Endless Summer Vacation: Aquecimento para os dias mais quentes
Já está entre nós um dos álbuns mais esperados de 2023.
Três anos após o lançamento do álbum Plastic Hearts, por muitos considerado o seu magnum opus, Miley Cyrus está de volta. Endless Summer Vacation, lançado a 10 de março, tem 13 músicas.
O álbum abre com o hit Flowers. A canção, que aborda temas como independência e amor próprio, estabelece o tom para o resto do álbum. Inspirada pela sonoridade disco-funk, a música contém uma linha de baixo dançante e um arranjo de instrumentos de cordas eletrizante. Alegadamente, o alvo foi o ex-marido, Liam Hemsworth, frequente fonte de inspiração das músicas da cantora.
Este álbum conta com duas parcerias. Thousand Miles, com Brandi Carlile, é uma música no estilo country, voltando às raízes de infância e início de carreira de Cyrus. Num álbum mais virado para o pop, esta música foi uma lufada de ar fresco. No entanto, apesar da antecipação que tinha e da ansiedade para o que poderia sair desta colaboração de artistas tão diferentes, Muddy Feet, com Sia, não se destacou muito.
Miley explica que o disco está dividido em duas partes: “I divided it by two parts, ‘AM’ and ‘PM’, to kind of represent almost an act”. “AM” é representado pela manhã, por um novo dia e novas possibilidades. Pelo contrário, “PM” é caracterizado pelo glamour e pela energia da noite. Pessoalmente, a minha música favorita é Violent Chemistry, que cai na última categoria. River e, logo de seguida, Handstand, presentes também nesta segunda parte, são marcadas por um liricismo mais sensual e divertido.
Para mim, Jaded é o grande destaque do álbum. A segunda faixa tem uma rica produção de batidas pop punk, que contrastam com a letra sobre lamentos e arrependimentos de um relacionamento falhado. A palavra-chave aqui é vulnerabilidade.
A obra termina então com a versão Demo de Flowers, com uma energia mais intimista, somente com a sua voz ao vivo e o acompanhamento de piano.
Juntamente com o disco, Miley lança, numa parceria com o Disney+, Endless Summer Vacation (Backyard Sessions), onde canta as músicas novas ao vivo pela primeira vez. Neste álbum, Cyrus estabelece-se mais uma vez como uma artista versátil. Podemos afirmar que Endless Summer Vacation é uma amálgama de todos os seus projetos anteriores. Com as temperaturas quentes a chegarem ao hemisfério norte, neste álbum temos várias concorrentes para o hit do verão.
Fonte da capa: Spotify
Artigo revisto por Julia Gibelli
AUTORIA
A Luiza tem 22 anos e antes de integrar o Mestrado de Jornalismo fez uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas. A Música sempre foi uma grande constante na sua vida. Toca 3 instrumentos. O primeiro instrumento que aprendeu foi o piano, depois o ukulele e a guitarra (sem contar com a flauta no 5º ano). Vem de uma família que está constantemente a consumir filmes e a analisá-los. Luiza adora ir ao cinema e é conhecida por fazer binge watching de séries.