Lifestyle

Como sobreviver ao recurso

A época de recurso está mesmo aí a chegar e a verdade é que é um motivo de grande stress e ansiedade para a grande maioria dos estudantes. Ouvimos muitas vezes a frase “o curso faz-se no recurso”, mas nunca ninguém nos prepara realmente para essa situação. Ficamos perdidos com a quantidade de matéria que temos de estudar e com o pouco tempo que temos para o fazer e sentimos que, mesmo já tendo tido tantas avaliações ao longo da vida, não sabemos ser produtivos.

Dou-te então nove dicas para sobreviveres a esta época tão temida.

  • Não há mal nenhum em ir a recurso

Há quem pense que ir a recurso é sinal de falta de inteligência ou de estudo, ou mesmo quem o veja como uma vergonha ou como algo que o inferiorize em relação aos outros. Mas não é por fazeres um exame que és menos que alguém. Uma nota não te define, logo ir a recurso não te define.

  • Encontrar o método ideal para ti

Todos temos capacidades diferentes. Alguns estudantes são mais visuais, enquanto outros são mais auditivos. Uns aprendem a escrever, outros a ler e outros a falar em voz alta. Vai experimentando vários métodos até descobrires o que mais se adapta a ti.Uma conta que te vai ajudar a ser mais produtivo e a estudar melhor é a @es.tu.dar, uma aluna de 1.º ano da FLUL com um studygram incrível, que garanto que te vai motivar.

Fonte: Hyperlink
  • Organizar o estudo

Abre o teu calendário e vê quantos dias faltam para o exame. Quer seja um mês, duas semanas ou três dias há sempre formas de conseguires ser mais produtivo e aproveitares melhor o tempo precioso que tens. Escreve todos os tópicos que tens de estudar ou todos os textos ou Powerpoints que tens de ler. Divide-os consoante o tempo que tens disponível e vai dando check às tarefas que fores completando.

Fonte: Hyperlink
  • Fazer pausas

Fazer pausas é quase tão importante quanto o estudo em si (ou até mais). Não é porque estás três horas seguidas a estudar que vais decorar mais matéria. Um dos melhores métodos de estudo é o Pomodoro, que te obriga a ir fazendo pausas entre ciclos de estudo. 

As minhas aplicações preferidas para monitorizar o estudo são: Pomodoro Timer, Forest, Study Bunny (Playstore) e Flora (Appstore).

Fonte: Hyperlink
  • Beber água

Está provado que beber água garante uma maior capacidade de concentração e de memória. Sem a hidratação recomendada, o cérebro não consegue atingir o seu potencial máximo. Além disso, o consumo de água também está associado à diminuição dos níveis de stress e ansiedade. Sabendo isto, de que é que estás à espera para colocares uma garrafa de água na secretária antes de cada momento de estudo?

  •  Dormir bem

Uma boa noite de sono faz milagres! É capaz de reduzir o stress, melhorar o humor, ativar a memória e estimular o raciocínio. Depois de um dia de estudos, mereces descansar e recarregar as energias para o dia seguinte. Tenta dormir cerca de oito horas e vais ver que te vais sentir muito mais motivado quando acordares!

  • Tirar momentos para estar com a família e amigos

Os momentos de lazer são especialmente importantes nesta fase, uma vez que vão fazer com que descontraias e não penses nos exames durante um bocado. Já vimos que estar sempre a estudar é improdutivo, por isso não te esqueças de tirar um tempinho para conviveres com quem te é mais próximo!

  • No dia antes, não te sobrecarregues

No dia anterior, faz apenas uma revisão da matéria. Se dividiste bem o estudo, já hás de ter visto tudo, por isso, no último dia, não vale a pena estares a estudar exaustivamente. Em vez disso, aproveita para descansar um pouco a cabeça. Deixa que o teu hobbie preferido te distraia e te acalme um pouco!

Fonte: Hyperlink
  • Corra bem ou corra mal, deste o teu melhor!

Há situações que não podes controlar. Podes controlar o teu estudo e ir controlando os teus conhecimentos, mas as não podes controlar a dificuldade do exame ou as perguntas que lá estão. Estudaste e deste o teu melhor. Agora aproveita uma merecida pausa nos estudos!

Por fim, lembra-te de que ser estudante nos dias de hoje não é fácil. Vivemos num mundo cada vez mais acelerado e ansioso. A pressão para sermos alguém na vida é avassaladora e, por vezes, pode ser demasiado para aguentar. Se te sentires mal psicologicamente, mais ansioso ou deprimido, não hesites em procurar ajuda psicológica. Tal como não te deves sentir mal por ir a recurso, também não deves ter vergonha de procurar ajuda! Prioriza a tua saúde mental!

Fonte da capa: Unsplash (Green Chameleon)

Artigo revisto por Inês Pinto

AUTORIA

+ artigos

A Mariana sempre foi apaixonada por palavras, o que a levou a escolher o curso de Jornalismo. A escrita e a leitura estão presentes na sua vida, nomeadamente no seu bookstragram (@books.mariana) e no seu booktok (@_marianalouro_). Na ESCS Magazine já escreveu de tudo um pouco: artigos sobre Moda e Lifestyle, Literatura e cobertura de eventos. Atualmente é Vice-Diretora e Editora Executiva.