Música

Coco Jones, da Disney ao R&B

Courtney Jones, mais conhecida como Coco Jones, nasceu a 4 de janeiro de 1998 nos Estados Unidos da América. Cativando desde muito cedo os olhares de diversos públicos, a filha de Mike Jones, jogador da NFL (National Football League), deu início à sua carreira multifacetada no ano de 2008, destacando-se enquanto atriz e cantora.
De certo que se os leitores admitirem alguma familiaridade no seu rosto deve-se, muito provavelmente, ao trabalho da jovem na Disney como protagonista do filme Let It Shine (2012), que inclui uma grande dimensão musical, ou pela sua participação em programas como Boa Sorte, Charlie e So Random (derivado de Sunny Entre Estrelas). Mas, o seu percurso iniciou-se alguns anos antes na Radio Disney (uma estação de rádio americana operada pela companhia de entretenimento) como participante do programa Next Big Thing, no qual deu as suas primeiras pisadas no mundo da música, obtendo algum reconhecimento pela sua canção Real You.

Fonte: Disney Plus

Entre diferentes programas e segmentos, Jones cresceu no universo Disney junto de outras estrelas, dedicando-se às suas representações, mas mantendo sempre a música perto de si. Paralelamente, chegou a cantar o hino nacional em dois jogos da NFL, desenvolveu o seu primeiro CD autointitulado Coco Jones, segundo o qual realizou a sua primeira tour, onde difundiu uma mensagem anti-bullying. Assinou contrato com a Hollywood Records em 2012 – a discográfica onde iniciou a sua carreira musical profissional, escrevendo e gravando as suas primeiras faixas originais, que viria a abandonar em 2014 para se tornar uma artista independente. 
Nos anos que se seguiram, Coco dedicou-se à sua carreira enquanto artista, divulgando novas músicas e EPs,  descobrindo novas ferramentas que potencializassem o seu trabalho. A jovem encontrou sucesso no meio digital enquanto criadora de conteúdo para o Youtube e, mais tarde, para o TikTok, onde alcançou um maior reconhecimento, demonstrando as suas fortes capacidades vocais através de covers de músicas populares e da criação de versos próprios para as mesmas.

@cocojones

Why do y’all take the sound off 🗣

♬ original sound – cocojones

Quanto ao seu trabalho enquanto atriz, a jovem conta com participações recentes nos filmes Vampires X The Bronx (2020) e White Elephant (2020), bem como na aclamada série Bel-Air (2022), uma adaptação da famosa sitcom, The Fresh Prince of Bel-air (1990).

Em março de 2022 assinou de novo um contrato com a produtora Def Jam Recordings, onde se mantém atualmente, revelando-se como a nova sensação do R&B – género com que assumiu compromisso nesta sua nova fase profissional. Coco Jones, através do lançamento do seu single Caliber, despertou o interesse de uma audiência que poderia até estar perdida, mas de certo não ficou indiferente ao seu forte regresso e ao seu rebranding. Muito tempo não se passou até ao lançamento do seu EP de estreia What I Didn’t Tell You, a 4 de novembro do mesmo ano, com a versão deluxe a 20 de janeiro de 2023.

Jones demonstrou uma diferença abismal face a tudo aquilo que realizou previamente. Este seu novo corpo de trabalho apresenta uma mulher muito mais madura e crescida, refletindo melodias sensuais e profundas, com letras românticas, perfeitas para a suavidade da sua voz. Os vocais exibidos pela artista não passam despercebidos, nomeadamente em faixas como ICU (na minha opinião, a melhor música do EP).

Nos próximos tempos espera-se uma presença mais constante de Coco Jones no panorama musical atual, inserindo-se como a nova ascensão do R&B. É expectável que o seu trabalho cresça assim como toda a sua marca, como é prometido segundo a produtora:

“(…) you should also plan to hear her, as the multi-faceted Ms. Jones at last launches her music career with a brand of R&B as soulful as it is relatable, as diary-honest as it is marked by powerful storytelling. And though she’s young, it’s been a long time coming

A jovem artista tem feito parte de todos os grandes eventos recentes da indústria musical, como os Grammy’s ou o Roc Nation Brunch, e mantém uma presença ativa nas redes sociais, contando com algumas parcerias e forte divulgação do seu trabalho e dos seus valores. Utiliza as suas plataformas para impulsionar a representatividade de mulheres negras talentosas e orgulhosas de si próprias e dos seus feitos, uma vez que reconhece o colorismo como um problema na indústria e na sociedade.

Coco Jones admite ter intenções de evoluir nesta nova fase da sua carreira, querendo passar as suas narrativas para as suas músicas, de forma a poder contar todas essas histórias num tom íntimo e confidente para com os seus ouvintes. A artista admite ainda que o facto de ter sido atriz lhe permite idealizar e desenvolver letras e canções mais profundas, assim como assumir uma transparência para com o público.

Fonte da capa: Courtesy of Def Jam Recordings

Artigo revisto por Madalena Ribeiro

AUTORIA

+ artigos

Apesar de ser Pedro todos lhe chamam Alexandre, embora ele assine sempre com os três nomes (“porque é mais chique”).
Ingressou no curso de RPCE, porém a paixão pela escrita despertou-lhe o interesse em áreas como o Jornalismo, querendo manter desta forma um vasto leque de opções profissionais para o seu futuro, sobre o qual ainda não se decidiu concretamente. A sua personalidade extrovertida e a sua ambição são aspetos que o caracterizam e o impulsionam diariamente a dar o melhor de si em tudo, sonhando com um futuro promissor. Quando confrontado com a oportunidade que a ESCS Magazine lhe providenciou, não pensou duas vezes antes de se inscrever e tenciona tirar o melhor partido possível deste novo desafio.