Os Lobos de Portugal
A Seleção Portuguesa de Rugby Union, também carinhosamente apelidada de Lobos – alcunha que se refere ao lobo ibérico, espécie muito presente em Portugal que simboliza o espírito guerreiro desta equipa -, encontra-se atualmente num momento áureo da sua história após a participação no Mundial de 2023 em França, passados 16 anos desde a sua última participação nesta competição.
Apesar de ter tido uma participação um pouco atribulada, porque não se apuraram para os quartos de final, não deixa de ter sido um feito histórico para o rugby em Portugal. Foi frente à seleção das Ilhas Fiji que os Lobos conquistaram a sua primeira vitória, por 24- 23, em Fases Finais do Mundial de Rugby. Acrescenta-se ainda o facto de nem todos estes jogadores serem atletas profissionais: dos 33 convocados, 16 ainda dividem as suas vidas entre a prática do desporto e outras carreiras profissionais.
Atualmente, a seleção encontra-se nas meias-finais do Europe Championship, depois de ter “batido” a seleção da Roménia por 49-24, num jogo em que era imperativo ganhar para manter as esperanças de continuar na competição. Neste momento, a seleção vai defrontar a seleção do país vizinho, Espanha, no dia 3 de março no Estádio do Restelo, em Lisboa. É de notar que a Seleção espanhola está em 19.º lugar no ranking mundial atrás dos Lobos que ocupam o 16.º lugar. No passado dia 25 de fevereiro, realizou-se algo pouco comum no rugby português, tendo sido realizado um encontro entre a Seleção A da Inglaterra e a Seleção A portuguesa, que acabou com a derrota Lusa por 91-5. Este encontro não deixa de ser inédito pois, ao contrário do que as pessoas possam pensar, as seleções A de rugby não representam a seleção principal como sucede no futebol, mas sim a secundária, assim apenas competiram jogadores que não são totalmente profissionalizados.
Em Portugal, o rugby tornou-se um desporto federado em 1957, data que simboliza a criação da Federação que rege este desporto. Atualmente, existem em Portugal três divisões, sendo a mais importante o Campeonato Super Bock, havendo um total de 73 clubes.
O desporto encontra-se em crescimento no nosso país, tendo cada vez mais expressão junto das camadas mais jovens, e sendo cada vez mais os universitários aqueles que se dedicam à prática do desporto.
Fonte da capa: SIC Notícias
Artigo revisto por Beatriz Mendonça
AUTORIA
Desde a infância sempre se mostrou apaixonado pelo desporto, com especial enfoque no futebol. Ingressou aos 10 anos na “Escolinha de Futebol do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre” e rapidamente percebeu que a sua vocação residia em “estar entre os postes”; mas porque a vida nos prega partidas teve várias lesões que o impediram de passar a jogador federado após os 16 anos.
Ingressar na ESCS Magazine é a oportunidade perfeita para continuar perto do Desporto mesmo sem o poder praticar profissionalmente!
O gosto pela comunicação, pelas pessoas e pelo mundo empresarial, fizeram com que a ESCS fosse desde a primeira hora a sua escolha de eleição.