Um dia na cozinha: México
Bem-vindo à minha cozinha. Hoje proponho-lhe uma viagem pelos sabores do México. Apesar de a cozinha mexicana resultar da fusão entre as antigas tradições índias e a colonização espanhola, esta gastronomia tem também influência da cultura da Mesoamérica, que se desenvolveu no centro do México entre os anos 1300 e 1500. Da civilização Asteca os pratos mexicanos herdaram alimentos como o milho, o feijão, as malaguetas e o tomate. Todavia, destes ingredientes predominantes é, sem dúvida, fundamental eleger o pimento como alimento supremo. Ao contrário daquilo que muitos pensam, a cozinha mexicana é muito rica e variada, o que torna as receitas saborosas e irresistíveis. São poucos aqueles que resistem a provar os numerosos pratos oferecidos por esta gastronomia – nachos, burritos, tacos, chili, margaritas, enfim! Fique a conhecer as receitas de alguns destes pratos ricos em sabor e tradição.
1. Pequeno-Almoço: HUEVOS RANCHEROS
Ingredientes:
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- Azeite, sal, pimenta, açúcar e pimentão doce q.b.;
- Coentros;
- 1 pimento pequeno;
- 1 linguiça;
- Molho de tomate fresco;
- 2 ovos;
- 2 tortilhas (para acompanhar).
Preparação:
Para este pequeno-almoço, sugiro que se aventure a um clássico com sabor a México – Huevos Rancheros. Comece por refogar a cebola, o alho e a linguiça cortada aos cubos numa frigideira com azeite. De seguida, adicione o molho de tomate fresco e tempere com sal, pimenta, açúcar e pimentão doce (pode adicionar vinho branco). Junte ao preparado um pouco de pimento cortado em cubos e deixe refogar. Depois adicione um pouco de água e escalfe os dois ovos. Por fim, salpique com um pouco de coentros e desfrute do seu pequeno-almoço com as tortilhas. Para beber, opte por um sumo de meloa aromatizado com hortelã e lima.
2. Almoço: PIMENTOS RECHEADOS COM QUEIJO
Ingredientes:
- 2 pimentos verdes;
- 200 g de queijo cantal (queijo de origem francesa e com um intenso sabor)
- 1 ovo;
- Farinha;
- Sal e pimenta q.b.;
- Óleo de amendoim (em alternativa, de coco ou de abacate);
Preparação:
Para saborear uma entrada deliciosa, prepare os tão famosos Jalapeño poppers. Comece por lavar os pimentos e grelhá-los no forno. De seguida, coloque os pimentos num prato, tape e deixe repousar durante dez minutos. Corte o queijo em fatias. Depois retire a pele e as sementes e corte de um lado os pimentos (sem os partir ao meio). Recheie com o queijo através dessa fissura. Parta os ovos para uma taça, tempere com sal e pimenta e bata com um garfo. Deite farinha num prato e aqueça o óleo numa frigideira. Por fim, mergulhe os pimentos nos ovos batidos, passe pela farinha, coloque na frigideira e deixe alourar durante dois minutos! Sirva ainda quente. Pode acompanhar estes pimentos com um molho de tomate bem temperado!
TACOS
Ingredientes:
- 4 tortilhas (no México, as tortilhas são o substituto do pão);
- 150g de carne picada de vaca (os vegetarianos podem substituir a carne por soja);
- 6 colheres de sopa de polpa de tomate;
- Bacon em cubos;
- 1 cebola e 1 dente de alho;
- Azeite, sal, pimenta, pimentão doce e coentros q.b.;
- 1 tomate picado;
- 1 pimento picado;
- Alface picada;
- 3 colheres de sopa de milho;
Preparação:
México rima com tacos, não há dúvidas! Para fazer uma das receitas mais populares do Mundo, comece por refogar a cebola e o alho numa frigideira com azeite. Depois adicione o bacon e a carne picada e deixe fritar. Adicione os temperos (sal, pimenta, pimentão doce e coentros) e deixe refogar. De seguida, adicione a polpa de tomate, o milho e o pimento cortado em cubos. Deixe o preparado arrefecer e comece a rechear o taco. Na tortilha, que pode aquecer numa frigideira, coloque a carne, o tomate em cubos e a alface. As tortilhas são um autêntico símbolo tradicional gastronómico do México. Isto porque desde a cultura Azteca que se prepara a farinha de milho e se confecciona a massa cozida sobre o fogo em tabuleiros rudimentares. Os acompanhamentos do almoço são a gosto, mas sugiro o tradicional molho picante mexicano. ¡Buen almuerzo!
3. Lanche: NACHOS COM GUACAMOLE
Ingredientes:
- 2 abacates;
- 1 malagueta;
- 2 limas;
- 1 cebola;
- Coentros e sal q.b.;
- 2 tomates cortados em cubos.
Preparação:
Para um lanche mais típico, serve-se o guacamole com nachos – um prato que foi exportado para todos os cantos do mundo. Comece por descascar a cebola e por picá-la em cubos muito pequenos. De seguida, desfaça a malagueta em pedaços e corte os coentros. Depois parta os dois abacates ao meio, retire a casca, coloque a polpa numa taça e esmague com um garfo. Aos abacates adicione o sumo da lima, os coentros, o tomate, a cebola e a malagueta. Tempere com sal. Sirva com nachos (na realidade, os nachos são pequenos triângulos de tortilhas fritas)!
4. Jantar: CHILI COM CARNE
Ingredientes:
- Azeite, sal, pimenta, pimentão doce, cominhos, coentros e vinho branco q.b.;
- Polpa de tomate;
- 1 cebola e 2 dentes de alhos;
- 1 lata pequena de feijão manteiga;
- 200g de carne picada de vaca (os vegetarianos podem substituir a carne por soja);
- 1 pimento vermelho em cubos;
- 1 tomate em cubos;
- 1 malagueta;
Preparação:
Temos o México connosco quando o jantar é chili! Para esta receita, comece por refogar a cebola e o alho numa frigideira com azeite. Quando estiver a alourar adicione o pimento e o tomate em cubos. De seguida, tempere com sal, pimenta, pimentão doce e cominhos. Deixe fritar por dois minutos. Junte a polpa de tomate, o vinho branco e a malagueta. Acrescente a carne e deixe cozinhar. Por fim, adicione o feijão e polvilhe o preparado com os coentros. Sirva com arroz.
MARGARITAS
Ingredientes:
- 1,5dl de tequila;
- 0,5 dl de Triple Sec (licor com sabor a laranja);
- 4 limas;
- Sal q.b.;
- Gelo picado
Preparação:
Para que esta viagem pelos sabores do México seja inesquecível, prepare o mais famoso cocktail mexicano – uma margarita. Corte as limas ao meio e esprema o sumo para uma coqueteleira. Adicione a tequila e o licor de laranja. Agite bem. Umedeça o topo de quatro copos com sumo de lima e, de seguida, rode-os sobre um prato com sal. Encha os copos até metade com gelo e adicione o cocktail (bem misturado). Desfrute desta maravilhosa combinação da ardente tequila, com o ácido da lima e o sal!
Quer conhecer mais sobre outras gastronomias? Então, todos os meses, com os meus artigos, deixe o seu paladar viajar pelo mundo!
Fonte da capa: Região de Leiria
Artigo revisto por Miguel Tomás
AUTORIA
Madalena Abrantes, 18 anos e aspirante a jornalista. É comunicadora de vocação, bailarina de coração e feliz de corpo inteiro. Entre a dança, os seus interesses de culinária, a moda e a solidariedade parece que caminha num projeto de equilibrismo. Mas, a sua grande paixão? Viajar. A sua maior conquista é viver a fazer aquilo de que gosta!