Atualidade

Álvaro Sobrinho suspeito do desvio de quase 500 milhões de euros no caso BESA

O Antigo administrador do Banco Espirito Santo Angola( BESA) é, segundo investigação da revista  Der Spiegel, responsável pelo desvio de 499 milhões de euros.  O buraco no banco Angolano foi determinante para a queda do império do grupo Espirito Santo.

Da documentação a que a revista alemã teve acesso constam extratos bancários e e-mails que indicam diversos movimentos, como um depósito de 277 milhões de dólares em dinheiro de uma conta do BESA, cuja verba seguiu depois para outras empresas ligadas ao empresário Angolano. É, também, referido o levantamento de quase 50 milhões de dólares em numerário de uma companhia controlada por Sobrinho, e o depósito de cerca de metade desse valor, a 17 de Julho de 2012, numa conta da Ocean Private.

O empresário luso-angolano terá ainda recebido mais 182 milhões de dólares através de duas empresas offshore, num total de 499 milhões de euros que teriam sido concedidos pelo BESA a título de empréstimo sem qualquer avaliação de risco de incumprimento.

Desde 2011 que Sobrinho é investigado por desvios de fundos do BESA, que acabariam por influenciar fortemente o colapso do grupo Espirito Santo (GES); o banco angolano, detido na altura pelo GES, teve perdas na ordem dos 5,1 mil milhões de euros no decorrer do ano de 2013. Tais perdas desencadearam uma intervenção do governo português, na altura liderado por Passos Coelho, de forma a, segundo o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, garantir a estabilidade de todo o setor bancário.

Em Portugal, Álvaro Sobrinho detém 29,9% do capital da SAD do Sporting. O empresário foi também proprietário dos jornais I e SOL e é proprietário da Grunberg Portugal, empresa ligada ao setor imobiliário.

O Luís tem 24 anos e vem de Sintra. Descreve-se acima de tudo como um curioso, uma das principais características de um jornalista, com o sonho de um dia viajar pelo mundo e relatar essa experiência. É um apaixonado por cinema, aliás obcecado pela sétima arte, e política internacional. Orgulha-se de poder dizer os vencedores de todos os campeonatos do mundo de futebol, outra das suas paixões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *