10 anos depois outra vez na Champions
O Sporting Clube de Braga conta com três participações na Liga dos Campeões, incluindo a desta época. Se analisarmos os resultados das três participações, chegamos à conclusão de que a melhor prestação foi atingida na época 2010/2011, onde obtiveram um total de nove pontos.
A sua primeira participação foi então na época 2010/2011, tendo ficado colocados num grupo que continha Arsenal, Shakhtar Donetsk e Partizan. Nesta campanha, o Braga obteve três vitórias e três derrotas, obteve a vitória contra o Partizan e contra o Arsenal em Inglaterra, apesar dos nove pontos conquistados o Sporting de Braga não conseguiu ir além do terceiro lugar, tendo sido relegado para a Liga Europa.
Duas épocas depois, em 2012/2013, o clube volta às competições europeias, tendo como clubes rivais Manchester United, Galatasaray e o CFR Cluj. Nesta época, o Braga obtém o seu pior resultado de entre as três participações na Liga dos Campeões, acabando a fase de grupos no quarto lugar do grupo apenas com uma vitória, sobre o Galatasaray, e cinco derrotas.
Volvidos dez anos, em 2023 o Braga volta à competição milionário, inserido num grupo com Real Madrid, Napoli e Union Berlin. Apesar da difícil tarefa que tinha pela frente, as expectativas estavam altas devido às boas exibições que o clube vinha a fazer no campeonato português, no entanto os bracarenses só conseguiram arrecadar quatro pontos, com uma vitória e um empate com o Union Berlin, tendo, então, sofrido derrotas com o Real e o Napoli. Contra estes dois clubes, o Braga sempre mostrou determinação em ganhar, principalmente nos jogos realizados em casa, na Pedreira (estádio do Braga), onde os resultados dos dois jogos não foram além do 1-2 para os visitantes, mas que, apesar do resultado negativo, se viu um Braga a tentar lutar para chegar à próxima fase da competição.
O que acabou por não acontecer, tendo conquistado assim o terceiro lugar no grupo, apurando-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, indo disputar estes jogos contra o Qarabag do Azerbaijão.
Fonte da capa: Bola na rede
Artigo revisto por Carolina Rodrigues
AUTORIA
Desde a infância sempre se mostrou apaixonado pelo desporto, com especial enfoque no futebol. Ingressou aos 10 anos na “Escolinha de Futebol do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre” e rapidamente percebeu que a sua vocação residia em “estar entre os postes”; mas porque a vida nos prega partidas teve várias lesões que o impediram de passar a jogador federado após os 16 anos.
Ingressar na ESCS Magazine é a oportunidade perfeita para continuar perto do Desporto mesmo sem o poder praticar profissionalmente!
O gosto pela comunicação, pelas pessoas e pelo mundo empresarial, fizeram com que a ESCS fosse desde a primeira hora a sua escolha de eleição.