Fenómeno ‘Say So’: do TikTok às rádios portuguesas
Doja Cat é a nova cara do Pop, Rap e Hip-Hop que tem dado muito que falar desde 2019. A cantora estreou-se na música em 2013, no SoundCloud, onde permaneceu até 2018, ano em que lançou o seu primeiro álbum oficial ‘Amala’ – o diminutivo do seu nome de nascença, ‘Amalaratna’.
Até 2018, o seu maior hit teria sido ‘So High’, canção que foi incluída na série ‘Empire’. A sua carreira explodiu, então, quando lançou a canção ‘Mooo!’, que aparentava ser uma paródia e que acabou por se tornar viral por todo o mundo, o que lhe valeu uma grande visibilidade e lhe permitiu lançar a sua discografia mais matura.
Em 2019, Doja Cat lançou ‘Juicy’, o lead-single do seu segundo álbum, ‘Hot Pink’, com Tyga, o que lhe valeu a sua primeira entrada no Hot 100 da Billboard. Foi no fim de janeiro de 2020 que Doja Cat tornou ‘Say So’ no quinto single do seu segundo álbum de estúdio, mas o videoclipe só foi lançado passado um mês. Porquê?
A canção ficou popular na rede social TikTok em dezembro, por conta de um vídeo da influencer Haley Sharpe, onde esta faz uma coreografia simples e divertida, criada por ela mesma, para o refrão de ‘Say So’. Não foi preciso muito para a coreografia de Haley se tornar viral e ser um sucesso na app. Em janeiro a música já era a mais ouvida de sempre da sua discografia e a equipa da cantora construiu um plano de marketing à volta da mesma, onde ela emplacasse nas rádios no fim de janeiro, pois era necessário atingir o público mainstream – visto que é uma canção pop com influências de disco nostálgicas seria bastante fácil, o que acabou por ser bem-sucedido.
Um mês mais tarde foi lançado o videoclipe para que fosse promovida em programas televisivos – sem cansar demais a música -, tal como o ‘The Tonight Show’ com Jimmy Fallon. Outra das razões que levou ao adiamento do vídeo foi o lançamento da banda sonora do filme ‘Birds of Prey’, da qual consta a canção inédita ‘Boss Bitch’, de Doja Cat, cujo videoclipe foi lançado dias antes da oficialização de ‘Say So’ como single.
‘Say So’ é top 3 no ‘Top 10 às 10’ da MegaHits e top 11 no ‘TNT – Todos no Top’ da Rádio Comercial. A canção já é um fenómeno em território nacional, só falta mesmo uma data na ‘Hot Pink Tour’. Quem sabe, no MEO Sudoeste, dado que ainda mal tem cartaz e falta uma artista feminina para segurar o mesmo.
Artigo revisto por Rita Serra
AUTORIA
A música foi algo que sempre esteve presente na vida do João, desde os Morangos com Açúcar, à Direction Infection chegando até aos dias de hoje, nos quais a sua grande paixão musical é a Ariana Grande. Sendo um sonho a rádio e a TV, decidiu que seria na ESCS que iria apostar no seu sonho, em Audiovisual e Multimédia.