Informação

Presidente da República unido aos Media contra controlo editorial

Cavaco Silva mostrou-se preocupado com os rascunhos da proposta de alteração da Lei da Cobertura Eleitoral. O Presidente da República reuniu na manhã de terça-feira com o director executivo da Plataforma de Media Privados, Luís Nazaré, que falou em “inquietações” do presidente face a este assunto. Luís Nazaré referiu a necessidade de mudar a lei que regula a cobertura jornalística das campanhas eleitorais antes do próximo acto eleitoral.

Já nesta sexta os directores dos jornais, rádios e televisões portuguesas, incluindo os operadores públicos, Lusa e RTP, emitiram um comunicado conjunto a condenar a proposta que obrigava os Media a comunicarem com antecedência os alinhamentos informativos para o período da campanha eleitoral.

Por que é importante mudar a lei?
A actual lei é de 1975; na altura o panorama político era muito diferente, tal como o panorama dos media. Havia apenas uma estação de televisão, não havia internet, os jornais tinham duas edições diárias. Não havia a quantidade de partidos que há agora e que torna muito difícil assegurar a total cobertura das campanhas de forma igualitária, como é exigido pela lei.

A Lei de Cobertura Eleitoral deve ser reformulada até ao começo da próxima campanha eleitoral, a das Legislativas 2015, de maneira a que os Media possam fazer uma cobertura das eleições, caso contrário existe o risco de não haver qualquer representação nos telejornais da campanha dos 26 partidos existentes (até este momento).

AUTORIA

+ artigos