Já não sabes o que fazer para passar o tempo durante a quarentena? Aqui estão 3 sugestões de livros para te entreteres

Hoje trago-te como sugestão três dos livros que li este ano, que penso serem sugestões perfeitas para te entreter durante este período durante o qual estamos todos a passar a maioria do nosso tempo em casa e, por vezes, sem grandes ideias do que mais fazer para passar o tempo.

#1 Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral

               Vencedor do Prémio Saramago 2019, o terceiro livro do autor conta a história real de um crime que abalou o país.

No início do ano de 2006, os Bombeiros do Porto resgataram, do poço de um prédio abandonado, o corpo de um rapaz, com marcas de agressões. A vítima, doente que ali se refugiara, tinha sido espancada durante dias por um grupo de adolescentes, alguns com apenas 12 anos.

Rafa encontrara o prédio numa das suas investidas às «zonas sujas» da cidade, e aquela zona despertou-lhe imediatamente o interesse.

Dividido entre a atração e a repulsa, questionou se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos.

Uma fascinante incursão às vidas da vítima e dos seus agressores, “Pão de Açúcar” é uma combinação de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias, que vem confirmar o talento literário de Afonso Reis Cabral.

#2 A Última Ceia, Nuno Nepomuceno

            Uma nota enigmática é encontrada junto à moldura vazia de um quadro famoso. O ladrão deixou um recado. Promete roubar outro quadro dentro de um ano.

De visita à igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, uma jovem mulher apaixona-se por um carismático milionário. Mas quando, alguns meses depois, é abordada por um antigo professor, Sofia é colocada perante um dilema: deverá denunciar o homem de quem está noiva, ou permitir tornar-se cúmplice de um ladrão de arte?

Aquilo que, ao início, aparentava ser um conto de fadas transforma-se rapidamente num pesadelo, enquanto um plano ousado e meticuloso é posto em prática para roubar a obra-prima de Leonardo da Vinci.

Inspirado em acontecimentos verídicos, A Última Ceia transporta-nos até ao universo da arte e da beleza de tirar o fôlego de Itália. Passado entre Londres e Milão, é um thriller sofisticado de leitura compulsiva. Uma viagem surpreendente ao centro de uma teia de intrigas, romances e traições.

Um livro que promete prender-nos da primeira à última página, repleto de reviravoltas surpreendentes, e com um final que ninguém conseguiria prever. Sem dúvida um must read!

#3 O Retrato de uma Espia, Daniel Silva

               Outro thriller (este ano parece ser o género que mais vou ler). Desta vez, transporta-nos de volta ao fantástico mundo da espionagem, no qual vive a personagem principal, o espião israelita Gabriel Allon.

               Gabriel, restaurador de arte e espião, está em Londres com Chiara, a mulher, para um fim-de-semana que se esperava agradável. Mas dois ataques bombistas, em Paris e Copenhaga, conseguem  estragar o que esperava ser um encantador dia de outono.

Para piorar a situação, quando Gabriel se prepara para deter um homem que suspeitava estar prestes a levar a cabo um terceiro atentado em Covent Garden, é atirado ao chão e fica a observar o desenrolar do atentado sem poder agir. Ainda com a perturbadora memória do seu fracasso em impedir o massacre bem fresca, é chamado a Washington para um confronto com o novo rosto do terrorismo global.

Uma história de resiliência em que o protagonista e a sua equipa farão de tudo para impedir que esta nova ameaça terrorista vença, mesmo que para isso tenham de perder a própria vida. Uma história de tirar o fôlego, que garante que vamos querer ler tudo de uma só vez.

               Espero que estas três sugestões vos sejam úteis nestes dias de isolamento. Stay Safe e boas leituras!

Artigo revisto por Mariana Coelho

Artigos recentes

Era uma vez

Versão em forma de tributo de uma Hollywood em transição da sua fase clássica para uma nova era mais escura. O “nono” de Tarantino não

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *