Capital

Roteiro Pelas Praias de Cascais

Muitos dos visitantes de Lisboa focam os seus planos na capital, que oferece verdadeiramente uma diversidade de programas. Os concelhos vizinhos, entretanto, merecem um igual destaque na hora de montar o seu planeamento turístico ou mesmo um passeio para os que moram cá. Venho não só contar um dos meus roteiros favoritos pelas praias de Cascais, mas também propor que tentem fazê-lo.

Cascais tem um estilo um tanto diferente do centro de Lisboa. Apesar de as duas contarem com o charme de prédios históricos e comércios típicos, a primeira permite a experiência do que há de melhor na cultura portuguesa visto à beira mar.

O passeio começa ao descer na estação de comboio Monte Estoril e ao fazer uma caminhada pela marginal. Durante o inverno pode ser algo menos prazeroso, devido ao vento frio que vem do mar. Portanto, para os que preferem uma versão sempre confortável, basta descer do comboio na estação seguinte, a de Cascais.

A primeira praia que avistamos é a Praia das Moitas, logo seguida pela Praia da Duquesa. Entre elas, para além de um mar muito azul e claro junto da margem, vemos o Chalet Palmela e o Chalet Falal. Casarões como estes são, na verdade, algumas das coisas que logo nos vêm à memória ao pensar na Vila de Cascais.

Também vão reparar que por todo este caminho há uma grande variedade de restaurantes, serviços de aluguer de barcos e até mesmo uma escola de mergulho.

Na próxima e terceira praia, a Praia da Ribeira, subimos para o Largo da Praia da Rainha. Voltado principalmente para os turistas que vêm apreciar o seu charme litorâneo, oferece muitas lojas de souvenirs, restaurantes cujas especialidades vêm de diversos cantos do mundo e, por vezes, podes encontrar música ao vivo nos seus bares. Atende a todos os gostos e idades, sendo um recanto em qualquer época do ano. Ainda no Largo, de um miradouro na Rua da Saudade, vemos por entre as típicas casinhas brancas da Vila a Praia da Rainha, um pouco mais pequena do que as anteriores, mas, na minha opinião, a mais bonita.

 

Seguindo mais adiante, depois do Palácio de Seixas (que funciona com um messe da Marinha e se encontra aberto para visitas), está a Praia dos Pescadores. É muito mais ampla e tem o mar frequentemente cheio de barcos e de pessoas praticando stand up paddle.

 

Cascais não é apenas as suas praias, apesar de estas nos conquistarem de primeira quando as vemos. Podes completar o passeio visitando o Palácio da Cidadela de Cascais ou mesmo o Parque Marechal Carmona, ambos a poucos metros de distância da Praia dos Pescadores, uma caminhada que facilmente se faz. Mas isso é um roteiro que trarei para vocês num outro dia. Até lá, aproveitem estes dias mais ensolarados do final do Outono!

 

Corrigido por Ana Roquete

AUTORIA

+ artigos

Michelle tem 20 anos e faz muitas perguntas desde que se conhece por gente. Criou o primeiro site numas férias de verão enquanto criança e apaixonou-se por escrita e fotografia. Algum tempo e vôos internacionais depois, entrou em Jornalismo na ESCS, a escolha acertada para si. Não limita os seus assuntos, secções e cantinhos a visitar. Teve na Magazine um megafone enquanto Editora de Opinião.