Cinco famosos casos de plágio no rock
Por mais criativos que sejam os músicos, há um limite ao número de notas, acordes e instrumentos que uma música pode ter. Portanto, é normal que haja milhares de músicas com algumas semelhanças, sem que tenha havido uma tentativa de plagiar a obra de outro artista.
Mas, neste artigo, só serão abordadas músicas cuja semelhança teve de ser discutida entre as respetivas bandas ou até em tribunal. O objetivo é deixar o leitor decidir por si mesmo se alguns destes casos têm fundamento, ou se apenas devemos dar valor ao facto de vivermos numa era em que podemos apreciar toda e qualquer originalidade musical.
Joe Satriani (If I Could Fly) – Coldplay (Viva La Vida)
Um dos temas mais populares da banda britânica, Viva La Vida, ganhou um Grammy de Melhor Música do Ano em 2008, tendo os quatro membros da banda sido sempre creditados como os compositores da música.
Mas tal foi contestado pelo virtuoso guitarrista Joe Satriani, que instaurou um processo em tribunal por violação de direitos de autor. Satriani afirmou que Viva La Vida continha “partes originais substanciais” da sua música de 2004, If I Could Fly. O guitarrista disse que só demorou um segundo a perceber que houvera plágio. Os Coldplay, por seu lado, afirmaram que não existira qualquer cópia.
Menos de um ano após a acusação formal de Satriani, os dois lados chegaram a um acordo financeiro fora de tribunal.
Chuck Berry (Sweet Little Sixteen) – Beach Boys (Surfin’ USA)
Este caso é menos controverso, porque o plagiador confessou o seu ato.
Com mais de 60 anos de carreira (!), Surfin’ USA está muito ligada aos êxitos dos Beach Boys, mas o cantor e compositor Brian Wilson admitiu, em 2015, ao Los Angeles Times ter pegado na melodia e letra de uma música conhecida e apenas alterar a primeira.
A música em questão era Sweet Little Sixteen, de um dos maiores pioneiros do rock ‘n roll, Chuck Berry, que não ficou ofendido pelo plágio, mas não deixou de tomar ação – Surfin’ USA passou a ser creditada como pertencendo a Berry e a Brian Wilson.
Queen e David Bowie (Under Pressure) – Vanilla Ice (Ice Ice Baby)
Tanto os Queen como David Bowie não precisam de introdução – quando os dois monstros musicais uniram forças em 1981, nasceu Under Pressure, uma música que ainda hoje é popular.
Até que, em 1989, Vanilla Ice lançou a sua música mais ouvida de sempre (pelo menos no Spotify), Ice Ice Baby. E as semelhanças entre as duas são inegáveis. O rapper ainda fez uma fraca tentativa de justificar a originalidade da “sua” obra, mas foi acusado de violação de direitos de autor, tendo ambas as partes chegado a um acordo fora do tribunal.
Em 2013, Ice revelou que acordo fora esse: em vez de pagar aos Queen e a Bowie sempre que tocasse Ice Ice Baby, comprou os direitos de Under Pressure por quatro milhões de dólares, algo que afirmou ter-lhe sido extremamente lucrativo.
Killing Joke (Eighties) – Nirvana (Come as You Are)
Lançado em 1992, Nevermind é um álbum clássico, com músicas como Smells Like Teen Spirit, Lithium e Come As You Are – Nirvana no seu melhor. Mas esta última música é muito semelhante a uma oito anos mais nova: Eighties, dos Killing Joke.
O riff é praticamente igual, sendo que Cobain toca-o de forma mais lenta do que o guitarrista dos Killing Joke. Geordie Walker, que afirmou estar “chateado” quando ouviu a música dos Nirvana, acrescentou que a semelhança entre as músicas era “óbvia para qualquer um”.
Mas os Killing Joke não abriram um processo, alegando razões pessoais e financeiras, e depois do suicídio de Kurt Cobain em 1994, a banda pode ter perdido qualquer vontade de levar o caso a tribunal.
De resto, não existe ressentimento entre as duas partes, tendo havido inclusive contribuições entre os Killing Joke e Dave Grohl, que foi o baterista dos Nirvana desde 1990 até à morte de Cobain.
Willie Dixon e Small Faces (You Need Loving) – Led Zeppelin (Whole Lotta Love)
Com um alinhamento de luxo (Jimmy Page na guitarra, John Paul Jones no baixo e teclas, John Bonham na bateria e Robert Plant como vocalista), os Led Zeppelin foram uma das primeiras bandas a popularizar o rock pesado e a influenciar o início do metal. No entanto, o seu legado vai-se manchando ao longo dos anos devido a inúmeros casos de plágio, muitos deles óbvios, como é o caso de “Whole Lotta Love”.
“You Need Loving” foi originalmente escrita em 1962 por Willie Dixon, mas foi um “cover” desta música por parte dos Small Faces (em 1966) que “inspirou” a letra e até o estilo lírico de Plant na famosa música dos Zeppelin – ao ouvir a versão dos Small Faces, as semelhanças são imediatamente percetíveis.
A filha de Dixon processou os Led Zeppelin, tendo ambos chegado a um acordo fora de tribunal e o nome de Dixon adicionado à lista de compositores de “Whole Lotta Love”. Plant admitiu mesmo ter roubado a letra da música, afirmando: “Só se é descoberto quando se é bem-sucedido. É esse o jogo”.
Fonte da capa: Sky News
Artigo revisto por Leonor Almeida
AUTORIA
A Música sempre fez parte da sua vida. Após uma iniciação na música clássica, passou para o rock clássico de Rolling Stones e depressa se focou em bandas de hard-rock e metal (sendo Scorpions e Iron Maiden, respetivamente, as principais referências nesses campos). Hoje, gosta de ouvir um pouco de tudo, desde Mozart a John Coltrane, e desde Guns N’ Roses a System of a Down.