Moda e Lifestyle

Pronto para um estilo de vida mais saudável? Conto-te algumas “tips” que te vão ajudar!

Aviso de gatilho: o conteúdo pode ser sensível para quem lide/esteja a lidar com distúrbios alimentares.

Estás preparado para alterar umas coisinhas do teu dia a dia em prol de te tornares na tua versão mais saudável?

São pequenas coisas que, ao ires alterando e fazendo de forma consistente, te fazem ter o estilo de vida saudável que sempre quiseste.

Dica 1

Faz refeições regulares ao longo do dia. Opta por comer, no máximo, de 3 em 3 horas. Se, por exemplo, és como eu e às vezes só consegues comer 2 ou 4 horas depois de uma refeição, então opta por comer no intervalo das 2 horas depois e não das 4h. Vais sentir-te regulado e sem vontade para aquela gula.

Dica 2

Nunca deixes de tomar o pequeno-almoço. Mesmo que não sejas apreciador/a de comer logo quando acordar, bebe o teu copinho de água mal acordes, dá um tempinho de 30 minutos para o teu corpo acordar e depois cozinha algo de que gostes e que te deixe sem fome. Se és daquelas pessoas que acorda sem fome, tenta criar a rotina de ir comendo qualquer coisinha todos os dias, vai aumentando o que comes de forma gradual e vais ver que vais acabar os dias com muito mais energia e sem vontade de comer petiscos.

Dica 3

Na hora do snack opta por hidratos de carbono e proteína, frutos secos, cereais e fruta. Come alimentos que te forneçam energia a longo prazo. Não escolhas alimentos que te dão uma pica de energia momentânea, mas que depois te deixam a morrer de fome, fazendo com que comas tudo o que não queres e depois te arrependas. Conjugar umas papas de aveia com uma peça de fruta ou fazer umas panquecas de aveia e banana são sempre boas ideias.

Dica 4

Come e mastiga devagar. Sabias que o cérebro demora cerca de 20 minutos desde que começas a comer a ativar os mecanismos que te vão deixar cheio? Tenta aproveitar o tempo da refeição, saboreia e aprecia os sabores que estás a sentir. Há quem diga que é um dos melhores prazeres da vida.

Dica 5

Tenta evitar os fritos e prefere os pratos grelhados ou cozidos, de forma a preservar os nutrientes dos alimentos. Embora eu saiba o quão difícil é resistir aos fritos, quando te der a vontade de fritar algo, experimenta grelhar e experimenta novos métodos de confeção, porque só te vai fazer bem, ao mesmo tempo que comes de forma mais saudável.

Dica 6

Opta por carnes mais magras que têm menos teor de gordura. No caso do peixe escolhe o mais rico em ácidos gordos essenciais. Esta alteração deve ser gradual e não deves mudar de forma repentina. Vai optando pelas carnitas com menos gordura, de forma progressiva e prazerosa.

Dica 7

Quando fores comer fora, come uma sopa ou uma peça de fruta antes, porque assim não te vai dar tanta vontade de fazeres “estragos” a nível alimentar. Quem nunca se encheu de produtos menos saudáveis nestas ocasiões que atire a primeira pedra. A partir de agora, come algo antes de saíres e podes comer coisas não tão saudáveis. Já não vais conseguir é comer tantas coisas e assim resguardas-te das tuas vontades ao olhar para o aspeto apetitoso do bolo de que tanto gostas.

Dica 8

Já tiveste aquela mega fome, chegaste à cantina ou ao sítio onde vais comer, não gostaste da comida e acabas por só comer sopa ou uma sandes?

Sempre que puderes, opta por levar uma marmita com a tua refeição, porque poupas algum dinheiro e controlas melhor a quantidade e o tipo de alimentos que ingeres.

Dica 9

Evita comer muitos produtos de pastelaria, processados e refrigerantes. Todos estes produtos apresentam calorias ocas, ou seja, são ricos em açúcar, gordura e sal, e não acrescentam qualquer valor nutricional à tua alimentação. Em vez do bolo, opta pelo pão e uns frutos secos.

Dica 10

Planeia as tuas refeições atempadamente, para que, assim, nunca fiques desprevenido e evites recorrer a alimentos processados e pré-cozinhados, com um menor valor nutricional. Organização é a chave, mas esta já sabias.

Dica 11

Hidrata-te!

A água é fundamental para o normal funcionamento do nosso organismo e promove os mecanismos de saciedade também. Junta dois em um, bebe entre 2 e 3 litros de água por dia e fica mais saciado.

Dica 12

Pratica exercício físico sempre que possas, nem que seja por pouco tempo a dançar, a correr, a treinar com Pamellas e Chloes da vida. Just shake it shake it!

É melhor um bocadinho do que nada. Põe esse corpinho a mexer e liberta o stress do dia a dia.

Tudo o que te contei está interligado quando falamos de um estilo de vida mais saudável!

Tenta, passinho a passinho, pôr em prática e vais ver que te vais sentir melhor e mais saudável.

Artigo escrito por Mariana Faria

Artigo revisto por Ana Janeiro

Fonte da foto de capa: Derick McKinney on Unsplash

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