Música

Pantera: de volta aos palcos e a Portugal

Formada em 1981, a banda Pantera considera que a sua verdadeira estreia se deu em 1990, quando o quarteto composto pelos irmãos Abbott (e fundadores originais do grupo) – o guitarrista Dimebag Darrell e o baterista Vinnie Paul –, Phil Anselmo (vocalista) e Rex Brown (baixista) lançou o álbum Cowboys from Hell, que popularizou o estilo groove metal

Seguiu-se Vulgar Display of Power, dois anos depois, no qual se incluía a icónica Walk, uma música adorada por qualquer fã de metal. Em 1994 foi lançado Far Beyond Driven, o primeiro álbum da banda a estrear-se no topo da Billboard 200, que lista os álbuns mais vendidos semanalmente nos Estados Unidos.

Com estes três álbuns lançados em quatro anos, os Pantera deixaram uma marca indelével no mundo da música pesada: não só popularizando o groove metal, mas também por terem sido a banda mais conhecida da segunda onda de thrash metal durante a década de 90.

Depois, várias tensões entre os membros do grupo – nomeadamente entre os Abbott e Anselmo – levaram ao fim da banda em 2003. 

Dimebag e Vinnie Paul formaram um novo grupo, os DAMAGEPLAN. Mas, em 2004, durante um concerto, o primeiro foi morto a tiro por um ex-mariner  de 25 anos. O homicida  ainda matou outras três pessoas, até ser abatido pela polícia. 

Esta tragédia, aliada às tensões que nunca sanaram entre Anselmo e Vinnie Paul, pôs  fim a uma possível reunião dos Pantera.

Em 2016, numa entrevista à revista Loudwire, Vinnie Paul afirmou que não falava com Phill Anselmo e que não pretendia mudar isso. Paul faleceu em 2018, devido a uma condição cardíaca. 

Porque eram os Pantera icónicos?

Para uma banda cujo período áureo durou pouco mais de uma década, durante as duas seguintes os fãs imploravam por um regresso da mesma, o que não é de admirar dado o talento de todos os seus membros. 

Em   declarações dadas à revista Loudwire, Rob Halford (Judas Priest) definiu o estilo de tocar guitarra de Dimebag: “cru, primitivo, real e agressivo, ele tocava guitarra como ninguém a havia tocado antes”. Sendo o único guitarrista da banda, Dimebag equilibrava na perfeição a secção rítmica e melódica com os seus icónicos solos.

O seu irmão Vinnie Paul, na bateria, conferia uma brutalidade melódica que influenciou o estilo de vários bateristas. Aquando da sua morte, em 2018, Alice Cooper relembrou-o assim, no Twitter: “Vinnie era amado nas comunidades do rock e do metal e vamos sentir saudades de o ver na estrada.  O seu impacto na música pesada é imensurável.

O alcance vocal de Phil Anselmo também ajudou a distinguir a banda. O melhor exemplo disso é a música Cemetery Gates, do álbum Cowboys from Hell, ainda hoje uma das mais icónicas de sempre do metal.

Já Rex Brown, no baixo, quase que ficava um pouco para segundo plano em relação aos seus colegas. Em entrevista à MusicRadar, Brown afirmou que “o som do Dime era tão potente, [eu] tinha de encontrar maneiras de encaixar algo dentro daquela parede”. Com notas pesadas e um estilo muito próprio, conseguiu sempre complementar-se com a guitarra, sendo instrumental para o sucesso de músicas como Walk ou 5 Minutes Alone

O regresso à estrada

Em julho de 2022, a Billboard anunciou que Anselmo e Brown trariam de volta os Pantera para a primeira tour da banda desde 2001. Zakk Wylde (guitarrista dos Black Label Society e da banda de Ozzy Osbourne) e Charlie Benante (baterista dos Anthrax) foram anunciados como os substitutos respectivos de Dimebag Darrell e de Vinnie Paul. 

O facto de os fundadores da banda não estarem nesta reunião faz com que esta versão dos Pantera se assemelhe mais a uma banda de tributo do que à versão original. 

No entanto, desde 2003, só Phil Anselmo é que ocasionalmente tocava uma rendição de Walk e pouco mais. Por isso, mesmo que não passe de uma banda de tributo, os atuais Pantera entusiasmam a generalidade dos fãs da música pesada.

Assim, a 2 de dezembro, pela primeira vez em 21 anos, os Pantera voltaram aos palcos, no Hell & Heaven Metal Fest, no México. Depois de as redes sociais serem invadidas com vídeos da atuação, já está disponível o concerto na sua íntegra.

Depois deste regresso aos palcos, já era conhecida a tour que se seguiria na América do Norte e na Europa. Restava saber se tal incluiria uma passagem por Portugal.

No passado dia 13 de dezembro, foi anunciado um novo festival de metal em Portugal: o Evil Live Festival. A decorrer na Altice Arena, em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2023, os cabeças de cartaz serão os Pantera e os Slipknot. Os preços para o festival são de 70€ (bilhete diário) e 120€ (passe para os dois dias).

Será o terceiro concerto dos Pantera em Portugal, depois de terem atuado duas vezes no Pavilhão do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais, em 1991 e em 1994. 

Fonte da capa: Spotify

Artigo revisto por Julia Gibelli

AUTORIA

LINKEDIN | + artigos

A Música sempre fez parte da sua vida. Após uma iniciação na música clássica, passou para o rock clássico de Rolling Stones e depressa se focou em bandas de hard-rock e metal (sendo Scorpions e Iron Maiden, respetivamente, as principais referências nesses campos). Hoje, gosta de ouvir um pouco de tudo, desde Mozart a John Coltrane, e desde Guns N’ Roses a System of a Down.