A Expressão Amorosa Feminina de Kali Uchis
Red Moon in Venus é o título do terceiro álbum de estúdio da cantora colombiana Kali Uchis, lançado pela EMI e Geffen Records a 3 de março deste ano. A obra insere-se estilisticamente no R&B e Soul Psicadélico, contando com 15 faixas e com a participação de artistas como Summer Walker, Don Toliver e Omar Apollo.
Após o sucesso em 2020 de Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios) – o primeiro álbum espanhol de Uchis, que integra os hits Telepatía e Fue Mejor, com SZA – a artista mantém-se fiel aos dois idiomas (o inglês e o espanhol), intercalando-os nas letras do seu novo álbum, assim como a estética sonora influenciada pelo Soul, Doo-Wop e R&B dos anos 60.
Na produção de Red Moon In Venus, Kali Uchis integrou algumas das suas conceções e valores no conceito geral que define o álbum, nomeadamente a astrologia e mitologia antiga, que justificam o título do projeto. Uma lua vermelha (red moon) é um evento astrológico raro, que deriva de um alinhamento perfeito do Sol, da Terra e da Lua, fenómeno este que pode ser associado ao alinhamento/conexão rara de uma relação entre pessoas, tornando-se assim uma referência à paixão. Conjuntamente, a menção de Vénus está igualmente associada à ideia de amor, beleza e feminilidade que, segundo a artista, são a essência do álbum: “Red Moon in Venus is a timeless, burning expression of desire, heartbreak, faith, and honesty, reflecting the divine femininity of the moon and Venus” (Kali Uchis, Consequence Magazine, 2023).
Neste novo corpo de trabalho, Uchis explora então os diferentes contornos que o amor toma, assim como as diferentes fases e desafios que o mesmo propõe ao ser humano enquanto emoção de forte intensidade e expressão. Fala-se da manifestação e desejo de amor e de relações positivas e negativas, mas também de amor próprio e até mesmo da necessidade de término, libertação e superação do sentimento.
Tudo isto é expresso nas habituais melodias características da artista, que se destacam pelas sensações que transmitem aos ouvintes. Neste álbum em especial, Kali Uchis providencia melodias psicadélicas e fantasiosas que transportam o ouvinte para cenários muito característicos, seja à beira mar ou deitado na relva no parque, a música de Red Moon In Venus traduz sentimentos apaixonantes através da serenidade e feminilidade dos sons e da voz da intérprete, onde, curiosamente, também se escuta o som das ondas e de pássaros a chilrear.
A confiança e sensualidade transmitidas retratam Uchis como uma mulher empoderada e figura central da narrativa expressa. A artista relata os diferentes níveis amorosos numa perspetiva muito madura e num tom íntimo, mas não confessional, como se se colocasse numa espécie de pedestal em que demonstra maturidade e inteligência emocional. Este álbum priva, portanto, não só pelos diferentes estilos musicais, mas também pelas discrepantes perspetivas do amor e pela sensatez com que são expressas todas as mensagens.
Fonte da capa: CHO GI-SEOK
Artigo revisto por Mariana Saião
AUTORIA
Apesar de ser Pedro todos lhe chamam Alexandre, embora ele assine sempre com os três nomes (“porque é mais chique”).
Ingressou no curso de RPCE, porém a paixão pela escrita despertou-lhe o interesse em áreas como o Jornalismo, querendo manter desta forma um vasto leque de opções profissionais para o seu futuro, sobre o qual ainda não se decidiu concretamente. A sua personalidade extrovertida e a sua ambição são aspetos que o caracterizam e o impulsionam diariamente a dar o melhor de si em tudo, sonhando com um futuro promissor. Quando confrontado com a oportunidade que a ESCS Magazine lhe providenciou, não pensou duas vezes antes de se inscrever e tenciona tirar o melhor partido possível deste novo desafio.