Sete destinos para uma “escapadinha” de fim de semana em Portugal
Portugal não é só feito de Lisboa e do Porto. Há inúmeras cidades e vilas onde podes passar o fim de semana, e aposto que vais adorá-las! Selecionei algumas ideias de norte a sul do país para que haja opções para todos os gostos.
1. Gerês
Para os amantes de natureza, o Gerês é um dos destinos mais adequados. O parque Nacional da Peneda-Gerês fica localizado junto da fronteira espanhola e lá podemos encontrar algumas espécies de animais selvagens como veados, lobos e águias-reais. A estância termal do Gerês e o Santuário de Nossa Senhora da Peneda também são dois locais que valem a pena visitar. Aconselho-vos a visitar esta região na primavera ou no outono, pois são épocas de rara precipitação (o Gerês é conhecido pela sua pluviosidade) e também de raras multidões (é uma região muito procurada no verão).
2. Aveiro
Aveiro é uma cidade localizada na costa oeste, que se distingue pelos seus canais e barcos
Coloridos: os moliceiros. A cidade é conhecida como a “Veneza portuguesa”. A primeira atividade que vos aconselho a fazer em Aveiro é andar de moliceiro nos canais – é uma viagem bastante engraçada que nos permite conhecer a cidade por uma perspetiva diferente. Se são amantes de arte, o Museu da Arte Nova também é um ótimo sítio a visitar, sendo que Aveiro é conhecida como a cidade-museu do Art Nouveau em Portugal. Por fim, visitem as casinhas coloridas da Costa Nova, a área mais balnear da cidade.
3. Viseu
Viseu é uma das principais cidades da região Centro de Portugal e a cidade mais populosa do Interior. A Cidade-Jardim faz jus ao seu título, sendo que nela pode encontrar um jardim em cada recanto. Também é uma cidade muito rica em património cultural, como é o caso da Sé Catedral de Santa Maria, o Museu de Arte Sacra, o Museu Grão Vasco e a Praça da República (conhecida como Rossio). Se visitares Viseu em agosto ou setembro aproveita para ir à Feira de São Mateus, a maior e mais antiga feira de Portugal, repleta de música e das mais diversas diversões.
4. Coimbra
Coimbra é uma cidade historicamente universitária, pois é lá que está situada uma das universidades mais antigas da Europa. Mas a verdade é que Coimbra tem muito mais para oferecer: é uma cidade muito rica em termos de monumentos históricos. Aproveita para visitar o Seminário Maior de Coimbra, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e Santa Clara-a-Velha e, claro, visita também a Universidade de Coimbra (com especial destaque para a Biblioteca Joanina).
5. Ericeira
Ericeira é uma vila situada na zona oeste de Lisboa conhecida pelas suas praias ideias para a prática de surf. A época ideal para fazeres a tua visita é no verão, sendo que nas outras estações tende a ser uma zona muito fria. Se gostares de surf e quiseres experimentar esta atividade aconselho-te a fazê-lo na praia de Ribeira d’Ilhas por ser uma praia de maior dimensão. À noite, aproveita para passear no centro da vila, mas não te esqueças: leva um casaco!
6. Vila Nova de Milfontes
Vila Nova de Milfontes, inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é conhecida por ter praias com uma vasta extensão de areia. Se quiseres fazer atividades mais ligadas à natureza, aconselho-te um passeio todo-o-terreno pela serra ou uma volta de barco pelo rio Mira. Aproveita também para passear pela vila típica alentejana e disfrutar da vista do Forte de São Clemente. Se visitares Vila Nova de Milfontes em agosto, dá um saltinho à terra vizinha – Zambujeira do Mar – e diverte-te no festival MEO Sudoeste.
7. Albufeira
A cidade algarvia é um dos destinos de férias mais procurado a nível nacional. Dar mergulhos e apanhar banhos de sol não são as únicas atividades disponíveis em Albufeira. Podes sempre te divertir num parque aquático ou passear pela marina ou pelo centro histórico da cidade. O centro está repleto de comércio, desde cafés e restaurantes (já para não falar das gelatarias) a lojinhas de artesanato onde podes comprar lembrancinhas para os teus familiares e amigos. Albufeira é um dos destinos algarvios com vida noturna mais movimentada. No centro encontras diversos bares e pubs; já na Oura tens uma zona chamada The Strip reservada só para bares, discotecas e todas as atividades noturnas que possas imaginar.
Além destes destinos que enumerei, há muitos mais que podes visitar. Não te limites só às zonas metropolitanas, como Lisboa e Porto, e aproveita para explorares de norte a sul este nosso país que tem tanto para oferecer!
Fonte da capa: Pexels
Artigo revisto por Ana Sofia Cunha
AUTORIA
Carolina Rodrigues é uma aluna de Jornalismo que sempre foi apaixonada pela escrita, e já em pequena revia textos escritos por familiares e amigos. Faz parte do departamento de Correção Linguística da revista há três anos: no primeiro ano como Corretora e no ano seguinte como Vice-Coordenadora. Agora é Coordenadora e vai garantir que todos os artigos cheguem aos leitores com uma coisa em comum - uma utilização correta da língua portuguesa.