Troye Sivan: do Youtube aos palcos mundiais
Troye Sivan é, talvez, o exemplo mais famoso das celebridades que iniciaram a sua carreira a fazer conteúdo na Internet e que, em apenas alguns anos, alcançaram sucesso mundial.
Começou a publicar conteúdo em 2007, tornando-se consistente em 2012. Troye fez-se famoso por abordar experiências pessoais, colaborar com outros criadores de conteúdo e, principalmente, por publicar vídeos a cantar no Youtube. Situações semelhantes levaram cantores como Justin Bieber e Shawn Mendes ao estrelato, sendo também descobertos por agências e produtores musicais através da Internet.
Foi no Youtube que Sivan, em 2015, se assumiu como homossexual. Quase dez anos mais tarde, torna-se um dos grandes ícones da música LGBTQIA+. Troye Sivan abraça a sua posição na cultura pop de modo a transmitir mensagens importantes sobre inclusão, diversidade e auto-expressão. É importante ressaltar que Troye explora estilos musicais que tiveram a sua origem na comunidade LGBT+ (como também na comunidade negra), como o house music.
Também em 2015, o cantor aparece na cena musical com o seu primeiro álbum Blue Neighborhood. Nove anos depois, Something To Give Each Other mostra-se uma versão mais madura e trabalhada desse disco e dos temas cantados nele. Este álbum pode ser definido mais como um aperfeiçoamento da arte do cantor, do que propriamente uma reinvenção e inovação artística.
Something To Give Each Other é o primeiro álbum de Sivan depois de um hiato de cinco anos, após ter lançado o álbum Bloom, em 2018. Em 2020, lançou o EP intitulado In a Dream. Lançado a 13 de outubro, este projeto é o terceiro álbum de estúdio do cantor e compositor australiano. O álbum conta apenas com uma colaboração: a faixa In My Room com a participação do cantor e violonista espanhol Guitarricadelafuente. Aqui, ouvimos Troye a cantar em espanhol pela primeira vez na sua carreira. Ao longo das dez músicas, Sivan explora diferentes géneros musicais, como Electro Pop, Pop, House e R&B.
O álbum foi, também, muito bem recebido pela crítica: a Pitchfork atribuiu um 8/10, a revista britânica NME avaliou o disco com cinco estrelas e o jornal The Guardian concedeu-lhe quatro estrelas.
A canção Rush, presente no álbum, recebeu duas indicações aos Grammys 2024 com Best Pop Dance Recording e Best Music Video.
É difícil escolher uma favorita, mas as faixas que mais se destacaram para mim foram: How to Stay With You, Got Me Started – que tem uma sample da famosa música Shooting Stars (2009), da dupla Bag Raiders -, Honey e Silly.
É um álbum ‘feel good’, extremamente dançante e divertido, perfeito para se ouvir nos meses mais quentes que se aproximam. Definitivamente foi um dos destaques no cenário musical do ano passado e é um dos meus álbuns preferidos de 2023. A Something to Give Each Other Tour arranca em Portugal a 29 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Fonte da capa: British GQ
Artigo revisto por Madalena Ribeiro
AUTORIA
A Luiza tem 22 anos e antes de integrar o Mestrado de Jornalismo fez uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. A Música sempre foi uma grande constante na sua vida. Toca 3 instrumentos. O primeiro instrumento que aprendeu foi o piano, depois o ukulele e a guitarra (sem contar com a flauta no 5º ano). Vem de uma família que está constantemente a consumir filmes e a analisá-los. Luiza adora ir ao cinema e é conhecida por fazer binge watching de séries.