Já não sabes o que fazer para passar o tempo durante a quarentena? Aqui estão 3 sugestões de livros para te entreteres

Hoje trago-te como sugestão três dos livros que li este ano, que penso serem sugestões perfeitas para te entreter durante este período durante o qual estamos todos a passar a maioria do nosso tempo em casa e, por vezes, sem grandes ideias do que mais fazer para passar o tempo.

#1 Pão de Açúcar, Afonso Reis Cabral

               Vencedor do Prémio Saramago 2019, o terceiro livro do autor conta a história real de um crime que abalou o país.

No início do ano de 2006, os Bombeiros do Porto resgataram, do poço de um prédio abandonado, o corpo de um rapaz, com marcas de agressões. A vítima, doente que ali se refugiara, tinha sido espancada durante dias por um grupo de adolescentes, alguns com apenas 12 anos.

Rafa encontrara o prédio numa das suas investidas às «zonas sujas» da cidade, e aquela zona despertou-lhe imediatamente o interesse.

Dividido entre a atração e a repulsa, questionou se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos.

Uma fascinante incursão às vidas da vítima e dos seus agressores, “Pão de Açúcar” é uma combinação de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias, que vem confirmar o talento literário de Afonso Reis Cabral.

#2 A Última Ceia, Nuno Nepomuceno

            Uma nota enigmática é encontrada junto à moldura vazia de um quadro famoso. O ladrão deixou um recado. Promete roubar outro quadro dentro de um ano.

De visita à igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, uma jovem mulher apaixona-se por um carismático milionário. Mas quando, alguns meses depois, é abordada por um antigo professor, Sofia é colocada perante um dilema: deverá denunciar o homem de quem está noiva, ou permitir tornar-se cúmplice de um ladrão de arte?

Aquilo que, ao início, aparentava ser um conto de fadas transforma-se rapidamente num pesadelo, enquanto um plano ousado e meticuloso é posto em prática para roubar a obra-prima de Leonardo da Vinci.

Inspirado em acontecimentos verídicos, A Última Ceia transporta-nos até ao universo da arte e da beleza de tirar o fôlego de Itália. Passado entre Londres e Milão, é um thriller sofisticado de leitura compulsiva. Uma viagem surpreendente ao centro de uma teia de intrigas, romances e traições.

Um livro que promete prender-nos da primeira à última página, repleto de reviravoltas surpreendentes, e com um final que ninguém conseguiria prever. Sem dúvida um must read!

#3 O Retrato de uma Espia, Daniel Silva

               Outro thriller (este ano parece ser o género que mais vou ler). Desta vez, transporta-nos de volta ao fantástico mundo da espionagem, no qual vive a personagem principal, o espião israelita Gabriel Allon.

               Gabriel, restaurador de arte e espião, está em Londres com Chiara, a mulher, para um fim-de-semana que se esperava agradável. Mas dois ataques bombistas, em Paris e Copenhaga, conseguem  estragar o que esperava ser um encantador dia de outono.

Para piorar a situação, quando Gabriel se prepara para deter um homem que suspeitava estar prestes a levar a cabo um terceiro atentado em Covent Garden, é atirado ao chão e fica a observar o desenrolar do atentado sem poder agir. Ainda com a perturbadora memória do seu fracasso em impedir o massacre bem fresca, é chamado a Washington para um confronto com o novo rosto do terrorismo global.

Uma história de resiliência em que o protagonista e a sua equipa farão de tudo para impedir que esta nova ameaça terrorista vença, mesmo que para isso tenham de perder a própria vida. Uma história de tirar o fôlego, que garante que vamos querer ler tudo de uma só vez.

               Espero que estas três sugestões vos sejam úteis nestes dias de isolamento. Stay Safe e boas leituras!

Artigo revisto por Mariana Coelho

Artigos recentes

The (not so) Good Place

Estás à procura de uma série curta e divertida para fazer binge-watching durante a quarentena? The Good Place pode ser a melhor opção. Esta série

Ler mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *