Cursos Gratuitos Para Expandir o Currículo

Manter a cabeça ocupada é um dos conselhos mais frequentes para esta época de isolamento social. Diferentes universidades, plataformas e mesmo museus estão a oferecer cursos que podem ser realizados completamente online. Desde os segredos do espaço até à arte da degustação de vinho, passando por aquelas competências que ficam maravilhosas no teu currículo.

Selecionámos uma série de cursos para expandires a tua lista de certificados no LinkedIn ou o apanhado de comentários cultos para fazeres ao viajares com amigos.

Fonte: Universia Brasil

Milhares de universidades encontram-se no Coursera, uma plataforma digital que disponibiliza cursos variados de todas áreas para atenderes pela internet. Estamos a falar de acrescentar ao teu CV disciplinas lecionadas em pontos distintos do globo, muitas delas acerca de temáticas extremamente atuais, que brilham aos olhos do mercado de trabalho.

Em regime normal, apesar de as aulas serem gratuitas, o certificado é pago. Mas, tendo em conta que há uma pandemia, o Coursera selecionou 85 cursos para os quais podes tirar a certificação de graça.

A ONU, por sua vez, também está a oferecer cursos online gratuitos. São especialmente voltados para causas sociais e políticas, havendo uma série de treinos relacionados com as questões ambientais.

Fonte: Google Digital Garage

Através do Atelier Digital da Google podes aprender diferentes competências. Estão sobretudo direcionadas para as áreas de comunicação, com destaque para o marketing digital e para a comunicação empresarial, abordando desde a presença online de uma empresa a noções de código e design.

A Hubspot Academy, uma das principais responsáveis pela formação de equipas de vendas e marketing no mundo, está a oferecer uma série de cursos gratuitamente, na sua maioria com certificações.

A Udemy é uma plataforma de ensino à distância já presente no mercado há algum tempo. Lá, entre as aulas pagas, podes encontrar diferentes cursos gratuitos para dar um upgrade no teu currículo. Não te esqueças de aplicar o filtro “gratuito” ao fazer a pesquisa.

Fonte: Quartz

Algumas das principais universidades do mundo juntaram-se no edX para oferecer cursos gratuitos. Se tens vontade de sair da quarentena com formações de Harvard, Oxford ou Sorbonne, há milhares de cursos entre os quais podes escolher. Caso estejas concentrado nas prestigiadas faculdades americanas, podes voltar-te para estes 450 cursos que as Ivy League disponibilizaram gratuitamente.

A NASA, por sua vez, está a oferecer tours gratuitos das suas instalações com o projeto ‘NASA em casa’. Ficas a conhecer mais sobre a agência e as suas descobertas através de podcasts, vídeos e experiências virtuais.

Fonte: FutureLearn

O Instituto Francês de Moda está a oferecer o curso Understanding Fashion: From Business to Culture para quem quer mergulhar mais nesta indústria durante a quarentena. Nele, estudas com especialistas da Chanel, Yves Saint-Lauren e Hermès.

O famoso museu americano MoMA está, no Coursera, a oferecer diversas aulas online gratuitamente. Arte contemporânea, fotografia, moda e design são alguns dos muitos temas aos quais estas aulas se dedicarão.

Fonte: Portugal Confidential

Há muitos lugares na internet onde podes aperfeiçoar as tuas habilidades menos académicas e mais práticas. Aproveita que tens tempo e torna-te um melhor chef, fotógrafo, paisagista, decorador, entre outros.

No Skillshare, tens acesso a vários cursos e alguns deles poderiam dar-te destaque face aos teus concorrentes pela vaga de sonho. Podes saber mais sobre como criar um podcast, typography, trading, publicidade nas redes sociais, e-commerce, ilustração… A lista não acaba!

Os workshops Prova em Casa, online e gratuitos, prometem descomplicar o mundo do vinho para ti. Para saíres da quarentena um verdadeiro sommelier, assiste às lives dos colaboradores da Aveleda, onde estes comentam o vinho que estão a degustar.

Artigo revisto por Lurdes Pereira

Foto de capa – Fonte: Universia Brasil

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *