7ª Arte

Dos corredores da ESCS para os nossos ecrãs

*Este artigo faz parte da edição digital de novembro de 2020 – Manual de Sobrevivência*

O mês de outubro já chegou e com ele vêm os novos alunos da Escola Superior de Comunicação Social. Independentemente do curso que frequentam, a nossa escola está cheia de pessoas talentosas e que vingaram na sua área. Por isso, e como forma de dar as boas vindas aos nossos caloiros, preparámos uma lista de filmes e documentários realizados por escsianos, para que fiquem a conhecer (alguns) dos talentos que aqui estudaram.

  1. Kalani – Gift From Heaven
Cartaz oficial do documentário Kalani: Gift From Heaven. Fonte: IMDb

O primeiro trabalho que escolhemos é o documentário realizado por Nuno Dias, licenciado em Audiovisual e Multimédia, que estreou mundialmente em novembro de 2019, no festival Surf at Lisbon.

Dias conta-nos a história de Kalani Lattanzi, um brasileiro que, através do Bodysurf, enfrenta ondas gigantes. Ou seja, Kalani enfrenta estas ondas sem prancha nem jet skis, apenas com o seu próprio corpo. E tudo isto no mar da Nazaré. Para além da história de vida incrível deste fenómeno, o grande trunfo deste documentário são as imagens de cortar a respiração que mostram as ondas gigantes e temíveis da Nazaré. A banda sonora original, que é em grande parte responsável por criar uma atmosfera hipnotizante, foi criada por Luís Medeiros, também ele ex-aluno da ESCS.

Kalani – Gift from Heaven, venceu o prémio de melhor curta-metragem no festival Surf at Lisbon e está atualmente disponível em várias plataformas de streaming.

Trailer oficial. Fonte: Youtube

2. RIP 2 My Youth

Cartaz oficial do documentário R.I.P 2 My Youth. Fonte: ESCS

A música, com o mesmo nome, da banda americana The Neighbourhood não só está tatuada no corpo do protagonista como é também o mote para este documentário. RIP 2 My Youth conta a história de Isaac dos Santos, um jovem que nasceu no corpo errado e aos 18 anos decidiu mudar de vida.

Elizabeth Vieira, João Figueiredo e João Pico que realizaram este documentário em 2017, ano âmbito do Mestrado de Audiovisual e Multimédia da ESCS, decidiram contar o dia a dia de Isaac na primeira pessoa e mostrar todo o processo de transição

RIP 2 My Youth é um dos primeiros filmes em Portugal a abordar a temática fraturante da transexualidade e percorreu várias salas de cinema do país em sessões que promoveram também a discussão sobre o tema.

Trailer oficial. Fonte: Youtube

3. Offline

Cartaz oficial de Offline. Fonte: RTP

Foi em 2014, quando o escsiano Guilherme Trindade integrou a Academia RTP, que nasceu a longa-metragem Offline, que realizou e ajudou e escrever.

A comédia, que estreou em 2016 na Comic Con, conta a história de Tiago, um professor de história que vive sem telemóvel e completamente offline, e Rita, a sua vizinha antissocial e procrastinadora. Pelo meio, há drama na vida de youtubers e cosplayer.

Guilherme, que passou primeiro pela liceciatura em Jornalismo e depois em Audiovisual e Multimédia, afirma que o filme é um reflexo cómico da era digital em que vivemos e não faltam referências a memes, hastags, sexting, Tinder, Instagram e Facebook. Essencialmente, conceitos que fazem parte do nosso dia a dia.

Com um elenco do qual fazem parte Duarte Gomes, Ana Burstoff, Sara Barros Leitão e Iris Cayatte, Offline está disponível online no site da RTP Play.

Artigo redigido por Madalena Guinote

Fonte da imagem de destaque: ESCS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *