Atualidade

Marcelo preocupado com ausência de Centeno

O Presidente da República está apreensivo com o impacto que a ausência de Mário Centeno terá na pasta das Finanças, sobretudo na preparação do próximo Orçamento do Estado.

Mário Centeno foi eleito Presidente do Eurogrupo

As questões de gestão do Eurogrupo terão impacto em Lisboa. O Presidente está preocupado com o Orçamento do Estado para 2019 e as muitas reivindicações em ano pré-eleitoral.

 Este processo será marcado pelo ambiente pré-eleitoral e por um crescendo nas reivindicações por parte dos sindicatos, funcionários públicos e parceiros à esquerda.

 A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defende que nos dois anos que faltam para a conclusão da legislatura a prioridade será a recuperação dos serviços públicos. Só no Serviço Nacional da Saúde falta reverter cortes de mil milhões de euros, segundo as contas o BE.

Na imagem: Catarina Martins

E Mário Centeno?

Tudo indica que Mário Centeno não irá encarar o cargo de liderança dos ministros do euro como apenas mais dias de trabalho, até porque as reformas em preparação na arquitetura europeia podem comprometer a existência do cargo a curto prazo. Logo, vai sobrar mais trabalho e mais responsabilidade para a equipa de Centeno em Lisboa e, em particular, para o número dois do Ministério das Finanças. Ricardo Mourinho Félix irá ganhar maior protagonismo político. E Marcelo, diz o jornal Expresso, vai andar de “olho vivo”, até porque para o Presidente, o ministro das Finanças representava no Governo a principal garantia de disciplina nas finanças públicas.

Avatar

O meu sonho, para além de conseguir aprender a jogar xadrez, é tornar-me num homem dos sete ofícios da área da comunicação. Para além do jornalismo, tenho um fascínio enorme pelo entretenimento, representação, guionismo, realização e literatura. O cinema é a forma de expressão artística que mais me agita, juntar-lhe a escrita é aliar ao entusiasmo tresloucado um cubo de gelo refrescante e ponderado: o meu ying yang.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *