Um dia na cozinha: Espanha
Bem-vindo à minha cozinha. Hoje proponho-lhe uma viagem pelos sabores de Espanha.
Partilhando uma mesma Península e muitas tradições, os portugueses e os espanhóis têm uma gastronomia muito semelhante. Destaca-se, por exemplo, a exaltação do azeite, a múltipla utilização do tomate e da cebola e o entusiasmo pelo alho e pelo presunto. A cozinha espanhola é uma das cozinhas mais importantes e valorizadas de todo o mundo. Usufrui de receitas com centenas de anos que defendem a utilização de produtos frescos, locais e de qualidade. Para lhe despertar os sentidos e aguçar o apetite, decidi apresentar 4 belíssimas refeições, verdadeiramente espanholas, capazes de o levar por uma viagem de aromas e paladares.
1. Pequeno-almoço
Começamos pelo pequeno-almoço. Conforme cada canto do mundo, existem diferentes ingredientes que compõem a refeição mais importante do dia. Em Espanha, a combinação mais típica é, sem dúvida, torrada com tomate triturado.
Torradas com tomate triturado
Ingredientes:
– 2 fatias de pão;
– 1 tomate;
– Azeite;
– Orégãos;
– Sal q.b.;
– Presunto (opcional);
Preparação:
Triture com a varinha mágica o tomate. Assim que ficar uma espécie de papa, adicione um fio de azeite, sal e orégãos. Coloque as fatias de pão na torradeira. Por fim, espalhe o preparado pelas torradas. Para acompanhar, acrescente umas fatias de presunto. A título de bebida, sugiro simplesmente um café com leite. Esta é a combinação espanhola mais típica.
Saboreie este pequeno-almoço!
2. Almoço
Para este mês, sugiro que se aventure num clássico com sabor a Espanha. Partilho agora os meus segredos de uma deliciosa paella: uma excelente ideia para um almoço extraordinariamente saboroso.
Paelha (4 pessoas)
Ingredientes:
– Arroz (330 g);
– 2 peitos de frango;
– 100 g de lombo de porco;
– 6 salsichas;
– 250 g de mexilhões com concha;
– 200 g de lulas;
– 200 g de ervilhas;
– 8 camarões grandes;
– 1 pimento vermelho;
– 2 tomates;
– 4 dentes de alho;
– 1 cebola;
– Salsa q.b.;
– Azeite q.b.;
– Caldo de marisco q.b.;
– Sal, pimenta e açafrão q.b.;
– Sumo de limão e vinho branco q.b.;
Preparação:
Comece por colocar numa taça os peitos de frango, o lombo de porco e as lulas. Tempere com sal, pimenta e o sumo de limão. Num tacho coloque um fio de azeite e frite tudo. Retire as carnes e as lulas e adicione os alhos e a cebola picados. Assim que estiver douradinho, junte o pimento cortado em tiras e os dois tomates cortados em cubos. Entretanto, ferva 1 litro de água. Refresque o refugado com o vinho branco. Adicione as ervilhas e as salsichas cortadas em rodelas. Junte as carnes e as lulas já fritas. Envolva tudo. Adicione o arroz, o açafrão e o caldo de marisco. Regue com a água, mexa e aguarde cerca de 10 minutos. A 5 minutos do fim, acrescente o camarão, o mexilhão, mais algumas tiras de pimento e a salsa.
Bom apetite!
3. Lanche
Espanha rima também com tortilha. Proponho-lhe, então, que experimente uma combinação luso-espanhola. A receita deste lanche é simples e pode sempre servir de base para outras mais variadas. Para isto, bastará que se acrescente à tortilha qualquer um destes ingredientes: tomate, queijo, frango ou presunto.
Tortilha (4 pessoas)
Ingredientes:
– 2 cebolas;
– 2 dentes de alho;
– 6 ovos;
– 3 batatas;
– Azeite q.b.;
– Sal e pimenta q.b.;
– óleo;
Preparação:
Comece por descascar as batatas em rodelas grossas. Frite em óleo, não demasiado quente para que fiquem meio cozidas, meio fritas. Escorra e tempere com sal e pimenta. Numa frigideira grande coloque o azeite, a cebola e os alhos. Quando a cebola estiver dourada, junte ao refogado as batatas e mexa para misturar bem. Transfira a mistura para uma taça e adicione os ovos batidos, sal e pimenta. Coloque tudo na frigideira e deixe cozinhar, mexendo ligeiramente até os ovos se prenderem. Assim que isto acontecer, vire a tortilha com cuidado e tape a frigideira, deixando cozinhar por mais cinco minutos. Sirva com pimentos vermelhos ou presunto.
4. Jantar
Para um jantar saborosíssimo, trago-lhe uma sopa considerada um dos ícones da gastronomia espanhola. Para terminar, apresento uma bruschetta de presunto igualmente bonita e prática.
Sopa de Gaspacho
Ingredientes:
– 6 tomates maduros
– 1 pepino;
– 1 pimento verde pequeno;
– 1 dente de alho;
– 1 litro de água;
– Azeite q.b.;
– Sal q.b.;
– 1 colher de sopa de vinagre;
– Pão tostado;
Preparação:
Descasque os tomates e tire as sementes dos mesmos. Coloque num liquidificador e misture com o pimento, com o pepino e com o alho. Triture e adicione um fio de azeite e o sal. Junte a água e a colher de vinagre. Depois de triturar novamente, coloque no frigorífico. Corte duas rodelas de pepino em cubos pequenos, bem como o pão torrado. Deite o gaspacho num prato fundo. Adicione o pepino aos quadrados e o pão. Decore com umas folhas de manjericão. Se gostar, pode fritar camarões e adicioná-los no fim.
Bruschetta de presunto (2 pessoas)
Ingredientes:
– 1 cebola;
– 1 dente de alho;
– Azeite q.b.;
– Sal, pimenta, alho em pó, orégãos q.b.;
– Vinho branco q.b.;
– 2 tomates;
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate;
– 2 fatias de pão;
– Presunto;
– 2 ovos;
Preparação:
Comece pelo molho de tomate. Coloque num tacho um fio de azeite e pique a cebola e o dente de alho para dentro do mesmo. Deixe alourar durante 5 minutos. Adicione o sal, os orégãos, a pimenta e o alho em pó. De seguida, corte os tomates aos quadradinhos e junte ao preparado. Acrescente as colheres de polpa de tomate e o vinho branco. Deixe refogar durante 10 minutos. Toste no forno as fatias de pão regadas com um fio de azeite. Enquanto o pão está a tostar, é necessário escalfar os ovos em água a ferver. Divida o preparado de tomate pelas duas fatias de pão. Disponha por cima o presunto e os ovos escalfados. Polvilhe com sal, pimenta, orégãos e um fio de azeite.
Buen provecho!
Todos os meses, com os meus artigos, deixe o seu paladar viajar pelo mundo!
Imagem de capa: MYGUIDE Comunidade
Artigo revisto por Inês Pinto
AUTORIA
Madalena Abrantes, 18 anos e aspirante a jornalista. É comunicadora de vocação, bailarina de coração e feliz de corpo inteiro. Entre a dança, os seus interesses de culinária, a moda e a solidariedade parece que caminha num projeto de equilibrismo. Mas, a sua grande paixão? Viajar. A sua maior conquista é viver a fazer aquilo de que gosta!