Música

Unreal Unearth – Uma viagem ao Inferno de Dante

Em agosto de 2023, o cantor irlandês Hozier presenteou-nos com o seu terceiro álbum de estúdio, Unreal Unearth. Nele, o músico leva-nos numa viagem pelos Círculos do Inferno, descritos na obra clássica  A Divina Comédia, do poeta Dante Alighieri.

Descent.

A nossa viagem começa com as faixas De Selby, Parte 1 e Parte 2, onde descemos ao submundo. Nestas, Hozier referencia os trabalhos e teorias de De Selby, um filósofo ficcional do livro The Third Policeman

As músicas abordam a ideia de espaço, tempo e metamorfose, a ideia de duas pessoas a misturarem-se como a noite e o dia, até ao ponto em que não se percebe onde uma pessoa começa e acaba. Abordam, também, a criação de laços como solução para os sentimentos de vazio e solidão.

Limbo.

É com First Time que Hozier nos introduz  ao primeiro círculo do Inferno, o Limbo – um local onde não há dor, mas também não há alívio, no qual as pessoas são punidas com o eterno desejo de alcançar o Paraíso. Na música, o Limbo surge no seu conceito emocional de incerteza, através de uma metáfora com o Rio Lethe, que  o narrador bebe, e, consequentemente, esquece-se da sua vida passada para reencarnar ao lado da pessoa que ama.

Lust. 

No segundo círculo, o músico apresenta-nos a história de Francesca da Rimini e o seu amado Paolo. Através de instrumentais impactantes, Hozier explora os sentimentos do amor proibido das personagens, que, apesar de terem sido punidos pelos seus sentimentos, admitem não estar arrependidos e, dada a oportunidade, voltariam a fazer tudo de novo. Na faixa Francesca, conhecemos, então, o amor que permanece até mesmo no exílio do Paraíso.

De seguida, somos recebidos pelos sentimentos quentes e confusos do amor, acompanhados pela compreensão de que o nosso mundo vai colapsar por nunca termos sentido algo tão intenso. Hozier conta que I, Carrion (Icarian) é a história de alguém que saiu livre do furacão eterno que é “Francesca”.

gluttony.

É neste círculo que aparece o single Eat Your Young, uma alusão ao ensaio satírico de Jonathan Swift (1729), onde era sugerido que a população vendesse as suas crianças aos ricos para serem canibalizadas, como solução à pobreza extrema que a Irlanda vivia. 

Através de um narrador não confiável, o músico expõe os seus sentimentos em relação às pequenas vitórias a curto-prazo, que irão ter consequências a longo-prazo: o contraste entre uma geração a sofrer com pobreza, com a dificuldade em arranjar trabalho, com as crises imobiliárias e climáticas e uma geração que viveu a contribuir para estes problemas.

Snippet de Eat Your Young publicado por Hozier. Fonte: Twitter/X

greed.

Em Damage Gets Done, Hozier e Brandi Carlile elaboram a culpa colocada nos ombros das novas gerações pelo estado atual do mundo, quando, na verdade, é mais complexo do que isso.

wrath.

A história de nascer no escuro e crescer no escuro é contada em Who We Are, uma música sobre estar perdido e ainda assim ter de continuar o caminho, ou seja, sobre simplesmente aceitar os horrores da Terra e da vida humana. 

heresy.

Os primeiros passos de Dante em direção à luz, representados no álbum pelo instrumental angelical em Son of Nyx, são seguidos por All Things End, uma faixa em que  temos uma heresia sentimental: o momento de perda de fé numa relação na qual acreditamos com todas as forças. Este processo é aceite sem qualquer tipo de cinismo; é o momento em que não há mais discussões, porque foi tudo dito.

violence.

Depois da separação representada na música anterior, To Someone From a Warm Climate (Uiscefhuarithe) reflete sobre dar sentido ao amor. O artista irlandês conta que quando se cresce num clima frio aprende-se  a aquecer a cama rapidamente, uma experiência que aqueles que crescem em países quentes desconhecem. A música foi escrita para elas, sobre o significado de algo mundano mas marcante: ter a cama aquecida anteriormente por alguém, um espaço que agora é partilhado com outra pessoa.

Sendo um anel deste círculo destinado àqueles que cometem violência contra outros e têm a sua propriedade punida, Butchered Tongue reflete sobre as linguagens perdidas e a cultura que com elas se vai, bem como o legado de violência que se esconde por detrás deste processo.

fraud.

A fraude está contada em Anything But, através de alguém a tentar distanciar-se do seu parceiro. Esta pessoa não quer ter qualquer tipo de ligação com a outra, dizendo até no que aparenta ser uma simpatia: “If I had death’s job, you would live forever”.

Uma memória abstrata de Hozier e os sentimentos que a acompanham são colocados na faixa Abstract (Psychopomp). Esta consiste no atropelamento de um animal, quando o músico era mais novo, e a compaixão e fragilidade, tanto do animal como da pessoa que tenta pegar nele colocando-se também na posição de ser atropelada.

betrayal.

Neste círculo, traidores são punidos ao serem congelados em cubos de gelo, presos num estado constante de serem desconhecidos e mal compreendidos. É esse sentimento que Unknown / Nth representa, através da distância e traição numa relação, em conjunto com a sensação de ser desconhecido aquele que amamos.

Ascent.

A última música do álbum é inspirada pelo que Dante sente ao ver a luz pela primeira vez e a saudade do céu, das estrelas, das nuvens e do sol. Hozier descreve First Light como o suspiro conclusivo, um lembrete de que o vento ainda sopra, e o que se segue a partir desse momento.

Fonte da capa: Neon Music

Artigo revisto por Sofia Santos

AUTORIA

LinkedIn | + artigos

Com interesses em várias áreas, a experimentação faz parte do currículo da Joana. Atualmente estudante de Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, quer desenvolver o amor que tem pela escrita utilizando a Magazine como ponto de partida. Desde a música, passando pela política, filosofia e até ficção, são várias as áreas onde pretende deixar as suas palavras escritas.