Mick Riva e o Universo Literário de Taylor Jenkins Reid
Taylor Jenkins Reid é uma das autoras mais aclamadas do momento, tendo sido já várias vezes premiada. A sua primeira obra, Tu, Eu e Todo o Tempo do Mundo, foi lançada em 2013 (traduzido em 2016 para português) e desde aí o seu sucesso foi sempre aumentando. Até chegar ao seu bestseller, seguiram-se no seu portfólio Deixo-te Para Não Te Perder, Maybe In Another Life e One True Loves.
O seu sucesso mundial, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, foi lançado em 2017 e viralizou nas redes sociais em 2020, durante a pandemia. As redes sociais, em especial o Tiktok, ajudaram na divulgação do primeiro livro do conhecido universo “Hollywoodesco” de Jenkins Reid. A conhecida história da atriz ficcional Evelyn Hugo deu lugar a uma série de quatro livros, todos conectados de alguma maneira.
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Evelyn Hugo, talvez a personagem mais conhecida de todo o universo criado por Taylor Jenkins Reid, mostra ao leitor a sua ascensão até se tornar uma atriz de Hollywood mundialmente famosa.
A ação passa-se, na sua maioria, em Los Angeles na década de 50, desde os anos áureos da sua carreira, passando pelos anos 80, quando decidiu pôr um fim à sua trajetória profissional, finalizando no presente, já com alguma idade, a dar uma entrevista a Monique – uma jornalista escolhida a dedo para saber toda a sua vida. Nessa entrevista, segredos são revelados, incluindo aqueles sobre os sete maridos que teve e sobre aquele que foi, até ao fim, o seu único e verdadeiro amor.
Em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, conhecemos o terceiro marido da personagem principal, “O Crédulo Mick Riva”. É ele que vai fazer a ligação entre este livro, a sua primeira aparição, e Daisy Jones & The Six e Malibu Renasce. Naquele que foi talvez o casamento mais rápido da História, já deu para conhecer a personalidade de Mick nos poucos momentos de protagonismo que teve, querendo Evelyn apenas pelo seu corpo e descartando-a a seguir, pondo fim ao casamento entre ambos.
Daisy Jones & The Six
Daisy Jones, uma jovem que acaba de descobrir os prazeres da noite em Los Angeles, junta-se à banda The Six, formando o lendário grupo de rock Daisy Jones & The Six. Esta é uma história sobre música, rock, amizade, drogas, noites de festas loucas e fama.
Mick Riva é mencionado numa das várias festas organizadas por Daisy. Numa dessas festas, no Chateau Marmot, Mick está ao pé da piscina a pedir álcool e, mais uma vez, é possível perceber a sua personalidade detestável, já que se faz acompanhar por menores de idade. Riva é apenas um figurante em Daisy Jones & The Six, mas não deixa de ser um elemento de ligação entre todos os livros deste universo.
Malibu Renasce
Em Malibu Renasce, Mick Riva ganha algum protagonismo, havendo capítulos dedicados exclusivamente à sua história de amor mais longa. Do relacionamento com June, nasceram os irmãos Riva, Nina, Hud, Jay e Kit. O livro passa-se todo em 24 horas, durante a épica festa que Nina organiza todos os anos na sua mansão.O que ninguém sabe é que aquela noite vai ser tanto trágica como revolucionária, sendo capaz de mudar tudo para sempre.
Os capítulos são intercalados entre o presente, com a preparação da festa, e o passado, onde o leitor acompanha a história da família desde o início e vê Mick e June a apaixonarem-se. Riva não melhora em Malibu Renasce, mantendo o seu egoísmo e a ausência de empatia para com os outros. Este é, sem dúvida alguma, o melhor livro para conhecer este elemento de intertextualidade no universo de Taylor Jenkins Reid.
Carrie Soto Está de Volta
Por fim, chegamos ao mais recente livro da autora, publicado em 2022. Carrie Soto Está de Volta difere um pouco dos restantes livros, uma vez que Mick Riva acaba por não ser o principal easter egg da história. A verdade é que, apesar de ser mencionado pelo pai da personagem principal, que afirma não o suportar, é a própria Carrie que surpreende o leitor por já ter aparecido noutra história.
Carrie, a melhor tenista do mundo, acabou a sua carreira. No entanto, ao ver o seu recorde prestes a ser batido, decide voltar aos courts e lutar pelo que é dela. O livro acompanha essa sua jornada durante os vários campeonatos que tem de vencer, para não perder o título de melhor do mundo.
O leitor não conhece Carrie pela primeira vez nas melhores circunstâncias: Brandon, o marido de Nina Riva, começa a traí-la com a tenista, acabando mesmo por deixar a mulher e ir viver com a amante. Apesar de tudo, em Carrie Soto Está de Volta conhecemos uma Carrie forte, independente e segura de si, sendo percetível logo nas primeiras falas da personagem, desculpando-se a Nina por tudo o que aconteceu.
Taylor Jenkins Reid é conhecida pela sua escrita fluída e viciante, pelas descrições históricas precisas e, sobretudo, pelas personagens que cria e pelas emoções e sentimentos que essas personagens causam no leitor. A intertextualidade é uma das características que mais apaixona leitores em todo o mundo, e o seu universo literário decerto marcou a História da literatura.
Fonte da capa: Off The Shelf
Artigo revisto por Beatriz Santos
AUTORIA
A Mariana sempre foi apaixonada por palavras, o que a levou a escolher o curso de Jornalismo. A escrita e a leitura estão presentes na sua vida, nomeadamente no seu bookstragram (@books.mariana) e no seu booktok (@_marianalouro_). Na ESCS Magazine já escreveu de tudo um pouco: artigos sobre Moda e Lifestyle, Literatura e cobertura de eventos. Atualmente é Vice-Diretora e Editora Executiva.