Música

Beyoncé – The Queen B

Este nome não é estranho para ninguém (ninguém mesmo!). Uma cantora como esta tem tantos seguidores como críticos. É assim que os artistas são construídos: com fãs e críticas que os mantêm sempre presentes nas nossas vidas. Apenas poderei falar por mim e pelos meus gostos, e estes dizem-me que Beyoncé é uma artista camaleão: tenta adaptar-se à actualidade do que os ouvintes querem e gostam, mas se tem tido sucesso cabe dizer a cada um.

É difícil falar dela, pois sinto que carrego uma responsabilidade enorme. Nasceu numa cidade do Texas e actualmente percorre o mundo a apaixonar os ouvintes com os seus temas. Foi aos sete anos que a sua voz foi admirada pela primeira vez, quando cantou a música “Imagine” e ficou em 1º lugar num programa de talentos. Desde dessa altura, todo o seu percurso foi sempre a evoluir: constituiu uma banda onde era a vocalista e tentou a sua sorte, conquistando, mais tarde, uma carreira a solo.

A banda, inicialmente chamada Girls Tyme, não teve muito sucesso, até que decidiram mudar o nome para Destiny’s Child. Em 1997, a sorte mudou quando assinaram o primeiro contracto com a Columbia Records e lançaram a primeira música – “Killing Time”. Com o evoluir da carreira, lançaram o seu álbum de estreia em 1998, seguido pelo segundo álbum em 1999. O segundo teve mais impacto, destacando-se dois temas que conquistaram o primeiro lugar nos EUA: “Bills, Bills, Bills” e “Say My Name”. A banda separou-se em 2005, pois com os consequentes trabalhos a solo de Beyoncé e dos restantes elementos da banda, tornou-se cada vez mais complicada a gestão de tudo. Apesar da separação, foi uma banda que teve o reconhecimento pelo seu trabalho e pelos álbuns que lançou, sendo conhecida por uma das bandas que mais álbuns vendeu nos seus últimos anos de carreira conjunta.

beyonce the queen b 1

Com uma carreira a solo desde 1999, Beyoncé também é muito acarinhada pelo público. Com uma vida pessoal muito discreta, mas presente aos olhos dos fãs, tem realizado um percurso evolutivo. Torna-se até difícil caracterizá-la – representa, canta, compõe, dança e ainda produz. Obviamente, o seu destaque é como cantora, mas todo o trabalho por trás e todas as suas iniciativas em diversas áreas também merecem mérito. E de mérito também são as suas vitórias, que já lhe arrecadaram ao todo 20 Grammys, sendo que três foram juntamente com as Destiny’s Child.

beyonce the queen b 2

São conhecidos lançamentos de grandes temas da sua autoria, mesmo os mais antigos. Em destaque ficaram (e continuam a estar) “If I Were a Boy”, “Broken-hearted Girl” e “Sweet Dreams”, todas pertencentes ao álbum de 2008. Outras memoráveis são “Halo”, “Irreplaceable” e não poderia faltar “Listen”, o tema que é adaptado e cantado por milhares de pessoas, ainda hoje. É notada uma grande diferença, não no estilo musical, mas no tipo de músicas que estão em destaque de anos anteriores e dos mais recentes. Enquanto que antes a dedicação era mais a músicas mais calmas, hoje em dia o que se vê é uma Beyoncé muito mais mexida e com temas mais irreverentes.

Um dos seus temas mais recentes é “7/11” e é muito conhecido pelo pormenor da letra da música descrever tudo o que a cantora vai fazendo no videoclip. Esta é uma forma inovadora de captar a atenção, não só para a música, como também para o vídeo. Ainda a fazer parte deste álbum mais recente, temas como “Partition”, “Drunk in Love” e “XO”, em particular, tiveram grande impacto nas rádios e no Youtube.

beyonce the queen b 3

Algo que caracteriza esta cantora, para além da sua voz, são as suas coreografias. Ainda em 2008 mostrou a sua elegância e dedicação à dança no tema “Single Ladies”. Continuou a fazê-lo ao longo dos anos, até que, ainda hoje, consegue surpreender, com novos movimentos e a mesma elegância.

Com uma gigante carreira na música, Beyoncé continua activamente presente nas nossas listas de reprodução. São impressionantes o trabalho que tem realizado até aqui, o caminho que percorreu e os temas que nos tem apresentado de ano para ano. Fica aqui o incentivo: keep going!

 

Avatar

Veio da Ucrânia, é apaixonada por tudo o que considera fascinante, sonha em organizar eventos e escrever um livro. Não passa um dia sem ouvir música ou ver séries/filmes, e gosta de se expressar através da escrita. Neste momento, a sua prioridade é o curso de Publicidade e Marketing, um grande passo para alcançar os sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *