Alguém falou em bolachinhas? Alguém? Bem, neste segundo grande confinamento têm sido as minhas grandes aliadas no combate ao tédio. Ora, uma pessoa tanto fala em exercício físico e em estilo de vida saudável, como também sabe falar das coisas boas. Nem tudo são folhas de alface e sementes de chia, não é?
Se tivesse de escolher um dos meus grandes vícios, sem dúvida que diria que são as bolachas. É que, quando abro um pacote, o meu coração não descansa enquanto não o vê vazio. São como as pipocas: uma pessoa vai comendo uma a uma e, quando dá por si, faltam apenas três para acabar a embalagem. Depois de me ter aventurado nas receitas de pão – que, por sinal, não ficou grande espingarda –, decidi experimentar fazer este snack super delicioso. Esta é uma receita muito simples, perfeita para as preguiças desta vida – tal como eu. O mais chato é ter de esperar que o forno apite. Como assim não é possível estalar os dedos e as coisas aparecerem feitas? Afinal, acho que a tecnologia não está assim tão avançada. Todos nós temos uma veia pasteleira dentro de nós, temos é de a saber aproveitar. A minha tende a ser mais para a parte de comer, mas pode ser que a vossa tenda mais para a parte do fazer. Por isso, aqui vai. Para fazer uma dose muito grande, optem por duplicar as quantidades.

Ingredientes:
– 225gr de farinha de trigo (ou aveia)
– 125gr de manteiga derretida
– 125gr de açúcar
– 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
– 1 ovo
– Farinha q.b. para estender a massa
Modo de preparo:
1º Misturar muito bem o açúcar com a manteiga e o aroma de baunilha e, aos poucos, ir juntando a farinha;
2º Juntar o ovo e continuar a amassar;
3º Quando a massa estiver já consistente e conseguir formar uma esfera, deixar repousar no frigorífico durante, pelo menos, meia hora (acreditem em mim: este passo é muito importante para a massa não se agarrar toda às vossas mãos);
4º Enfarinhar uma superfície lisa e colocar a massa, para que possa ser estendida com um rolo;
5º Depois de estendida a massa, colocar papel vegetal num tabuleiro que possa ir ao forno e, em seguida, começar a desenhar pequenas formas na massa, de maneira a criar aquelas que serão as futuras bolachas. Podem ser usadas canecas para obter um formato circular, se não tiverem formas em casa.
6º Colocar o tabuleiro no forno durante 10 a 15 minutos a uma temperatura de 160º conforme o forno.
As minhas ficaram assim. Fiz a receita a duplicar e rendeu cerca de 4 fornadas.
Por fim, resta desfrutar de bolachinhas caseiras (quase) sem culpa! Podem ser decoradas com pepitas de chocolate, doce de morango, côco ralado ou açúcar em pó. Também podem apelar à vossa criatividade e fazer uns enfeites na superfície das bolachas: usar um garfo é uma grande ajuda. Ah! E é uma ótima atividade para fazer com crianças, elas vão adorar! Será uma tarde bem passada na cozinha, de certeza!
Bons cozinhados!
Imagem de capa: vidaativa.pt
Artigo revisto por Inês Pinto