Reese Witherspoon – Entre Cenas e Causas
Reese Witherspoon é uma atriz com um longo legado na esfera do cinema e do entretenimento. Durante os seus tempos de infância, Reese trabalhou como modelo fotográfica e expandiu essa sua faceta artística para os ecrãs ao participar em alguns anúncios comerciais. Aos 14 anos, conseguiu o seu primeiro papel como atriz no aclamado filme The Man in the Moon.
Witherspoon ascendeu lentamente na sua carreira de representação e aos 25 anos conseguiu o papel que iria marcar o despontar do seu sucesso internacional, ao dar vida à personagem Elle na trilogia de comédia Legally Blonde.
Seja como atriz ou produtora de cinema, Reese deu o seu contributo a mais de quarenta obras cinematográficas e conseguiu arrecadar mais vinte e seis prémios na área – entre os quais, um Óscar na categoria de Melhor Atriz.
À medida que foi adquirindo mais conhecimento sobre o âmbito hollywoodiano, em que ela própria se insere até aos dias de hoje, a atriz apercebeu-se da existência de tendências machistas e dissemelhantes que deterioram as condições de igualdade entre os artistas que formam a comunidade de talentos de Hollywood.
Witherspoon luta em prol do equilíbrio salarial entre atores e atrizes e, por isso, aconselha inúmeros novos integrantes da área em aspetos contratuais. Impedir o assédio sexual no local de trabalho também é um dos propósitos do seu lado mais ativista, até porque ela própria sofreu pressões nesse sentido, aos 19 anos.
Essa foi uma das razões que levaram a artista a criar a sua própria produtora cinematográfica, a Hello Sunshine. Numa entrevista à Harper’s Bazaar, Reese sublinhou: “Acho que é mais uma daquelas histórias que me fizeram querer ser uma agente de mudança e alguém que talvez possa estar numa posição de liderança para contar histórias a partir de uma perspetiva feminina em vez do olhar masculino.”
Uma das curiosidades mais interessantes sobre Reese Witherspoon e a sua faceta ativista é o facto de que a atriz reuniu informações valiosas, durante meses, sobre o comportamento evasivo dos paparazzi, que violavam os limites da privacidade pessoal, e conseguiu conquistar a aprovação de uma lei que restringe os direitos dos fotógrafos. Desde então, são aplicadas multas pouco agradáveis a quem fotografar indivíduos, sob determinadas circunstâncias, sem o devido consentimento prévio dos mesmos.
Para além de tudo isto, Reese ainda incentiva a disseminação da leitura através do seu clube do livro digital e da sua escrita de livros infantis.
Fonte da capa: Wallpaper Flare
Artigo revisto por Bruno Filipe Silva
AUTORIA
A Carolina tem dezenove anos e está atualmente a tirar uma licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – uma das suas grandes paixões. Outra das suas paixões é a escrita, a sua forma de arte preferida. Desde os doze anos escreve sobretudo ficção, mas gosta de explorar diversos géneros que a permitam “brincar” com as palavras. Partilhar aquilo que escreve sempre foi um grande desafio, mas ao decidir construir uma carreira na área da comunicação, decidiu que a timidez não podia continuar a representar uma barreira no seu caminho. Os seus tempos livres são ocupados com leitura e nada a cativa mais do que a literatura clássica, em especial os romances de Jane Austen e das irmãs Brontë. Ao escrever para a ESCS Magazine, a Carolina sente que tem a liberdade de unir a sua paixão pela escrita com a sua admiração pelo cinema.