O LEFFEST continua a fugir à passadeira vermelha

A 11ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival decorre entre 17 e 26 de Novembro e desdobra-se entre Lisboa e Sintra. Alguns destaques deste ano, revelados na conferência de imprensa a que a ESCS MAGAZINE assistiu, passam pela retrospetiva da carreira da atriz Isabelle Huppert, uma homenagem ao encenador Peter Brook e um Encontro Internacional de Escolas de Cinema.

O ênfase é dado à retrospectiva da carreira de Isabelle Huppert, com a presença garantida da atriz em Portugal. Para Paulo Branco, diretor do certame, trata-se de um luxo: “ Estamos a falar, provavelmente, da melhor atriz francesa, atualmente, e certamente uma das melhores a nível europeu e mundial”, disse no átrio principal do Teatro D. Maria II, que serviu de palco à conferência de apresentação do festival. Mas não só de Huppert se compõem os 10 dias de festival, pois garantidas estão as presenças de alguns notáveis da sétima arte, à cabeça: William Defoe – protagonista em clássicos como Platoon ou A Última Tentação de Cristo; Abel Ferrara – figura ímpar no universo do cinema independente americano; David Cronenberg – conceituado realizador canadiano que será também o presidente do júri do festival. A confirmar está ainda a presença de Robert Pattinson.

“Uma lista riquíssima em que quase todos os filmes tiveram aclamação da crítica e mereceram vários prémios em diferentes festivais. Houve uma capacidade de colocar em competição uma grande qualidade com filmes para todos os gostos desde filmes de estúdio a apostas de cinema independente”, declarou Paulo Branco, que continua a achar que o LEFFEST recusa ser um “festival de passadeira vermelha, porque aqui os convidados vêm para estar com o público de uma forma informal e para falar de cinema, algo que não acontece noutros festivais de renome como Cannes ou Veneza. É esse um ponto que mostra a diferença do festival, essa relação descontraída entre quem é convidado e o comum espectador. É uma partilha de experiências”, garantiu. Para Catarina Vaz Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, é uma oportunidade para mostrar uma “cidade tolerante e acolhedora trazendo figuras ilustres do cinema, música, literatura ou teatro”.

 

Os bilhetes estão à venda partir de 3 de novembro

Link do site oficial: http://www.leffest.com/

Artigos recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *