Literatura

O peso pesado dos livros

Naquele que é o dia do ano dedicado à celebração do livro e dos direitos de autor, a ESCS Magazine traz-te um conjunto de obras literárias que são capazes de causar impacto, no sentido figurativo, mas também no sentido literal. Nada melhor para perceber o conceito de “livro” do que emergir num número recorde de páginas de forma a penetrarmos a fundo num mundo novo. Fica assim a descobrir alguns dos livros que, apesar de dobrarem estantes, causarem dores nos pulsos e serem desaconselhados para levar de viagem, irão levar-te numa aventura da qual nunca mais te irás esquecer.  

A Little Life de Hanya Yanagihara – 720 páginas

Um dos livros mais polarizantes da nossa era. Correu mundo e foi mencionado por quase todo e qualquer criador de conteúdo online sobre livros. Lançado em 2015, começou a ganhar enorme fama em anos mais recentes em plataformas como o Youtube e o TikTok. 

Quatro colegas de escola na Universidade de Massachusetts decidem mudar-se para a cidade de Nova Iorque. Estão falidos e procuram dar início àquilo que querem das suas vidas. Unidos pela sua enorme amizade, mas completamente diferentes uns dos outros temos: Williem, JB, Malcolm e Jude. 

As 700 páginas são décadas de vida destes quatro rapazes. Um verdadeiro mergulho naquilo que há de mais cruel e arrepiante no passado de cada um e como tal é capaz de nos acompanhar para toda uma vida.

A Little Life | Amazon.com.br
A Little Life de Hanya Yanagihara – 720 páginas

Os Irmãos Karamazov de Fyodor Dostoyevsky – 776 páginas

Dos maiores romancistas e pensadores da História, o escritor russo tem Os Irmãos Karamazon como uma das melhores das suas obras primas, e a última.

Ao fim e ao cabo é não só um mistério de um assassinato, como também um drama em tribunal e uma exploração do eroticismo de vários triângulos amorosos, envolvendo Fyodor Pavlovich Karamazov e os seus três filhos: Dimitri, Ivan e Alyosha.

Dostoevsky retrata toda uma vivência russa durante aquela que foi a era de ouro da cultura russa, bem como a sua trágica mudança.

Os Irmãos Karamazov de Fyodor Dostoyevsky

The Luminaries de Eleanor Catton – 848 páginas

Eleanor Catton é uma escritora da Nova Zelândia que teve como primeiro sucesso o livro The Rehearsal. De acordo com a crítica do jornal The Guardian, o seu novo livro não é apenas sobre a história em si, mas sim sobre aquilo que acontece ao leitor quando este lê romances. 

O ano é de 1866. Um jovem chamado Walter Moody decide ir para a Nova Zelândia. À sua chegada espera-o um mistério. Doze homens locais encontram-se reunidos para discutir uma série de eventos, tais como um homem rico que desapareceu, uma prostituta que tentou tirar a própria vida e uma fortuna enorme que foi encontrada na casa de um homem bêbado. 

O ambiente evocado é o do século XIX, com todo o seu comércio, expedições, procura por ouro, ganância, e muito mais. 

The Luminaries by Eleanor Catton
The Luminaries de Eleanor Catton

1Q84 de Haruki Murakami – 925 páginas

Murakami é aclamado pelos seus livros carregados de realismo mágico. Este não é exceção. Podendo ser adquirido em três volumes ou comprado por inteiro, são mais de 900 páginas. 

Aomame, uma jovem mulher, segue um condutor de um táxi e entra num universo paralelo, chamado 1Q84: “Q is for ‘question mark.’ A world that bears a question”. Concomitantemente, temos Tengo, um escritor fantasma que aceita um novo projeto com o qual fica obcecado. Durante um ano seguimos a narrativa destas duas personagens, com um ensarilhar de conexões entre os dois.

Uma utopia de grande sucesso no seu país de origem, o Japão, e um marco no reportório de um dos escritores contemporâneos mais falados.

1Q84 – Wikipédia, a enciclopédia livre
1Q84 de Haruki Murakami

Don Quixote de Miguel Cervantes – 1023 páginas

Outra grande obra prima é Don Quixote de Miguel Cervantes. Apesar de este ser uma constante adaptação no cinema, é ainda uma obra obrigatória para quem quer verdadeiramente entrar neste mundo. 

Don Quixote é a personagem que tem ficado encantada e completamente imersa em romances de cavalheiros, tanto que o próprio quer tornar-se num cavaleiro andante. Ao lado do seu companheiro, Sancho Pança começa uma enorme aventura pelo mundo, repleta de todo o tipo de fantasia. 

O romance, de 1605, ultrapassa as mil páginas e é considerado o primeiro romance moderno, tendo servido de inspiração a dezenas de reconhecidos escritores.

Don Quixote de Miguel Cervantes

Infinite Jest de David Foster Wallace – 1088 páginas

David Foster Wallace não é um nome desconhecido, tendo ficado imortalizado com esta mesma obra. Nomeada como um profundamente alternate comédia trágica sobre a procura da felicidade na América.

Infinite Jest (em português, A Piada Infinita) publicado no ano de 1996, coloca questões cada vez mais pertinentes acerca do entretenimento: o que é? Como é que domina as nossas vidas?

Além disso, promete abordar temas como a forma como o desejo pelo entretenimento afeta as nossas relações com os outros, bem como, o que o prazer que procuramos diz sobre nós mesmos.

livro infinite jest david foster wallace na Saraiva
Infinite Jest de David Foster Wallace

The Stand de Stephen King – 1152 páginas

The Stand é o maior livro do popular escritor de ficção Stephen King. Numa mistura de terror e ficção científica, King conta-nos a história de um homem que escapa de uma estação de testagem biológica. A partir daí começa aquele que será o espalhar de uma mutação da gripe. Em pouco mais de algumas semanas, 99% da humanidade será extinta.

Com sobreviventes assustados e sem saber o que fazer, surgem dois líderes numa rivalidade inimaginável. Quem é que o povo irá escolher para governar o mundo e decidir o destino da humanidade?

The Stand (Dança da Morte) – Stephen King | Um épico apocalíptico e de  leitura catártica nesses tempos de Coronavírus! | NITROLEITURAS #resenha  #horror #stephenking – NITROBLOG
The Stand de Stephen King

War and Peace de Leo Tolstoy – 1440 páginas

O livro mais extenso de toda esta lista de recomendações é, nem mais nem menos, do que War and Peace de Tolstoy. A cena toma lugar em São Petersburgo de 1805.

Napoleão e o seu exército estão a caminho da Rússia, e para a sociedade presente numa glamorosa festa a guerra é tema de discussão. A vida de Pierre, Andrey e Natasha mudam para sempre, juntamente com um vasto número de personagens. Desde aristocratas a camponeses, Tolstoy regista algumas das cenas mais inesquecíveis da Rússia do século XIX, envolvendo temas como conflito, amor, morte, destino e livre arbítrio. 

War and Peace de Leo Tolstoy

Fonte da capa: Inês Alegria

Artigo revisto por Ana Sofia Cunha

AUTORIA

+ artigos

Lembro-me que em pequena tinha o desejo de pisar cada pequeno recanto do mundo. Assim que pude fugi da minha terra natal, onde a única coisa de que ainda tenho saudades é de comer tripa com chocolate enquanto apanho com um vento gelado no rosto e olho por entre o casaco para o mar bravo. Vim para Lisboa com o intuito de estudar algo que me fizesse realmente sentir feliz e realizada. Nos meus tempos livres o mais provável é encontrarem-me pelas ruas de Lisboa a tirar fotografias ou então enfiada numa biblioteca com uma pilha de livros à minha frente.