Música,  Secções

Queremos ouvir o Auto Rádio na Volkswagen de Benjamim

No fim do ano passado, “morreu” Walter Benjamin. Este ano, nasceu Benjamim. É o novo alter-ego de Luís Nunes e o seu primeiro disco, Auto Rádio: é uma viagem para ouvir em viagem.

Benjamim cruza no disco paisagens de som, ao estilo da viagem na identidade que vamos percorrendo. “Os teus passos”, single que apresentou o álbum, é uma canção para dançar, que apresenta mestria na composição, competência na guitarra e habilidade cirúrgica nas teclas. Indicada para cantar sozinho no carro. “Eu quero ser o que tu quiseres” ou “Tarrafal” completam o leque de batidas alegres, mas rapidamente percebemos que por detrás de um single para bater o pé se esconde um disco para ouvir com atenção. Histórias mais ou menos voltadas para a própria vida de Benjamim, como “O Exílio” ou “O Sangue” acalmam-nos o espírito enquanto imaginamos a viagem que trouxe Luís de Londres para Lisboa, onde Benjamim espera viver agora em definitivo. “Volkswagen” homenageia o carro que levou o músico por uma Volta a Portugal, em Auto Rádio, durante o ultimo verão. Somos melancolicamente convidados a ir queimar gasóleo para a marginal, naquela que podemos ver como a melhor canção alguma vez escrita a um automóvel.

O disco traz também a história de Quinito, como é conhecido Joaquim Aleixo no Alvito, que foi para a guerra colonial. Foi para poder cantar e contar histórias da sua vida que Benjamim decidiu que estava definitivamente na altura de começar a cantar em português. “O Quinito foi para a Guiné” é a quinta faixa de Auto Rádio. O álbum vai buscar o nome à décima primeira canção, que num misto de sentimentos nos faz entrar no mundo muito próprio onde vive Benjamim.

Merece ainda um importante destaque, a canção “Rosie”, um original de António Pedro Braga e Fausto Bordalo Dias, que Benjamim canta em dueto com o próprio AP Braga numa interpretação notável.

Auto Rádio, disco de estreia de Benjamim, é a sugestão da ESCS MAGAZINE para esta semana:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *