Turismo representa 13,7% do PIB nacional

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um crescimento de mais de 1% em relação a 2016. Peso dos turistas estrangeiros chega aos 63,1%. Portugal é dos países da União Europeia que mais depende do sector.

De acordo com a Conta Satélite do Turismo, divulgada pelo INE, o consumo do turismo no território português atingiu, em 2017, a marca de 13,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o que corresponde a um total de 26,7 mil milhões de euros.

Os dados do INE revelam que o peso dos turistas estrangeiros no consumo turístico no território subiu de 61,2%, em 2014, para 63,1%, no ano passado, registando mais de 12 mil milhões de euros “injetados” na economia portuguesa.

Num comunicado da Secretaria de Estado do Turismo, foi destacado o “resultado que evidencia um crescimento de 14,5% face a 2016 (no que reporta ao crescimento individual do sector), ano em que o consumo turístico em Portugal valia 12,5% do PIB. Desde 2014, o crescimento anual deste indicador foi de 0,3 pontos, pelo que o registo do ano passado se torna ainda mais significativo”. De acordo com o INE, em 2016 o emprego no turismo aumentou 4,8%, para um total de 417 mil trabalhos a tempo inteiro, o que representou 9,4% do emprego nacional. Também em 2016, as remunerações do turismo cresceram 7,6%, mais do que no ano anterior, em 2015 os ordenados tinham crescido 5,7%.

Segundo dados da organização mundial do turismo, apenas em Espanha o turismo tem mais peso nas contas do PIB.

Artigo corrigido por: Ângela Cardoso

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

SNS e o suicídio

Não saber que o Sistema Nacional de Saúde é lento é como não saber que data é 1143: é sinal de que não se é

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *