Editorias, Música

Victoria Monet encanta os Grammys com Jaguar II

Esteve escondida nos bastidores durante anos e é a mente criativa por trás de inúmeras músicas que tiveram um sucesso esmagador: esta é Victoria Monet. 

Tendo começado a sua carreira na música em 2010, a cantora e compositora é a quem podemos atribuir o sucesso de músicas como Be Alright, de Dean Lewis, Thank U, Next, de Ariana Grande, Everlasting Love e Reflection, da banda Fifth Harmony, Do It, da dupla Chloe x Halle, e da colaboração de Blackpink com Selena Gomez, Ice Cream

A 25 de agosto 2023, lança o seu primeiro álbum, Jaguar II, uma continuação do EP Jaguar, lançado em 2020. Este disco concedeu-lhe excelentes críticas de especialistas de música. 

A meu ver, Jaguar II é uma obra-prima. O álbum é uma profunda e rica jornada sonora, que apresenta verdadeiramente a versatilidade e originalidade de Monet. Este amor à música e atenção ao detalhe foi o que a fez arrecadar sete nomeações aos Grammys deste ano.

Fonte: News24

Jaguar II é, definitivamente, o “álbum irmão” do EP Jaguar. No entanto, este disco apresenta a grandiosidade sonora que faltava à gravação anterior, que estava limitada pelo tamanho reduzido de um EP. Agora, com 11 faixas, a artista tem o espaço e o tempo para explorar e aprofundar outros aspetos. Esta gravação destaca-se pela inovação musical e a coesão entre músicas. Ainda assim, Monet não se prende a um único estilo; em vez disso, navega e articula o R&B e o Pop com o Soul. Assim, cada faixa proporciona uma experiência auditiva diferente ao ouvinte. 

Para mim, as faixas que mais se destacam neste álbum são Hollywood, Good Bye e Smoke (com a participação de Lucky Daye). Segundo Victoria Monet, numa entrevista para o canal de Youtube PopBuzz, foi importante abrir o álbum com Smoke, por esta ser uma ponte sonora entre este álbum e o EP Jaguar. Jaguar II conta, também, com o hit single On My Mama.

Victoria, ao longo da sua carreira, lançou também outros trabalhos para além destes dois discos, como o EP Nightmares & Lullabies – Act 1, em 2014, e singles como High Luv (2015), Ass Like That (2019) e MONOPOLY (2019), com a sua amiga de longa data, Ariana Grande. Em 2017, foi um dos atos de abertura na Dangerous Woman Tour, ao qual tive a sorte de experienciar ao vivo.

Apesar de já ter um currículo preenchido de nomeações e experiência musical, parece estar a obter o reconhecimento que merece apenas este ano. Nesta edição da premiação dos Grammys, que foi realizada a quatro de fevereiro, foi nomeada e ganhou na categoria de Artista Revelação. No seu discurso, emocionada, a cantora diz finalmente sentir que está a ser reconhecida e que este prémio é o resultado de um trabalho de 15 anos.Este álbum concedeu à sua filha, Hazel Monet, de apenas dois anos de idade, uma indicação aos Grammys pela sua participação na música Hollywood, ao lado de Victoria e da icónica banda dos anos 70 e 80 Earth, Wind & Fire. Desta forma, Hazel é a pessoa mais nova de sempre a ser indicada a esta premiação.

Resumidamente, Jaguar II é mais do que um álbum. É o disco que consolida Victoria Monet como um grande nome da indústria musical, deixando de ser um nome que vemos apenas nos créditos musicais para ocupar um espaço maior nas grandes e prestigiadas premiações da indústria musical, bem como um dos nomes mais promissores do R&B contemporâneo. 

Fonte da capa: Pitchfork

Artigo revisto por Liliana Braz

AUTORIA

LinkedIn | + artigos

A Luiza tem 22 anos e antes de integrar o Mestrado de Jornalismo fez uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. A Música sempre foi uma grande constante na sua vida. Toca 3 instrumentos. O primeiro instrumento que aprendeu foi o piano, depois o ukulele e a guitarra (sem contar com a flauta no 5º ano). Vem de uma família que está constantemente a consumir filmes e a analisá-los. Luiza adora ir ao cinema e é conhecida por fazer binge watching de séries.