Atualidade,  Informação

Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Joe Biden anunciado como o 46.º presidente dos EUA
Foto: Drew Angerer/Getty Imagem

Joe Biden derrotou Donald Trump e foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. Depois de cinco dias de contagem de votos, o democrata foi aclamado presidente dos EUA pela imprensa norte-americana no passado sábado, 7 de novembro.

Os meios de comunicação atribuíram o estado da Pensilvânia e do Nevada ao candidato do partido democrata, e Biden atingiu assim 279 eleitores no Colégio Eleitoral. Para comemorar a vitória eleitoral, Joe Biden escreveu no Twitter: “Serei um presidente para todos os americanos”.

Joe Biden celebra a vitória no Twitter

Com a vitória de Joe Biden, também Kamala Harris fez história ao ser eleita a primeira mulher vice-presidente dos EUA. É também a primeira vice-presidente negra da história do país. No Twitter, Harris afirmou que “há ainda muito trabalho pela frente”.

Kamala Harris celebra a vitória no Twitter

Já o ex-presidente, Donald Trump, acusa Joe Biden de se apresentar falsamente como vencedor e de fraude eleitoral, anunciando uma batalha no tribunal.O advogado de Donald Trump, Rudy Giuliani, informou que os processos vão começar a ser levados a tribunal na segunda-feira. “É uma fraude, uma fraude absoluta, os boletins enviados por correio são altamente suspeitos”, acrescentou o advogado. No entanto, um responsável da Comissão Federal de Eleições assegurou que “não há evidência de fraude” e que as acusações do candidato republicano carecem de provas.

Pelas ruas da América, ouviram-se gritos, aplausos, panelas a bater e buzinas de autocarros. Há ainda quem cante o hino nacional à janela. Já na Casa Branca, milhares de pessoas juntaram-se para celebrar a vitória de Joe Biden e a derrota de Donald Trump.

Festejos junto à Casa Branca
Fonte: AFP via Getty Images

O ex-presidente democrata dos Estados Unidos, Barack Obama, não escondeu o seu contentamento. Num comunicado partilhado nas redes sociais, Obama escreveu: “Não podia estar mais orgulhoso ao congratular o nosso próximo presidente, e a nossa próxima primeira-dama, Jill Biden”. O antigo presidente dos EUA mostrou-se ainda disponível para apoiar Biden na Casa Branca, perante “uma economia e justiça desiguais, uma democracia em risco e um clima em perigo”.

Comunicado de Barack Obama, partilhado nas redes sociais, a congratular Joe Biden
 

 

Também o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou o novo presidente dos Estados Unidos. O chefe de Estado português referiu ainda que espera que as relações entre os dois países se continuem “a estreitar no futuro”.

Artigo revisto por Lurdes Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *