3 livrarias que os apaixonados por livros não vão querer perder

Para aqueles que não imaginam a sua vida sem livros, aqui estão três sugestões de espaços em Lisboa onde vão poder passar horas imersos neles, de tal forma fascinados com a beleza destes locais que vão ter dificuldade em ir embora.

#1 Livraria Ler Devagar

Fundada em 1999 no Bairro Alto, introduziu, em Portugal, um novo conceito de livrarias, como locais onde não só se podem comprar livros, como também promover encontros com amigos.

Em 2008, foi convidada a instalar-se na Lx Factory, onde conta com uma coleção de cerca de 40 mil títulos de livros novos e de cerca de 10 mil usados. A instalação da livraria contribuiu para a divulgação da LX Factory e atraiu meios de comunicação, portugueses e estrangeiros.

Em 2011, a Ler Devagar juntou-se ao projecto da Pensão Amor e criou, no Cais do Sodré, a Ler Devagar com Amor, uma livraria erótica, com cerca de 2 mil títulos de livros usados. 

O espaço dispõe de uma cafetaria que permite acompanhar a leitura de uma bebida quente nos dias mais frios.

Está aberta aos Domingos e Segundas das 11h00 às  21h00, às Terças, Quartas e Quintas das 11h00 às  23h00 e às Sextas e Sábados das  11h00 à 1h00.

Para consultar a agenda de eventos vai a https://lerdevagar.com/agenda/  

View this post on Instagram

Thanks @penguinbooks and @jenniferlake!

A post shared by Ler Devagar (@lerdevagar) on

#2 Livraria Ferin

É a segunda livraria mais antiga do país, inaugurada em 1840. No piso de baixo, realizam-se diversos eventos e lançamentos de livros.

A existência desta livraria deve-se em grande parte ao amor, uma vez que a fundação da livraria se cruza com vários casamentos.

O primeiro foi de Maria Teresa Ferin com Pedro Langlet, o dono da Librairie Belge-Française. Gertrudes Clara, irmã de Maria Teresa, casa também ela com um encadernador francês e transferem a sua atividade para a livraria da irmã.

A essa junção chamam Gabinete de Leitura. Maria Teresa transforma, posteriormente, o Gabinete de Leitura numa livraria, tornando-se na primeira livreira da família.

A livraria contou, em tempos, com uma oficina de encadernação e chegou a ser nomeada Encadernadora Oficial da Casa Real, mas essa vertente caiu nos anos 40, devido às dificuldades da guerra.

Esta livraria que nos acolhe assim que entramos com o seu  cheiro a livro antigo está aberta de segunda a sexta das 10:00 às 20:00 a das 10:00 às 19:00 ao sábado.

#3 Livraria Bertrand Chiado

Esta livraria é um espaço onde é possível fazer uma expedição por várias salas e autores. Frequentada por nomes como Bocage, foi lugar de tertúlias dos escritores da Geração de 70.

Quando entramos pela porta principal, a primeira sala que nos acolhe é a dedicada a Aquilino Ribeiro. Depois, seguem-se José Saramago, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Alexandre Herculano e Sophia de Mello Breyner, todos eles com um espaço que lhes é dedicado.

Se entrarmos pela porta do Café Bertrand, somos convidados a provar sabores da cozinha portuguesa e internacional; esta cafetaria serve os clientes das 9h00 às 22h00, no mesmo horário da livraria.

Neste espaço realizam-se ainda vários Clubes de Leitura, todas as segundas e terceiras-feiras do mês. Esta livraria, uma das mais antigas de Lisboa, é um ótimo refúgio para os amantes de livros que vão, certamente, passar horas neste espaço sem nunca se sentirem aborrecidos.

Ficam então três sugestões de espaços dedicados à leitura e as suas histórias que espero que façam as delícias dos leitores mais ávidos. Boas leituras!

Raquel Ribeiro

Artigo revisto por Ana Rita Sebastião.

Artigos recentes

Crítica a The Politician

A descrição “comédia dramática” nunca havia sido tão bem aplicada antes. The Politician, uma das mais recentes apostas da Netflix, traz fortes emoções, para além

Ler mais »

te·sou·ro

(latim thesaurus, -i) substantivo masculino 1. Grande quantidade de ouro, prata, coisas preciosas, posta em reserva. 2. Lugar onde se guardam esses objetos (tipicamente escondido)

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *