Familia: uma análise track by track
Após quase três anos desde o seu último álbum Romance, Camila Cabello decide embarcar os seus fãs numa viagem pela sua herança cubana. Numa tentativa de se reconectar com as suas raízes latina-americanas, a cantora explora os ritmos de salsa e contagia com a alegria das bandas mariachi em Familia.
Familia foi lançado no dia 8 de abril, mas a sua produção aconteceu durante a pandemia e contou com a ajuda de diversos produtores, como Mike Sabath e Cheche Alara. O álbum pode ser encontrado em todas as plataformas de streaming de música.
Camila Cabello abre esta viagem pelo ritmo cubano com uma música que coloca logo o ouvinte nas raízes latinas do álbum. Familia é um instrumental que tem como único protagonista o som do trompete tocado por Mike Cordone.
A primeira música do álbum tem o nome da cantora cubana Celia Cruz que recebeu o título de “Rainha da Salsa”. Camila compara-se a ela e presta-lhe homenagem.
Cabello canta inteiramente em espanhol sobre alguém que está “fascinado” e “tão apaixonado” por ela e pela beleza da sua cultura. Esta música conta com alguns vocais de Caro, a prima de oito anos de Camila, que no final solta um forte: “soy de cuba!“
Psychofreak é a primeira colaboração de Camila em Familia. A primeira convidada deste álbum é a cantora e compositora americana Willow Smith. Apesar das duas artistas não explorarem o mesmo género musical nos seus trabalhos pessoais, a música resulta muito bem e as vozes das duas fazem uma combinação fantástica.
O único ponto negativo da música é a qualidade das lyrics. Em comparação com outras músicas de Camila, como All these years ou Consequences, a letra desta colaboração torna-se um pouco genérica e cliché.
Em entrevista à ELLE México, Camila revelou que Psychofreak é uma das suas músicas favoritas de Familia: “É uma das minhas músicas favoritas porque consegui despir a minha alma nela.”
Bam Bam conta com a participação do cantor britânico Ed Sheeran. Foi lançada como o segundo single do álbum, a 4 de Março de 2022, um dia após o 25.° aniversário de Camila Cabello.
Esta é uma canção pop de inspiração tropical com um refrão de reggaeton e salsa-infusa. A acompanhar a melodia alegre está uma letra positiva sobre aceitar os altos e baixos da vida.
“Esta é uma das minhas músicas favoritas que já escrevemos. A tua vida não precisa de ser perfeita para tu te permitires sentir alegria. Mesmo com a mágoa e a confusão… continuamos a dançar.“- escreveu a artista na sua página de instagram.
Bam Bam alcançou o número 23 na Hot 100, número nove no UK Singles Chart, e número 10 na Billboard Global 200 e Canadian Hot 100.
O primeiro contacto que os fãs tiveram com La Buena Vida foi no final do NPR Tiny Desk (Home) Concert ,que Camila realizou em outubro do ano passado. Ao apresentar a música inédita a cantora revelou que esta era uma das suas faixas favoritas do álbum. Entende-se o porquê deste favoritismo, esta é uma das melhores músicas da sua carreira, instrumentalmente.
La Buena Vida tem um instrumental impactante tocado por uma banda mariachi acompanhada de uma guitarra e de um trompete que eclodem num som triunfal latino. Apesar da forte influência das suas raízes cubanas sentida nesta música, Camila canta totalmente em inglês, optando por não explorar o espanhol numa faixa onde esta língua iria resultar perfeitamente.
Camila Cabello: Tiny Desk (Home) Concert
Quiet é sobre intimidade num relacionamento amoroso. Camila abre-se e compartilha como se sente e como o seu corpo reage quando ela está perto do objeto da sua afeição.
Esta é a faixa que mais foge do conceito do álbum e a que melhor se encaixaria no seu álbum anterior Romance. Familia é uma homenagem à cultura latina e Quiet diz: “Eu ainda sou a mesma Camila que faz música pop.“
Acrescentando mais uma música à lista de músicas com o nome de Boys Don’t Cry, Camilla reflete sobre o modo como a masculinidade tóxica afeta o seu namorado e sobre como isso, consequentemente, afeta a sua relação.
Fugindo ao ritmo que acompanhou a maior parte deste álbum, Boys Don’t Cry apresenta uma sonoridade de R&B. Este diferente género musical cria a sensação de que esta música não encaixa perfeitamente neste álbum em termos de ritmo; porém em termos de letra esta não foge muito da temática.
Esta música tem a participação de Maria Becerra, uma cantora e compositora argentina. Hasta los dientes é o perfeito exemplo daquilo que uma colaboração deve ser, pois nenhuma das duas artistas é dispensável. A língua espanhola cantada em dois sotaques diferentes trouxe esta música para um outro nível.
Hasta los dientes tem uma letra dramática e humorística ao mesmo tempo sobre sentir ciúmes até a dormir. É sem dúvida a música mais animada do álbum e tem o potencial para viralizar no TikTok com uma dança qualquer.
No doubt é sem dúvida uma música genial, que pode ser classificada como tensa e sensual. O contraste melódico entre as partes faz-nos querer continuar a ouvir. A tensão que vai sendo construída só é aliviada no refrão (mais conclusivo).
A letra está igualmente bem construída e a história bem contada. O ouvinte vai recebendo informações novas à medida que a música avança e só entende o contexto todo quando chega ao fim do primeiro refrão.
Don’t Go Yet foi simultaneamente o primeiro single de Cabello desde o seu segundo álbum, Romance, e o primeiro lançamento do projeto Familia. A escolha desta música para primeira amostra do álbum foi uma excelente decisão; a sua melodia representa muito a essência de Familia e esta é bastante mainstream tornando-se numa grande aposta para vingar na rádio.
A música faz o ouvinte viajar pelo espírito tropical latino. Porém a temática de Don’t Go Yet não é cubana, mas sim um pedido feito por Camilla ao seu amante para que este fique com ela durante a noite: Sayin’ you got a flight, need an early night? / No, don’t go yet.
Lola é uma crítica político-social sobre a repressão e miséria vivida em Cuba. Esta é a canção mais surpreendente da carreira da artista. Ninguém esperava que uma compositora confessional fosse capaz de abordar um tema tão profundo e desconfortável.
Esta música que tem sido descrita pelo público como a mais emocional do álbum demonstra um grande amadurecimento na escrita de Camila.
Para fechar esta viagem pelos ritmos cubanos, Camila aposta numa balada que em nada representa a essência do álbum. Everyone at this party é uma música constituída unicamente pela voz de Cabello e pelo som de uma viola. Nesta balada acústica a artista reflete sobre a sua relação passada revelando que ainda tem sentimentos em relação ao seu antigo amante: I don’t wanna search for you in every room/ But I always do.
Esta é a música mais vulnerável de Camilla e uma das melhores, liricamente, deste álbum. Uma balada cheia de intimidade foi a escolha perfeita para terminar este álbum agitado.
Fonte da capa: Papelpop
Artigo revisto por Catarina Peixe
AUTORIA
A Catarina tem uma paixão enorme pela escrita e pela criação, estando a licenciar-se em jornalismo na ESCS. Gosta de juntar palavras para contar histórias e estima ver as suas ideias em tinta e papel. Juntou-se à ESCS Magazine para fazer o que mais ama.