Viva Las Vegas: Verstappen faz o Poker
Las Vegas, uma das corridas mais esperadas do ano, chegou. Prometeu tudo e, no final, entregou o título do campeonato.
Primeiro Treino Livre
Os primeiros 60 minutos no relógio ficaram marcados pela dominância da equipa da Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell, em 1.º e 2.º lugar, respetivamente.
Lando Norris, piloto da McLaren a competir pelo título de campeão, formou o Top 3 britânico.
Após rumores de que trouxeram a asa traseira errada para a Las Vegas, a Red Bull mostrou-se um bocado apagada, com Max Verstappen a terminar em 5.º lugar e o seu companheiro de equipa em 10.º lugar.
Segundo Treino Livre
Os pilotos britânicos fecharam novamente os três primeiros lugares, mas em ordem diferente. Hamilton liderou Norris por +0.011s, enquanto Russell fechou o pódio.
Os pilotos de Milton Keynes continuaram a desiludir, com Verstappen a terminar em 17.º e Perez em 19.º lugar.
Os pilotos da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, terminaram em 4.º e 5.º lugar, respetivamente.
Terceiro Treino Livre
Russell dominou o último treino do fim de semana, seguido por Piastri e Sainz.
Norris fez o 4.º melhor tempo, seguido pelo seu rival Verstappen e por Hamilton.
Quem surpreendeu neste treino foram os Williams de Alex Albon e Franco Colapinto em 7.º e 8.º lugar, respetivamente.
Pierre Gasly, piloto francês da Alpine, fechou o Top 10.
Qualificação
Não era de esperar, após uma performance brilhante nos treinos livres, que George Russell conseguisse a Pole Position com a melhor volta rápida de 1:32.312, seguido por Carlos Sainz. Inesperadamente, Pierre Gasly ocupou o 1.º lugar da segunda fila de partida.
Na Q1 ficaram de fora cinco pilotos de cinco equipas diferentes, sendo estes Lance Stroll em 20.º lugar, Bottas, Albon, Alonso e por fim Perez em 16.º, a fechar os primeiros eliminados. Já na Q2, Lawson, Colapinto, Zhou, Magnussen e Esteban Ocon foram os pilotos que ficaram a meio da tabela dos qualificados. Por fim, na Q3, Russell fez sucesso, enquanto o seu companheiro de equipa ficou no último lugar da sessão, atrás de Hulkenberg, Piastri, Tsunoda, Norris, Verstappen e Leclerc em 4.º lugar.
Corrida
A corrida decisiva que poderia entregar o título de Campeão Mundial a Verstappen e acabar com a rivalidade entre este e o piloto da McLaren, Lando Norris.
George Russell venceu a corrida a partir da Pole, mas foi o neerlandês que lhe roubou os holofotes, pois tornou-se pela quarta vez consecutiva Campeão do Mundo de Fórmula 1 e só bastou terminar a corrida em 5.º à frente de Norris, que terminou em 6.º lugar.
Ao apagar das luzes vermelhas, Russell conseguiu manter a sua posição, enquanto Sainz e Gasly não tiveram a mesma sorte, sendo ultrapassados por Leclerc numa manobra impressionante. Mais atrás no plantão, o Haas de Magnussen perdeu três lugares no arranque, sendo ultrapassado por Zhou, Lawson e Alonso, o mexicano da Red Bull que caiu de 15.º para 16.º lugar.
A mudança de pneus chegou na volta 10, com Leclerc e Norris a abrir a janela de Pit Stop. Verstappen entrou duas voltas depois, mas conseguiu voltar à sua posição original.
Na volta número 15, tivemos o primeiro piloto de fora da corrida. Pierre Gasly, depois do pódio em São Paulo e da qualificação extraordinária deste fim de semana, parecia que estava numa ótima forma, mas o seu carro disse o contrário. Fumo saía da sua asa traseira e foi obrigado a voltar para a Box e reformar o carro.
O segundo piloto a terminar a corrida mais cedo foi o Williams de Alex Albon. O piloto completou 25 voltas, mas foi a equipa que decidiu chamar o piloto e dar a corrida por terminado.
Durante a corrida, o clima na Ferrari ardeu. Tudo começou na segunda passagem pela Box, em que Sainz teve de abortar a sua ida em cima da hora, perdendo assim um bocado de tempo, tornando Sainz mais irritado. O seu colega de equipa, Leclerc, aproveitou a situação para ir trocar de pneus, ficando à frente do espanhol quando regressou à pista.
O monegasco foi informado pelo engenheiro que tinha ordens da equipa de que Sainz não iria ultrapassá-lo. Porém, Sainz ignorou tudo e todos e ultrapassou Leclerc, deste modo cruzando a meta em 3.º lugar, enquanto Leclerc ficou atrás em 4.º lugar.
Russell fez a festa, venceu o terceiro grande prémio da sua carreira de Fórmula 1, mas o grande vencedor foi Max Verstappen, novamente Campeão Mundial.
O Campeão já está decidido, mas quem irá vencer o Mundial de Construtores? A luta está na mão da McLaren, Ferrari e Red Bull.
Quem irá sair vitorioso? Bem, caro leitor, teremos de possivelmente aguardar até à última corrida do ano.
Fonte da Capa: Remy Valida
Artigo revisto por Pedro Filipe Silva
AUTORIA
A Madalena desde pequena está rodeada pelo desporto. Está no primeiro ano da licenciatura de Publicidade e Marketing e o seu maior sonho é trabalhar no desporto motorizado, especialmente na Fórmula 1. A Madalena é aquele tipo de pessoa que nunca se cala quando alguém começa a falar sobre desporto, pode falar por horas e nunca se cansa. Viu na ESCS Magazine uma oportunidade para dar mais um passo à frente para conquistar o seu sonho.