7ª Arte,  Secções,  Sem Categoria

Cine’Dicas: a dança que nos move

No dia 29 de abril é celebrado o Dia Mundial da Dança, e quero acrescentar o meu contributo a este dia. Cada vez mais “inventam-se” novos estilos de dança, e novos passos, para surpreender mais e mais pessoas. Decidi então partilhar alguns filmes que acredito terem a capacidade de nos deixar com esse “uau”, e até podem ensinar-nos uns passos novos.

“Step Up”
Confesso que este filme está no topo da minha lista, dentro desta categoria. Uma envolvente de dança, concursos, música, ambição, trabalho, romance e amizade. O primeiro “Step Up” foi lançado em 2006, seguido pela sequela “Step Up 2: The Streets” em 2008. Em 2010 foi lançado o filme “Step Up 3D” e em 2012 a continuação “Step Up Revolution”. Para quem pensou que ficou por aqui, em 2014 foi surpreendido com “Step Up: All In”. Embora as personagens principais não sejam sempre as mesmas, entre todos os filmes é sentida uma evolução interessante em relação às coreografias e à dificuldade de executá-las, para além disso, as personagens dos primeiros filmes reencontram-se nos últimos, o que contribui para essa sensação. Step Up é intenso, incrível e os cinco filmes são arrebatadores.

Trailer “Step Up: All In”:

“Black Swan”
Quem pensa, como eu pensava, que ballet é um estilo de dança calmo irá surpreender-se com este filme. A antestreia foi na abertura do 67º Festival de Cinema de Veneza, em 2010, e no ano seguinte estreou em Portugal. Com o suspense criado, prometia desde do início ser um thriller de terror psicológico que muda a nossa visão do que pode ser o ballet. Natalie Portman é Nina, o Cisne Branco deste filme, que terá que lidar com uma conflituosa amizade com Mila Kunis, no papel de Lily, a nova bailarina escolhida para o papel de Cisne Negro. Nina terá que percorrer uma luta interior, psicologicamente perturbadora, para se tornar o Cisne Negro. A questão que se impõe é: conseguirá ela fazê-lo e manter a sua sanidade mental?

Trailer “Black Swan”:

“Save The Last Dance”
Este é um filme em que predominam o hip hop e o ballet, com muito drama e uma (grande) pitada de romance. Sara (Julia Stiles) desiste do mundo da dança quando a sua mãe morre num acidente de viação a caminho da sua audição, para entrar na Julliard. Com o desenrolar do filme, Sara obtém o apoio que lhe era necessário para não se culpar e voltar a dançar. Da segunda vez que faz a audição para entrar na Julliard, não se foca apenas no ballet, mas faz uma mistura com alguns passos de hip hop que aprendeu na sua nova escola. Vale a pena, especialmente para ver o resultado e, claro, saber se entrou nesta prestigiada escola.

Trailer “Save The Last Dance”:

“Shall We Dance?”
Um filme de 2004, com grandes nomes nos papéis principais. Richard Gere interpreta um marido que vive uma vida pacata com a mulher e os filhos, mas começa a faltar-lhe algum brilho na vida. Um dia depara-se com uma escola de dança, e Jennifer Lopez tem o papel da professora de dança que capta a sua atenção e faz que ele lá entre. Começa a ter aulas de dança às escondidas dos colegas e da família, concorrendo até para um concurso. Este segredo não dura para sempre, mas a ligação que ele cria com a dança é muito bonita e compensará por tudo o que escondeu.

Trailer “Shall We Dance?”:

Independentemente do estilo, da época e de com quem se dança, o incontornável é que a dança é uma inspiração e o realizar de um sonho para muitos. Estes filmes mostram, à sua maneira, que o mais importante é perseguir este sonho até ao fim.

Latest posts by Lyubov Pataliy (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *