo Piçarra, “foi a melhor atuação desta edição”.

O sucesso não ficou só nos estúdios do programa, tendo alcançado mais de 400 mil visualizações, em pouco mais de um mês. Depois de todos os elogios que recebeu, escolheu a mentora Marisa Liz para o acompanhar na sua caminhada no programa (que se adivinha longa).

Fonte: Youtube

Edmundo Inácio, de apenas 22 anos, marcou o palco do The Voice Portugal pela sua diferença e irreverência. Se este nome não te é estranho, vamos esclarecer-te: o Edmundo participou no programa em 2015. Conheces a música Não vás ao mar, Tonho da Tonicha? Desta vez, foi esta a sua escolha, mas numa versão muito própria. Após virar as quatro cadeiras, também escolheu a mentora Marisa Liz.

Fonte: Youtube

Mariana Rocha – também reconheces o nome, certo? A Mariana foi finalista do Factor-X em 2013 e desde aí nunca mais parou. Estreou-se agora no palco do The Voice Portugal com Arcade, de Duncan Laurence. Natural dos Açores, está pronta para mostrar a força da sua voz e o seu fantástico timbre, não deixando para trás o carisma.

Nesta prova cega, o mentor Diogo Piçarra foi bloqueado e houve ainda um momento único ao lado da mentora Áurea. Já tinham cantado juntas há alguns anos e não perderam a oportunidade de o fazer novamente! É muito provável que este momento se repita, pois a Mariana ficou na equipa da Áurea. Vê abaixo os momentos musicais desta prova.

Fonte: Youtube
Fonte: Youtube

Apresentamos-te agora o primeiro concorrente a pisar o palco do The Voice Portugal este ano: Miguel Dias tem apenas 16 anos e virou as quatro cadeiras, em menos de dez segundos, com uma versão da música I Can’t Make You Love Me! A sua delicadeza e sensibilidade a cantar não deixaram ninguém indiferente, ainda para mais dada a sua idade. Escolheu seguir o seu caminho ao lado da Marisa.

Fonte: Youtube

Mais uma voz feminina: Matilde Jacob interpretou Drivers License da Olivia Rodrigo. Após as quatro cadeiras virarem, mais uma vez, o Diogo Piçarra foi bloqueado pelos colegas, impossibilitando a sua escolha. A talentosa Matilde escolheu a Áurea e teve ainda a oportunidade de fazer um dueto com a mesma!

Fonte: Youtube
Fonte: Youtube

Bruno Huca é o ator, Huca é o cantor. Os dois são apenas este corpo, esta alma.” – Foi com este lema que entrou em palco. Huca, o “candidato mistério”, revelou-se um verdadeiro artista ao interpretar Se Eu Quiser Falar com Deus de uma forma bastante especial, que tocou toda a gente que o ouviu. Pensou em escolher a mentora Marisa Liz, mas a mesma foi bloqueada. Acabou por ficar na equipa da Áurea.

Fonte: Youtube

A atuação de Ava Vahneshan trouxe-nos mais do que uma boa interpretação; trouxe uma história e um sonho. Ava nasceu no Irão, onde as mulheres são proibidas de cantar. Veio para Portugal para seguir o seu sonho e deu o primeiro grande passo no The Voice Portugal. A sua voz virou três cadeiras, tendo Ava escolhido para mentor António Zambujo.

Fonte: Youtube

Passando agora para um registo grave, Cláudio Pereira apresentou-se com Bruises de Lewis Capaldi e encantou, tal como este tema pede. Virou três  cadeiras e a Marisa Liz foi bloqueada nos últimos segundos. Diogo Piçarra foi o grande sortudo a ficar com este talento na sua equipa.

Fonte: Youtube

 Originalidade é o que não falta à Lika! Interpretou Come As You Are dos Nirvana e ainda nos presenteou com um solo de guitarra a todo o power! Segundo a mentora Áurea, é “uma artista completa”! Segue para a próxima etapa ao lado da mentora Marisa Liz.

Fonte: Youtube

Por último, mas não menos importante, Daniel Fernandes mostrou-se um dos artistas mais carismáticos que já passaram por este palco. Até dançou o “Creu” com as mentoras! Na sua interpretação, Daniel cantou lírico e, pelas palavras da mentora Marisa Liz, “parece um anjo”. Acabou, no entanto, por ficar na equipa do mentor Diogo Piçarra.

Fonte: Youtube

Terminado este Top 10 Provas Cegas mais vistas no Youtube, queremos deixar a ressalva de que não são as visualizações que contam! Toda a gente que passou pelo palco do The Voice Portugal tem um talento GIGANTE e merece um grande futuro no mundo da música. Desejamos a melhor das sortes para todos. 

No entanto, o programa deixou-nos uma surpresa no final do último episódio das Provas Cegas e, por isso, deixamos-te aqui também essa surpresa: a primeira batalha desta temporada! O melhor é que nenhum dos concorrentes te vai ser estranho, pois as suas Provas Cegas encontram-se bem lá no topo da lista anterior.

Miguel Dias e Edmundo Inácio (equipa Marisa Liz) defrontaram-se no ringue do The Voice Portugal, numa batalha aterradora, que com certeza irá ficar na mente de todos pela qualidade de excelência de ambos os concorrentes. 

O Miguel foi o primeiro a subir ao palco e presenteou-nos com um excerto da música What a Wonderful World. A sua prestação foi bastante sublime e dotada de uma enorme sensibilidade, tal como o que nos mostrou na prova cega. Seguiu-se o Edmundo, com mais uma versão muito própria, desta vez da música Andorinha da Primavera. Garra e sentimento não faltaram nesta interpretação estrondosa.

Fazer esta escolha foi uma tarefa complicadíssima para a mentora, que deixou as lágrimas de emoção levarem a melhor. Inclusive os restantes mentores asseguraram que iriam salvar e levar para as suas equipas o concorrente que não fosse escolhido pela Marisa, independentemente de qual fosse.

Marisa acabou por escolher Miguel, sendo que Edmundo passou a ser da equipa de Diogo Piçarra, depois de ter sido salvo. Estamos em “pulgas” para ouvir mais destes dois e para as restantes batalhas!

Fonte: Youtube

Fonte de capa: RTP

Artigo revisto por Miguel Tomás

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Joana sempre teve um olho na música. Desde aulas no conservatório a aprender instrumentos, como baixo, ao YouTube. Não é capaz de estar uma hora sem abrir o Spotify e carregar no play de qualquer playlist de Nu Metal. Bastante ambiciosa, aspira exercer como promotora musical, estando a licenciar-se em Publicidade e Marketing na ESCS.