Moda e Lifestyle

Receita de Bolachas Caseiras

Alguém falou em bolachinhas? Alguém? Bem, neste segundo grande confinamento têm sido as minhas grandes aliadas no combate ao tédio. Ora, uma pessoa tanto fala em exercício físico e em estilo de vida saudável, como também sabe falar das coisas boas. Nem tudo são folhas de alface e sementes de chia, não é?

Se tivesse de escolher um dos meus grandes vícios, sem dúvida que diria que são as bolachas. É que, quando abro um pacote, o meu coração não descansa enquanto não o vê vazio. São como as pipocas: uma pessoa vai comendo uma a uma e, quando dá por si, faltam apenas três para acabar a embalagem. Depois de me ter aventurado nas receitas de pão – que, por sinal, não ficou grande espingarda –, decidi experimentar fazer este snack super delicioso. Esta é uma receita muito simples, perfeita para as preguiças desta vida – tal como eu. O mais chato é ter de esperar que o forno apite. Como assim não é possível estalar os dedos e as coisas aparecerem feitas? Afinal, acho que a tecnologia não está assim tão avançada. Todos nós temos uma veia pasteleira dentro de nós, temos é de a saber aproveitar. A minha tende a ser mais para a parte de comer, mas pode ser que a vossa tenda mais para a parte do fazer. Por isso, aqui vai. Para fazer uma dose muito grande, optem por duplicar as quantidades. 

Ingredientes: 

– 225gr de farinha de trigo (ou aveia)

– 125gr de manteiga derretida

– 125gr de açúcar

– 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha

– 1 ovo

– Farinha q.b. para estender a massa

Modo de preparo:

1º Misturar muito bem o açúcar com a manteiga e o aroma de baunilha e, aos poucos, ir juntando a farinha;

2º Juntar o ovo e continuar a amassar;

3º Quando a massa estiver já consistente e conseguir formar uma esfera, deixar repousar no frigorífico durante, pelo menos, meia hora (acreditem em mim: este passo é muito importante para a massa não se agarrar toda às vossas mãos);

4º Enfarinhar uma superfície lisa e colocar a massa, para que possa ser estendida com um rolo;

5º Depois de estendida a massa, colocar papel vegetal num tabuleiro que possa ir ao forno e, em seguida, começar a desenhar pequenas formas na massa, de maneira a criar aquelas que serão as futuras bolachas. Podem ser usadas canecas para obter um formato circular, se não tiverem formas em casa. 

6º Colocar o tabuleiro no forno durante 10 a 15 minutos a uma temperatura de 160º conforme o forno. 

As minhas ficaram assim. Fiz a receita a duplicar e rendeu cerca de 4 fornadas. 

Por fim, resta desfrutar de bolachinhas caseiras (quase) sem culpa! Podem ser decoradas com pepitas de chocolate, doce de morango, côco ralado ou açúcar em pó. Também podem apelar à vossa criatividade e fazer uns enfeites na superfície das bolachas: usar um garfo é uma grande ajuda. Ah! E é uma ótima atividade para fazer com crianças, elas vão adorar! Será uma tarde bem passada na cozinha, de certeza!

Bons cozinhados!

Imagem de capa: vidaativa.pt

Artigo revisto por Inês Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *