Música

As grandes músicas de 2020

Podemos concordar que a música tem uma presença bastante acentuada na vida de todos nós, mas este ano as streams subiram bastante, tanto a nível nacional como mundial. Foram recentemente publicadas pela plataforma Spotify as playlists com os temas mais ouvidos em 2020. Assim sendo, e para fechar este ano de grandes lançamentos, vamos dar uma olhadela nos tops?!

A escolha da música do ano foi unânime: “Blinding Lights”, do The Weeknd! O segundo single do álbum “After Hours” tem uma onda que quase podia ter sido retirada dos anos 80 e fez sucesso um pouco por todo o globo. Foi a música mais ouvida em 2020 no Spotify, em Portugal e no Mundo. O cimo do pódio do top da Billboard HOT 100 SONGS também lhe pertence.

Fonte: The Weeknd via YouTube

The box” é certamente um título que todos conhecemos. Roddy Ricch consegue, assim, o terceiro lugar em todos os rankings anteriormente mencionados, a nível nacional e mundial.

Mas não nos esquecemos do segundo lugar! Em Portugal é ocupado por um hit lançado no verão de 2019 que fez tanto furor que continuou um dos temas prediletos dos portugueses este ano. “Menina Solta” diz-vos alguma coisa? Giulia Be é uma cantora e compositora brasileira em ascensão – é impossível ainda não teres dado por ti a cantarolar uma das suas canções! Globalmente, o segundo lugar em streams pertence a Tones and I com “Dance Monkey”.

Averiguado o top 3 mundial e nacional, vamos agora focar-nos apenas nos restantes temas mais ouvidos no nosso país. Em 4º lugar está uma colaboração dos artistas Piruka e Bluay, “Louco”. Também cantados na nossa língua, o 5º e 6º lugar pertencem, respetivamente, a “Tempo” – uma colaboração entre os artistas FRANKIEONTHEGUITAR, T-Rex, LON3R JOHNY e BISPO – e a “Somos Iguais” de Plutonio.

Fonte: Plutónio 2765 via YouTube

Foi a 27 de março que a cantora e compositora Dua Lipa lançou o seu segundo álbum de estúdio, “Future Nostalgia”. Inserido neste trabalho de sucesso, o singleDon’t Start Now” ocupa o 7º lugar no top de músicas mais ouvidas no Spotify em Portugal.

Os artistas número 3 e 4 no ranking da Billboard TOP ARTISTS juntam-se para o 8º tema desta lista. “ROCKSTAR”, interpretado por DaBaby e Roddy Ricch, foi um tema de sucesso este verão.

A caminhar para o fim, deparamo-nos com duas músicas que protagonizaram conhecidas trends na rede social TikTok. Falamos do remix feito por Imanbek, “Roses”, original de Saint JHN, e de “Toosie Slide”, de Drake.

Fonte: Spotify

Achámos interessante perguntar, através das redes sociais da ESCS Magazine (já agora, do que estás à espera para seguir e acompanhar todas as novidades?!), aos nossos leitores quais tinham sido, para eles, as músicas do ano. Eis algumas das respostas que obtivemos:

my future”, original da jovem Billie Eilish, foi um dos temas lançados este ano, após o sucesso do seu álbum “WHEN WE ALL FALL ASLEEP WHERE DO WE GO?” e está dentro das preferências dos leitores da ESCS Magazine.

Ariana Grande mostrou ao mundo o seu novo trabalho “Positions” no passado dia 30 de outubro. Um dos singles favoritos parece ser “34+35”!

Já mencionada neste artigo, a rede social TikTok fez furor em 2020 e ajudou no sucesso de bastantes temas, sendo “Say So” e “WAP” dois dos mais ouvidos.

Foi com “Midnight Sky” que Miley Cyrus introduziu o seu novo álbum “Plastic Hearts”. O single foi o primeiro lançamento a solo da artista a atingir o top 5 da Billboard no Reino Unido, desde o tema “Wrecking Ball”.

Fonte: Miley Cyrus via YouTube

Nas bocas do Mundo anda também Harry Styles. O cantor e compositor integrou a conhecida banda One Direction, somando diversos galardões. Lançou o seu primeiro projeto a solo em 2017 e no final de 2019 apresentou “Fine Line”, o seu segundo álbum. O mesmo foi bastante bem-sucedido e até nós chegou a preferência pelo tema “Sunflower, Vol. 6”. 

Falando agora de música nacional, é inegável que Carolina Deslandes tem um talento imenso e que tem invadido as rádios e playlists de todos nós com as suas melodias. Um dos seus projetos mais recentes foi “Mercúrio”, um EP em conjunto com Jimmy P. “Ruas da Cidade” foi uma das músicas referidas pelos nossos leitores.

 “This City”, interpretado por Sam Fischer, e “Blessed”, de WizKid em colaboração com Damian Marley, foram também temas mencionados por vós.

De facto, existem inúmeras obras que poderiam ser aqui mencionadas, pois, apesar de tudo, 2020 foi um ano de grandes lançamentos por parte dos mais variados e talentosos artistas que temos o prazer de acompanhar e que nos fazem, de certo modo, companhia nos tempos difíceis. A ESCS Magazine deseja a todos os que nos acompanham um excelente 2021, com muita música!

Imagem de capa / Créditos: Spotify

Artigo revisto por: Ana Sofia Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *