Dos corredores da ESCS para os nossos ecrãs
*Este artigo faz parte da edição digital de novembro de 2020 – Manual de Sobrevivência*
O mês de outubro já chegou e com ele vêm os novos alunos da Escola Superior de Comunicação Social. Independentemente do curso que frequentam, a nossa escola está cheia de pessoas talentosas e que vingaram na sua área. Por isso, e como forma de dar as boas vindas aos nossos caloiros, preparámos uma lista de filmes e documentários realizados por escsianos, para que fiquem a conhecer (alguns) dos talentos que aqui estudaram.
- Kalani – Gift From Heaven
O primeiro trabalho que escolhemos é o documentário realizado por Nuno Dias, licenciado em Audiovisual e Multimédia, que estreou mundialmente em novembro de 2019, no festival Surf at Lisbon.
Dias conta-nos a história de Kalani Lattanzi, um brasileiro que, através do Bodysurf, enfrenta ondas gigantes. Ou seja, Kalani enfrenta estas ondas sem prancha nem jet skis, apenas com o seu próprio corpo. E tudo isto no mar da Nazaré. Para além da história de vida incrível deste fenómeno, o grande trunfo deste documentário são as imagens de cortar a respiração que mostram as ondas gigantes e temíveis da Nazaré. A banda sonora original, que é em grande parte responsável por criar uma atmosfera hipnotizante, foi criada por Luís Medeiros, também ele ex-aluno da ESCS.
Kalani – Gift from Heaven, venceu o prémio de melhor curta-metragem no festival Surf at Lisbon e está atualmente disponível em várias plataformas de streaming.
2. RIP 2 My Youth
A música, com o mesmo nome, da banda americana The Neighbourhood não só está tatuada no corpo do protagonista como é também o mote para este documentário. RIP 2 My Youth conta a história de Isaac dos Santos, um jovem que nasceu no corpo errado e aos 18 anos decidiu mudar de vida.
Elizabeth Vieira, João Figueiredo e João Pico que realizaram este documentário em 2017, ano âmbito do Mestrado de Audiovisual e Multimédia da ESCS, decidiram contar o dia a dia de Isaac na primeira pessoa e mostrar todo o processo de transição
RIP 2 My Youth é um dos primeiros filmes em Portugal a abordar a temática fraturante da transexualidade e percorreu várias salas de cinema do país em sessões que promoveram também a discussão sobre o tema.
3. Offline
Foi em 2014, quando o escsiano Guilherme Trindade integrou a Academia RTP, que nasceu a longa-metragem Offline, que realizou e ajudou e escrever.
A comédia, que estreou em 2016 na Comic Con, conta a história de Tiago, um professor de história que vive sem telemóvel e completamente offline, e Rita, a sua vizinha antissocial e procrastinadora. Pelo meio, há drama na vida de youtubers e cosplayer.
Guilherme, que passou primeiro pela liceciatura em Jornalismo e depois em Audiovisual e Multimédia, afirma que o filme é um reflexo cómico da era digital em que vivemos e não faltam referências a memes, hastags, sexting, Tinder, Instagram e Facebook. Essencialmente, conceitos que fazem parte do nosso dia a dia.
Com um elenco do qual fazem parte Duarte Gomes, Ana Burstoff, Sara Barros Leitão e Iris Cayatte, Offline está disponível online no site da RTP Play.
Artigo redigido por Madalena Guinote
Fonte da imagem de destaque: ESCS
AUTORIA
Com 20 anos, Madalena, futura jornalista, já sabe há muito tempo que o seu futuro passa pela comunicação e é na escrita que se sente em casa. Mãe de três gatos, voluntária num abrigo de animais e fervorosa cozinheira amadora, ama dias de chuva e viagens de autocarro. É profissional da procrastinação e foi nas tardes passadas a ver filmes, para adiar o estudo, que surgiu a paixão pelo cinema.