Cine’Dicas: Por um mundo melhor

solidariedade

É verdade que nesta época do ano se ouve falar muito em solidariedade e em ajudar o próximo. Não deveríamos lembrar-nos disso apenas no auge do espírito natalício, porém devemos, sim, ajudar especialmente nesta altura – não é por acaso que o dia Internacional da Solidariedade Humana é a 20 de dezembro. Para mim, esta é uma época do ano mágica, e mesmo quem não partilhe o mesmo sentimento sabe que é mágica e sagrada para muitos. E não nos sentiríamos melhor se colocássemos um sorriso na cara de alguém? Estes filmes ajudam-nos a ver nesta perspetiva e despertam o nosso lado emocional.

 “I Am Sam”

Este filme conta uma história inspiradora e muito comovente, de um caso muito sensível. Sean Pean interpreta o papel de Sam, que sofre de um atraso cognitivo e é pai de uma menina (Dakota Fanning no papel de Lucy) de 7 anos. Este caso chama à atenção dos serviços sociais que têm receio de que Sam não possua as capacidades necessárias para tomar conta da filha, visto que ela começa a ultrapassá-lo, a nível intelectual. Com a ajuda de amigos, e da advogada, Sam viverá muitas emoções devido a atitudes que não compreende, mas também sentirá como é ter o apoio necessário para ultrapassar uma situação tão difícil: ter a custódia da própria filha. O que será que acontece?

https://www.youtube.com/watch?v=FHePPdyQqOU

 

“Amour”

Para além de nos preocuparmos e tentarmos ajudar os outros, nunca nos devemos esquecer das nossas pessoas, as que fazem parte de nós. Este é um filme francês muito romântico, que conta a história de um casal idoso aposentado – Georges e Anne –  e de como vivem diariamente, juntos. Após uma operação que corre mal, Anne fica paralisada de um lado do corpo. Para Georges é impensável abandonar a mulher, pelo que permanece sempre ao lado dela, tentando tornar os seus dias melhores. A cumplicidade, solidariedade e carinho entre eles são mágicos. É um filme longo, e pode parecer que não vale a pena vê-lo, mas acreditem que vale!

https://www.youtube.com/watch?v=ivIM6a1lnlk

 

“Pay It Forward”

Trevor (interpretado por Haley Joel Osment) é um menino de 11 anos que implementa um sistema de favores, em que uma pessoa faz três favores a três pessoas, e a retribuição dessas pessoas é continuarem o sistema fazendo favores ainda a outras pessoas. O filme retrata ainda, para além do funcionamento deste sistema, as alterações que ele faz na vida da mãe, Arlene (interpretada por Helen Hunt), e do seu Professor Eugene (interpretado por Kevin Spacey). Todos nós devíamos aplicar este sistema que é aplicado no filme, uma rede de boas ações, em algumas situações na nossa vida. Às vezes temos de parar, olhar à nossa volta, e ver, porque podemos precisar de que nos façam a nós o favor que um dia fazemos a alguém!

https://www.youtube.com/watch?v=qfW0wCV9iFI

 

“The Blind Side”

Este é um filme cheio de esperança e coragem, que mostra como a bondade e suporte dos que nos rodeiam podem ajudar a tornar os nossos sonhos possíveis. Michael é um rapaz solitário, que não sabe o que é ter o amor e calor de uma família que o ama, até conhecer a família do seu amigo Sean. A mãe deste acolhe-o em sua casa, onde vai desenvolvendo uma relação muito boa com toda esta família. Muitos são os acontecimentos que retratam este filme, mas o mais importante é a mensagem que fica, e essa, sim, deve ser memorável.

https://www.youtube.com/watch?v=qacQrxVl0Xo

 

Não tenho grande coisa para acrescentar, porque todos estes filmes (e muitos outros) falam por eles mesmos. É sim importante olharmos para nós e preocuparmo-nos connosco, mas também não nos devemos esquecer que o mundo é constituído por outros milhares de pessoas. Se nos sentimos bem e agradecidos quando alguém nos ajuda, devemos saber retribuir da mesma forma.

Desejo a todos vocês um Feliz Natal e, como diz a Ellen Degeneres, “Be kind to one another!”

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *